Casa Teviot / Casa100 Arquitetura

Casa Teviot / Casa100 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, PortaCasa Teviot / Casa100 Arquitetura - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa Teviot / Casa100 Arquitetura - Fotografia de InterioresCasa Teviot / Casa100 Arquitetura - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa Teviot / Casa100 Arquitetura - Mais Imagens+ 18

Vila Nova Conceição, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andre Mortatti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artbella, Deca, GRAPHISOFT, Hydrotech, Magna Esquadrias, Mekal, Portinari, Portobello, Stonehouse, Tresuno, Uzuni Design
  • Arquitetos Responsáveis: José Guilherme Carceles
  • Equipe De Projeto : Gaia Savastano, Natalia Domingues
  • Cidade: Vila Nova Conceição
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Teviot / Casa100 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Andre Mortatti

Descrição enviada pela equipe de projeto. O zoneamento e tipologia deste lote com 10 metros de frente, onde a diretriz era construir uma casa de 300m2 com área de lazer na cobertura, nos trouxe um desafio de buscar a verticalização da construção de forma harmônica, trazendo iluminação e ventilação natural para os ambiente internos.

Casa Teviot / Casa100 Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Andre Mortatti

No estudo de volumetria, o resultado criou uma fachada permeável, onde sua empena é revestida externamente com painéis de serralheria dobráveis que movimentam a fachada.

Casa Teviot / Casa100 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Andre Mortatti
Casa Teviot / Casa100 Arquitetura - Imagem 21 de 23
Planta - Térreo
Casa Teviot / Casa100 Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Andre Mortatti

A casa possui três pavimentos. O programa interno é dividido no pavimento térreo em sala de estar, jantar e cozinha, onde os espaços podem ser totalmente integrados quando as portas dobráveis em madeira são abertas. Ao fundo um deck de madeira funciona como continuidade do espaço social na área externa, e ao lado, mais isolada, está a área de serviço.

Casa Teviot / Casa100 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada
© Andre Mortatti

A casa encosta em ambas divisas laterais no pavimento térreo, mas se afasta de uma delas no pavimento superior, aproveitando desta premissa para criar um grande pergolado de vidro apoiado sobre as vigas de concreto aparente trazendo iluminação zenital para os ambientes.

Casa Teviot / Casa100 Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Andre Mortatti

Ainda neste pavimento, a separação entre garagem e o ambiente interno foi criada com um elemento vazado de concreto, deixando fluida a passagem de luz e ventilação pelos espaços, mantendo a privacidade interior. As escadas moldadas em concreto in loco acessam os dois pavimentos acima.

Casa Teviot / Casa100 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada
© Andre Mortatti
Casa Teviot / Casa100 Arquitetura - Imagem 23 de 23
Planta - Cobertura
Casa Teviot / Casa100 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Porta
© Andre Mortatti

No pavimento superior, o espaço é dividido em 3 suites, sendo a suite principal, com closet integrado, voltada para a frente do lote. Os grandes panos de vidro trazem o conceito desejado para a construção onde os ambientes são iluminados naturalmente, e para manter a privacidade do casal, painéis dobráveis com chapa perfurada criam esta dinâmica e movimento na fachada.

Casa Teviot / Casa100 Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Andre Mortatti

O pavimento de cobertura recebeu, além de uma nova sala fechada, um espaço externo com solário, revestido em deck de madeira e uma pequena piscina, também protegida pelos painéis da fachada. Sobre este ultimo lance de escada uma nova cobertura de vidro ilumina a casa pelos três pavimentos.

Casa Teviot / Casa100 Arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada
© Andre Mortatti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Teviot / Casa100 Arquitetura" 12 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973953/casa-teviot-casa100-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.