Apartamento TF / Esquadra Arquitetos

Apartamento TF / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Janela, Cadeira, VigaApartamento TF / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Escada, CadeiraApartamento TF / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Prateleira, Janela, Cadeira, DormitórioApartamento TF / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Iluminação, JanelaApartamento TF / Esquadra Arquitetos - Mais Imagens+ 19

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Trimble
  • Arquitetos Responsáveis: Filipe Berutti Monte Serrat e Caroline Albergaria
  • Cidade: Asa Norte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento TF / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Janela, Cadeira, Dormitório
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma do apartamento TF, localizado na SQN 315, em Brasília, teve a intenção de preservar quase toda a sua estrutura original, tendo, como principal mudança, a abertura completa da cozinha para a sala de estar e de jantar. Assim, criou-se um espaço mais amplo e socialmente mais confortável para a cozinha, dando uma nova função a esta, antigamente sendo apenas de serviço.

Apartamento TF / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Bancada, Cadeira, Cozinha, Janela, Viga
© Joana França
Apartamento TF / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, Iluminação, Cadeira, Bancada, Pia
© Joana França

Os clientes, um casal com duas filhas pequenas, optaram por uma linguagem mais silenciosa nos acabamentos da casa: paredes brancas e piso de madeira, que articula os espaços de forma aconchegante. As cores estão presentes de modo pontual: o azul, no revestimento dos banheiros, e o amarelo, na marcenaria da cozinha. Já no quarto das filhas, o que traz a cor é seu próprio uso.

Apartamento TF / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Prateleira, Janela, Cadeira, Viga
© Joana França
Apartamento TF / Esquadra Arquitetos - Imagem 23 de 24
Planta Baixa
Apartamento TF / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga
© Joana França

O projeto luminotécnico foi elaborado de forma a valorizar as obras de arte dos clientes, com iluminação direcionada: há um armário de 7,20m de extensão que funciona como galeria para os pertences do casal, seguindo a modulação das esquadrias originais do edifício. Essa marcenaria também foi projetada para ser flexível: suas prateleiras são removíveis e podem ser realocadas em alturas diferentes, conforme a aquisição de novas obras de arte, livros e objetos de viagens. 

Apartamento TF / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira
© Joana França

Na cozinha, suas paredes revestidas de azulejo branco com rejunte preto enaltecem a bancada de granito Cinza Castelo escovado e o piso de granitina, que estão presentes também na área de serviço. A materialidade acinzentada conversa com os cobogós de concreto que separam esses dois ambientes em painéis desencontrados, permitindo ainda uma conexão e fácil acesso entre eles, tendo em vista que o banheiro de serviço foi transformado em um lavabo para as visitas.

Apartamento TF / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Janela
© Joana França

O programa de necessidades abrange dois quartos, uma suíte, um banheiro social, um lavabo, sala de estar e de jantar, cozinha, área de serviço e quarto de serviço, totalizando 102,92m².

Apartamento TF / Esquadra Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Prateleira, Janela, Cadeira, Dormitório
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Asa Norte Superquadra Norte 315 - Asa Norte, Brasília - DF, 70774-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento TF / Esquadra Arquitetos" 23 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974021/apartamento-tf-esquadra-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.