Igreja Nuestra Señora de Candelaria em Alcalá / Alejandro Beautell

Igreja Nuestra Señora de Candelaria em Alcalá / Alejandro Beautell - Fotografia de Exterior, FachadaIgreja Nuestra Señora de Candelaria em Alcalá / Alejandro Beautell - Fotografia de ExteriorIgreja Nuestra Señora de Candelaria em Alcalá / Alejandro Beautell - Fotografia de InterioresIgreja Nuestra Señora de Candelaria em Alcalá / Alejandro Beautell - Fotografia de Interiores, VigaIgreja Nuestra Señora de Candelaria em Alcalá / Alejandro Beautell - Mais Imagens+ 21

Alcalá, Espanha
  • Clientes: Obispado de Tenerife
  • Técnico: Eloy Fernández
  • Construtora: Construcciones Rodríguez Mesa.
  • Engenharia: IGS Ingenieros
  • Consultores: C+C Consultores
  • Cidade: Alcalá
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Igreja Nuestra Señora de Candelaria em Alcalá / Alejandro Beautell - Fotografia de Exterior, Fachada
© Flavio Dorta

Descrição enviada pela equipe de projeto. Durante anos, desde o encerramento da antiga Igreja de Alcalá, finalmente demolida em 2011 por razões de segurança, os moradores do bairro de Alcalá têm procurado meios para a reconstrução do antigo templo regido sob a guarda da Virgem da Candelária. Esta reconstrução, por vários motivos, foi frustrada e, até então, a imagem da Virgem, de grande devoção e tradição entre os locais, encontrava-se em um local cedido pela Câmara Municipal para o seu culto.

Igreja Nuestra Señora de Candelaria em Alcalá / Alejandro Beautell - Fotografia de Exterior
© Flavio Dorta

Nos últimos anos, a Paróquia da Candelária, o Bispado de Tenerife, o Governo das Canárias e a Câmara Municipal de Guía de Isora, a fim de responder a esta exigência social, juntaram-se para tornar possível um novo templo para Alcalá. Numa região sem referências arquitetônicas, a nova igreja deveria, por um lado, recuperar a memória da antiga edificação e, por outro, criar um marco arquitetônico no bairro, um novo centro para Alcalá. A edificação possui uma área total construída de 1.100 m2 distribuída em dois níveis. A parte semi-enterrada engloba os espaços de serviços: salões paroquiais de uso múltiplo, garagem, depósito, salas de apoio e instalações sanitárias. Acima dos quartos, com acesso pela praça, encontram-se a Igreja e a sacristia.

Igreja Nuestra Señora de Candelaria em Alcalá / Alejandro Beautell - Fotografia de Interiores
© Flavio Dorta
Igreja Nuestra Señora de Candelaria em Alcalá / Alejandro Beautell - Imagem 19 de 26
Corte 04
Igreja Nuestra Señora de Candelaria em Alcalá / Alejandro Beautell - Fotografia de Interiores, Viga
© Flavio Dorta

Aspectos formais. Arquitetura do Sagrado. A nova Igreja de Alcalá nos fala sobre tradição e sobre o resgate da memória da antiga construção que se erguia sozinha sobre a rocha lávica e que, ainda hoje, perdura sob o asfalto.

Igreja Nuestra Señora de Candelaria em Alcalá / Alejandro Beautell - Fotografia de Interiores, Madeira
© Flavio Dorta

Partindo dessas premissas, o novo templo é materializado em duas naves diferentes, "antiga" e "nova". Um único espaço interior é traduzido em dois volumes distintos quando visto desde o exterior. Um recupera a forma e a posição da antiga igreja, em uma reinterpretação da arquitetura tradicional das ilhas. Ao reconstruí-la de maneira simplificada procurou-se recuperar a memória e atenuar o sentimento de perda que causou a sua demolição. As paredes são novas, mas a atmosfera é a mesma. A imagem da Virgem retorna assim ao seu local imaculado, ocupando o mesmo lugar de antes, na cabeceira do corpo antigo, esta vez protegida em um nicho que, como uma caverna, rememora sua aparição aos guanches (aborígenes das Ilhas Canárias).

Igreja Nuestra Señora de Candelaria em Alcalá / Alejandro Beautell - Fotografia de Interiores, Pilar, Concreto
© Flavio Dorta

O outro, como uma chama - o fogo da vela - procura a verticalidade, dotando de maior representatividade o espaço interior que culmina em uma claraboia iluminando o presbitério e conectando as duas naves, a antiga e a nova, simbolizando que entre a tradição e a modernidade existe uma ponte.

Igreja Nuestra Señora de Candelaria em Alcalá / Alejandro Beautell - Fotografia de Interiores
© Flavio Dorta
Igreja Nuestra Señora de Candelaria em Alcalá / Alejandro Beautell - Imagem 16 de 26
Corte 01
Igreja Nuestra Señora de Candelaria em Alcalá / Alejandro Beautell - Imagem 17 de 26
Corte 02
Igreja Nuestra Señora de Candelaria em Alcalá / Alejandro Beautell - Imagem 18 de 26
Corte 03
Igreja Nuestra Señora de Candelaria em Alcalá / Alejandro Beautell - Fotografia de Interiores
© Flavio Dorta

O posicionamento dos volumes está enraizado na tipologia da arquitetura religiosa vernácula, por meio das naves, às quais está anexado um pátio. A estratégia de composição em volumes diferenciados também responde às rígidas condições urbanas que obrigaram o alinhamento em relação à via ao longo de todo o perímetro.

Igreja Nuestra Señora de Candelaria em Alcalá / Alejandro Beautell - Fotografia de Exterior
© Flavio Dorta

A nível material a construção é muito austera, a simplicidade dos materiais utilizados e o uso de recursos como a iluminação natural, conferem ao espaço um carácter ascético que busca o essencial. O corpo que lembra a antiga igreja é executado em concreto ciclópico com recuperação da pedra natural existente no local. O acabamento acinzentado deste corpo recebe, de forma tradicional, a cal. O branco da cal contrasta com o ocre utilizado na nova nave, também construída em concreto mas, desta vez, massificado e bujardado com diferentes intensidades.

Igreja Nuestra Señora de Candelaria em Alcalá / Alejandro Beautell - Fotografia de Exterior, Fachada
© Flavio Dorta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:C/ Julia Trujillo nº 1, Alcalá, Guía de Isora, Tenerife, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Igreja Nuestra Señora de Candelaria em Alcalá / Alejandro Beautell" [Iglesia de Nuestra Señora de Candelaria en Alcalá / Alejandro Beautell] 02 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974057/igreja-nuestra-senora-de-candelaria-em-alcala-alejandro-beautell> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.