Casa de veraneio em Aalloa / Studio 4000

Casa de veraneio em Aalloa / Studio 4000 - Fotografia de ExteriorCasa de veraneio em Aalloa / Studio 4000 - Fotografia de InterioresCasa de veraneio em Aalloa / Studio 4000 - Fotografia de Interiores, Escada, VigaCasa de veraneio em Aalloa / Studio 4000 - Fotografia de ExteriorCasa de veraneio em Aalloa / Studio 4000 - Mais Imagens+ 28

Mubarakpur, Índia
  • Arquitetos: Studio 4000
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rahul Zota
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Amulya WPC, Asian Paints, Balaji Granites, Duro, EPPW, Enox, Havells, Kohler, Legrand, Legrand / Bticino, NITCO TILES, Options, Philips, Saint-Gobain, TATA
  • Arquitetos Responsáveis: Khushboo Vyas, Smit Vyas
  • Projeto Arquitetônico: Dipika Parikh, Dipti Kotak, Arjavi Mehta
  • Maquetes: Rahul Dhumale
  • Construtora: Suresh Jadav
  • Projeto Estrutural: Dilip Thummar
  • Pedras: Mukesh bhai
  • Consultoria Infraestrutura: Apurva Parikh
  • Carpintaria: Ganpat bhai Panchal
  • Paisagismo: Studio 4000
  • Cidade: Mubarakpur
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa de veraneio em Aalloa / Studio 4000 - Fotografia de Exterior
© Rahul Zota

Contexto — O projeto foi uma oportunidade de se envolver com um lote em uma floresta intocada, localizado às margens do rio Sabarmati, próximo de Ahmedabad. Moldado pela paisagem ribeirinha da região, o terreno ondulado é abordado pelo norte e inclui um platô — 15 m do nível da água — em direção a sua borda oeste. A partir deste ponto, o local se inclina para o leste se aproximando da margem do rio. Todas as decisões construtivas foram tomadas para preservar a forma original do terreno com uma interferência mínima na natureza.

Casa de veraneio em Aalloa / Studio 4000 - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Rahul Zota
Casa de veraneio em Aalloa / Studio 4000 - Imagem 26 de 33
Planta
Casa de veraneio em Aalloa / Studio 4000 - Fotografia de Interiores
© Rahul Zota

Implantação — Os principais volumes construídos — a casa, a piscina e a caixa d'água — estão localizadas ao redor do platô mais alto. Liberando o terreno para atividades ao ar livre, a massa retangular da casa é empurrada para trás e inserida horizontalmente, com a face mais comprida voltado para o rio. Do outro lado do vale, a piscina foi escavada na colina adjacente ao longo de sua encosta. Mais ao sul, a caixa d'água de alvenaria ergue-se no ponto mais alto da colina oposta.

Casa de veraneio em Aalloa / Studio 4000 - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Rahul Zota

Como blocos lineares, a casa, a piscina a caixa d'água são orientadas ao longo de diferentes eixos de coordenadas para se engajarem tridimensionalmente no local. Em cada um deles, diferentes pavimentos e patamares são projetados para serem acessíveis a partir de diversos níveis da paisagem. Coletivamente, a forma construída pertence ao cenário natural por tal engajamento escultural — abrindo através da disposição e movimento novas maneiras de experimentar o espaço exterior e desvendar sua majestade.

Casa de veraneio em Aalloa / Studio 4000 - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© Rahul Zota
Casa de veraneio em Aalloa / Studio 4000 - Imagem 24 de 33
Diagrama Conceitual
Casa de veraneio em Aalloa / Studio 4000 - Fotografia de Interiores
© Rahul Zota

Organização & Relações espaciais — Um muro de contenção espesso forma um zigue-zague ao longo da borda do platô para estabilizar a construção na encosta. O elemento configura espaços compactos, que acomodam funções de serviços — cozinha, sala de jantar, área de serviço, banheiros, despensa, etc. Em contraste, um grande salão colunado, coberto por um paraboloide hiperbólico com uma cobertura RCC exposta, é desenvolvido em direção à borda voltada para o rio. Este espaço contínuo e lógico em diferentes níveis abriga as funções sociais e íntimas, etc. O principal movimento organizacional do projeto envolve o desenvolvimento destas entidades — a sala e o pavilhão — por meio de um jogo dialético entre condições opostas de encosta x vista do rio, pôr do sol x nascer da lua, serviço x espaço servido, etc.

Casa de veraneio em Aalloa / Studio 4000 - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Rahul Zota

A seção se desenvolve retirando um vazio retangular na borda do platô. O diálogo com o relevo começa por meio desse ato inicial da iminente forma construída fazendo uma impressão na topografia. Nele, pisos, paredes e colunas são introduzidos para formar o núcleo da casa. Por fim, a cobertura paraboloide hiperbólica é modulada para seguir o gradiente natural do solo abaixo. Espelhando a paisagem, ela reintroduz a forma original da encosta — perdida inicialmente para a construção — para envolver toda a casa vista de cima e caracterizar sua experiência espacial.

Casa de veraneio em Aalloa / Studio 4000 - Fotografia de Exterior
© Rahul Zota
Casa de veraneio em Aalloa / Studio 4000 - Imagem 31 de 33
Elevação Leste

Estrutura, Construção e Materiais — O projeto utiliza um sistema estrutural composto. A cobertura de RCC é fundida manualmente, usando cofragem de madeira de pinho. Painéis de madeira teca e vidro são usados para fazer as portas e janelas. Em alguns lugares, eles são cuidadosamente engrossados para se integrar aos móveis e se tornarem áreas habitáveis. Em outros, eles são feitos muito mais finos para envolver a estrutura e maximizar a vista. O revestimento externo de pedra se estende até o subsolo, eliminando a necessidade de proteção do rodapé. O material expressa os limites da intervenção do edifício na paisagem, permitindo que seja percebida como literalmente nascendo a partir do solo.

Casa de veraneio em Aalloa / Studio 4000 - Fotografia de Exterior
© Rahul Zota

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de veraneio em Aalloa / Studio 4000" [Weekend House at Aalloa / Studio 4000] 19 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973716/casa-de-veraneio-em-aalloa-studio-4000> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.