A Casa e o Rio / After Party

A Casa e o Rio / After Party - Fotografia de ExteriorA Casa e o Rio / After Party - Fotografia de Interiores, Cozinha, VidroA Casa e o Rio / After Party - Fotografia de Interiores, VidroA Casa e o Rio / After Party - Fotografia de ExteriorA Casa e o Rio / After Party - Mais Imagens+ 18

A Casa e o Rio / After Party - Fotografia de Exterior
© Giedrius Mamavičius

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno da casa está localizado em uma área suburbana da Lituânia. Na fronteira com uma estrada local ao sul, apertada entre dois vizinhos, o terreno delimita um pedaço da paisagem, um prado suburbano perfumado em direção a um riacho exuberante ao norte. As duas condições opostas que o local enfrenta resultaram em um volume cortado ao meio com uma camada de grama abrigando o espaço de convivência inferior. Visando compensar a biodiversidade local, o telhado inclinado voltado para o norte está repleto de ervas e flores para as abelhas e pequenos insetos ao redor criando uma vista verde contínua desde as margens do rio.

A Casa e o Rio / After Party - Fotografia de Exterior
© Giedrius Mamavičius
A Casa e o Rio / After Party - Imagem 23 de 23
Planta Pavimento Térreo
A Casa e o Rio / After Party - Fotografia de Exterior
© Giedrius Mamavičius

Com isso, o volume seccionado garante que o jardim voltado para o rio ao norte não seja perturbado pelo sol durante todo o dia. O volume é interrompido por um grande mezanino de madeira que cria uma sensação de solidão e emoldura o rio como se fosse um cômodo fora da casa. O espaçoso mezanino induz naturalmente diversas atividades internas sob o céu aberto, que margeia uma exuberante horta, acessível a pés descalços.

A Casa e o Rio / After Party - Fotografia de Interiores, Cozinha, Vidro
© Giedrius Mamavičius

O espaço interno branco age como um fundo ascético para a sala, preenchida com uma seleção cuidadosa de móveis e objetos importantes, cada um carregando sua própria história. Uma espaçosa área de convivência se encontra de frente para o rio com uma grande abertura que realça a natureza como a figura central de seu interior. As janelas orientadas para o norte proporcionam uma vista total sem superaquecer durante as estações quentes, enquanto na face sul a grande abertura do pavimento superior garante luz e calor de qualidade durante os meses frios.

A Casa e o Rio / After Party - Fotografia de Interiores, Vidro
© Giedrius Mamavičius

Uma elevação pragmática em direção à estrada é coberta com reboco áspero escovado, aumentando a inclinação da encosta e reagindo a uma configuração mais urbana das casas vizinhas. A Casa e o Rio se recusa a se fechar para o contexto circundante, atuando como uma parte contínua da natureza em que se encontra. Libertando-se de elementos inúteis, o projeto visa inspirar um estilo de vida que valorize a experiência de viver ao invés de possuir.

A Casa e o Rio / After Party - Fotografia de Interiores
© Giedrius Mamavičius

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "A Casa e o Rio / After Party" [House and the River / After Party] 21 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973722/a-casa-e-o-rio-after-party> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.