ICU-Pedro Hispano Hospital / Ventura+Partners

ICU-Pedro Hispano Hospital / Ventura+Partners - JanelaICU-Pedro Hispano Hospital / Ventura+Partners - Fotografia de Interiores, Janela, VidroICU-Pedro Hispano Hospital / Ventura+Partners - Fotografia de InterioresICU-Pedro Hispano Hospital / Ventura+Partners - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaICU-Pedro Hispano Hospital / Ventura+Partners - Mais Imagens+ 21

Matosinhos, Portugal
  • Arquitetos: Ventura+Partners
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  415
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:António Teixeira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bentley, GRAPHISOFT, Nogueira Fernandes
  • Arquitetos Responsáveis: Manuel Ventura
  • Equipe De Projeto: Bruno Costa, André Guerreiro, Andreia Pinho.
  • Clientes: Unidade Local de Saúde de Matosinhos
  • Cidade: Matosinhos
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
ICU-Pedro Hispano Hospital / Ventura+Partners - Fotografia de Exterior, Janela
© António Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em resposta ao galopante avanço da pandemia Covid-19, tornou-se urgente formular um projeto de emergência que envolvesse a criação de condições capazes de aumentar o número de quartos em pressão negativa no Serviços de Medicina Intensiva (SMI) do Hospital Pedro Hispano. Até então, os cuidados intensivos expandiam a sua capacidade ocupando novos espaços, como unidades de cuidados pós-anestésicos, recobros e blocos operatórios, interferindo no funcionamento Duplicando o número de camas do SMI, esta ampliação não só vem reforçar, a curto prazo, a capacidade de resposta do hospital público contra a pandemia, mas também se traduz, a longo prazo, numa nova valência para o seu funcionamento regular.

ICU-Pedro Hispano Hospital / Ventura+Partners - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© António Teixeira

O projeto foi elaborado num ritmo acelerado, concretizando-se em apenas uma semana. As premissas garantiam um projeto realista, económico e de resposta construtiva rápida – de forma a ser um contributo valioso para profissionais e utentes do SMI. O facto de se tratar de um projeto filantrópico oferecido à comunidade em nada diminuiu o comprometimento e zelo profissional dos envolvidos.

ICU-Pedro Hispano Hospital / Ventura+Partners - Fotografia de Interiores
© António Teixeira
ICU-Pedro Hispano Hospital / Ventura+Partners - Imagem 24 de 26
Axo
ICU-Pedro Hispano Hospital / Ventura+Partners - Janela
© António Teixeira

A nova ala do SMI surge assim com 11 quartos individuais com possibilidade de utilização de pressão negativa, dotados de uma antecâmara a toda a largura do quarto, que permite regular a pressão entre o interior e o espaço comum da nova unidade. Procurando articular o edifício com o espaço que o acolhe, cores e texturas foram pensadas para obter uma grande unidade plástica e uma melhor integração do conjunto. Luminosidade, fluidez e tranquilidade articulam-se numa unidade desenhada para ser funcional e eficiente, mas onde a elegância não é descurada.

ICU-Pedro Hispano Hospital / Ventura+Partners - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© António Teixeira
ICU-Pedro Hispano Hospital / Ventura+Partners - Imagem 25 de 26
Detalhe
ICU-Pedro Hispano Hospital / Ventura+Partners - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© António Teixeira

Pelo seu exterior, o volume estabelece relações simbióticas com os edifícios envolventes, articulando harmoniosamente Arte e Ciência. Os desenhos de Manuela Oliveira, professora aposentada de Educação Visual, coabitam com uma frase de Pedro Hispano, médico do século XIII: “A medicina tem como fim a conservação da saúde devida e a recuperação da saúde perdida eliminando a doença”.

ICU-Pedro Hispano Hospital / Ventura+Partners - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© António Teixeira
ICU-Pedro Hispano Hospital / Ventura+Partners - Fotografia de Interiores, Janela
© António Teixeira

Com a construção concluída em apenas 25 dias de trabalho, o projeto foi desenvolvido num sistema construtivo ecológico e sustentável. A unidade foi criada num modelo de colaboração contínua entre arquitetos e a equipa do SMI, de modo a assegurar a total adaptação às necessidades de pacientes e profissionais de saúde. Concebido no contexto de grande incerteza e sucessivas adaptações a novas formas de trabalhar, o projeto – pioneiro em Portugal e com um elevado grau de replicabilidade – destaca-se também pelo comprometimento de dezenas de equipas e mais de 300 colaboradores.

ICU-Pedro Hispano Hospital / Ventura+Partners - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© António Teixeira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Matosinhos, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "ICU-Pedro Hispano Hospital / Ventura+Partners" 27 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974000/icu-pedro-hispano-hospital-ventura-plus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.