Casa Omah Djawa / Budi Pradono Architects

Casa Omah Djawa / Budi Pradono Architects - Fotografia de Interiores, VigaCasa Omah Djawa / Budi Pradono Architects - Fotografia de Exterior, TijoloCasa Omah Djawa / Budi Pradono Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, VigaCasa Omah Djawa / Budi Pradono Architects - Fotografia de ExteriorCasa Omah Djawa / Budi Pradono Architects - Mais Imagens+ 10

Wonosegoro, Indonésia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  775
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:FX. Bambang SN
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Santai Furniture, Toto
  • Gerente De Projeto: Sigit Ashar
  • Arquiteto Assistente: Sri Rendra Sigalingging, Hendrawan Setyanegara
  • Interiores: Cresentia V. Sukardi
  • Desenho De Iluminação: Dienu A. Prihartadi
  • Projeto Paisagístico: Guntur M. Damanik
  • Coordenador De Esboço: Abdul Alamsyah
  • Contratante: Fauzan Ngadiyatno
  • Consultoria Engenharia: Fauzan Ngadiyatno
  • Engenharia Estrutural: RAF & Partners, Riza Ahmad Faisal
  • Empreiteiro Geral: Tonoto Mitratama
  • Cidade: Wonosegoro
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Omah Djawa / Budi Pradono Architects - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Viga
© FX. Bambang SN

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada na aldeia Wonosegoro, a cerca de uma hora de carro de Semarang, Java Central. Este lugar fica longe da agitação da cidade com extensos campos de arroz, florestas tropicais e com gente bonita e simpática. O conceito da arquitetura e do deign de interiores é uma reinterpretação de uma casa javanesa onde todos os espaços são organizados com base em uma linha de referência em que os espaços estão interligados, mas ao mesmo tempo têm sua própria privacidade. 

Casa Omah Djawa / Budi Pradono Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© FX. Bambang SN

Na tradição javanesa, a casa é uma representação da natureza, de modo que essa proximidade com o ambiente natural é indicada pela qualidade dos espaços abertos, semifechados e fechados, todos eles sequencialmente relacionados. Portanto, entrar nestes jardins antes de entrar nesta casa proporciona uma experiência espacial e uma apreciação de jardins com personagens javaneses selvagens e elegantes ao mesmo tempo.

Casa Omah Djawa / Budi Pradono Architects - Fotografia de Exterior
© FX. Bambang SN
Casa Omah Djawa / Budi Pradono Architects - Imagem 12 de 15
Planta - Térreo

A principal estratégia é criar um sistema de controle da paisagem, trabalhando as várias qualidades de espaço em níveis de modo que em determinado ponto a altura forneça uma visão mais completa do ambiente. A qualidade desta paisagem é uma tentativa de trazer espaços tranquilos e com características marcantes a cada um deles. Na zona da frente encontra-se a casa Pendopo (como uma área de recepção), que é um open space com as dimensões de 11 x 11 metros. É um edifício antigo que foi reconstruído. 

Casa Omah Djawa / Budi Pradono Architects - Imagem 13 de 15
Planta - Baixa
Casa Omah Djawa / Budi Pradono Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© FX. Bambang SN

Este edifício de madeira tem mais de 60 anos. Além de ter valor histórico, este Pendopo também sobreviveu a vários terremotos. É isso que faz com que essa relação conjunta da madeira seja herdada dos ancestrais do povo local e esteja conectada entre si por meio de apenas estacas de madeira sem pregos. Esta construção Joglo é sustentada por quatro pilares (soko guru) no meio do edifício, que vêm das quatro direções cardeais (em javanês: manunggaling keblat papat). 

Casa Omah Djawa / Budi Pradono Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© FX. Bambang SN

Acima da viga de madeira (blandar) e das tábuas encontram-se peças de madeira intercruzadas, que mantêm a estabilidade de toda a construção para que seja resistente a terremotos. Em uma reinterpretação moderna, todas essas colunas são complementadas com suportes sólidos de proporções iguais. Na parte inferior, são sustentadas por uma base de pedra. Entre a madeira e base, é deixado um intervalo para que a pedra e a madeira tenham uma relação especial, em um diálogo entre a madeira antiga e a pedra nova. Um diálogo entre o tradicional e o moderno.

Casa Omah Djawa / Budi Pradono Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Tijolo, Viga
© FX. Bambang SN

Na camada atrás do pavilhão há um omah dalem (casa interna) que consiste em uma estrutura semelhante à forma de Joglo, mas composta por paredes de tijolos locais e janelas de madeira e dividida em quatro quartos. Aos fundos, há um pátio com outras salas ao redor. O pátio recebe uma árvore de ameixa sapoti javanesa como um símbolo de que o proprietário compartilhará a gentileza com todos. Os espaços entre o pátio são o terraço, três quartos e uma sala de jantar principal. O edifício com área de serviço encontra-se separado do edifício principal como sistema de apoio a esta casa. 

Casa Omah Djawa / Budi Pradono Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório
© FX. Bambang SN
Casa Omah Djawa / Budi Pradono Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório
© FX. Bambang SN

O espaço interior é concebido como uma unidade com todos os materiais, com uma linguagem simples e despretensiosa que combina apenas madeira, tijolos vermelhos produzidos pela comunidade local, metal e pedra para dar um novo valor e é uma reinterpretação do edifício javanês com um programa espacial moderno, para que esta casa seja confortável para morar ou trabalhar durante a pandemia.

Casa Omah Djawa / Budi Pradono Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Tijolo
© FX. Bambang SN

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Omah Djawa / Budi Pradono Architects" [Omah Djawa House / Budi Pradono Architects] 31 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973822/casa-omah-djawa-budi-pradono-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.