Loja Haight Clothing / AIA Estúdio + Raphael Tepedino

Loja Haight Clothing / AIA Estúdio + Raphael Tepedino - Fotografia de Interiores, PrateleiraLoja Haight Clothing / AIA Estúdio + Raphael Tepedino - Fotografia de InterioresLoja Haight Clothing / AIA Estúdio + Raphael Tepedino - Fotografia de Interiores, Arco, ArcadaLoja Haight Clothing / AIA Estúdio + Raphael Tepedino - Fotografia de Interiores, MesaLoja Haight Clothing / AIA Estúdio + Raphael Tepedino - Mais Imagens+ 20

Rio de Janeiro, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  110
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maíra Acayaba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Clécio Regis, Dameg, Fina Flor, Punto Filo, Santa Irreverencia, Tensoflex
  • Arquiteta Líder: Alice Tepedino
  • Equipe De Projeto: Michel Zalis, Matheus Amorim, Marcela Rezende, Alice Tepedino e Raphael Tepedino
  • Colaboradores: DAMEG, Clécio Regis, Clarisse Palmeira, Isabela Moraes
  • Clientes: Haight Clothing
  • Engenharia: Santa Irreverência
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Loja Haight Clothing / AIA Estúdio + Raphael Tepedino - Fotografia de Interiores, Mesa
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para loja Haight no Shopping Leblon teve como premissa a criação de um ambiente acolhedor e uma experiência de consumo que trouxesse algo de improvável em sua essência. A ambiência do shopping, definida por elementos e materialidade marcadas pelo caráter de frieza, traz uma linguagem que é o oposto da Haight - cuja base conceitual é vinculada a paisagens naturais. Por isso, estar pela primeira vez dentro de um shopping representava um desafio de projeto.

Loja Haight Clothing / AIA Estúdio + Raphael Tepedino - Fotografia de Interiores
© Maíra Acayaba

A partir desse contexto, estabeleceu-se a estratégia de buscar uma espécie de contraste entre o a loja e o shopping – que apesar do ambiente rígido e controlado, oferece oportunidades como a possibilidade de não ter porta. Portanto, o projeto se desenvolveu a partir da ideia de criar algo da ordem do orgânico, do processo, das camadas, para representar esse universo Haight naquele cenário.

Loja Haight Clothing / AIA Estúdio + Raphael Tepedino - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Maíra Acayaba
Loja Haight Clothing / AIA Estúdio + Raphael Tepedino - Fotografia de Interiores, Mesa
© Maíra Acayaba

Uma grande abertura define a entrada da loja deixando o acesso totalmente livre, o que por um lado enfatiza o contraste proposto e, ao mesmo tempo, estabelece uma espécie de fusão entre os espaços interno e externo. Um pilar localizado no centro da loja – que poderia ser interpretado como empecilho para o projeto - tornou-se o principal elemento gerador da espacialidade. É a partir da ocupação ao redor do pilar que se alcança a fluidez do espaço, que se potencializa nas linhas curvas que definem o percurso no interior da loja.

Loja Haight Clothing / AIA Estúdio + Raphael Tepedino - Imagem 19 de 25
Planta - Baixa
Loja Haight Clothing / AIA Estúdio + Raphael Tepedino - Imagem 23 de 25
Iso

O volume criado a partir da fusão de pilar e teto converteu-se em um elemento de forma orgânica que remete a cavernas naturais e dá uma unidade ao conjunto. Ao redor dele, 3 tampos de diferentes alturas operam como planos expositivos e lugares para sentar. A pedra sabão e mármore bege Bahia foram os materiais escolhidos para compor o centro de loja. As bases que estruturam os bancos são em bege bahia bruto. Da forma como estão dispostos, embora independentes com variadas alturas e materialidades, configuram uma unidade que organiza a circulação.

Loja Haight Clothing / AIA Estúdio + Raphael Tepedino - Fotografia de Interiores, Cama, Dormitório
© Maíra Acayaba

O "terracor", material que reveste todas as paredes e teto, dá unidade ao conjunto através de sua textura áspera que remete a superfícies naturais. Os infinitos e diversos processos de erosão que formam falésias, cavernas, estalactites, areias, pedras e afins e os movimentos das águas com seus rastros e formas conduziram nosso processo criativo sendo parte do conceito desenvolvido para espacialidade da loja. Essa conceituação foi também explorada a partir da iluminação, trabalhando a luz indireta como um elemento fundamental para criar essa atmosfera.

Loja Haight Clothing / AIA Estúdio + Raphael Tepedino - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Maíra Acayaba

Os nichos expositivos foram pensados como uma espécie de “corte” nas “paredes” desse ambiente, operação enfatizada pela transição de materialidade. Com o corte é revelada a base dos nichos em chapa inox escovado. Em seu interior estão as araras expositivas em latão escovado que, com seu aspecto mais solar, contribuem para esquentar sutilmente a ambiência da loja em conjunto com a pedra sabão e sua tonalidade mais acinzentada.

Loja Haight Clothing / AIA Estúdio + Raphael Tepedino - Fotografia de Interiores
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Leblon, Rio de Janeiro - RJ, 22430-060, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja Haight Clothing / AIA Estúdio + Raphael Tepedino" 22 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974020/loja-haight-clothing-aia-estudio-plus-raphael-tepedino> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.