Casa Memphremagog / NatureHumaine

Casa Memphremagog  / NatureHumaine - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Memphremagog  / NatureHumaine - Fotografia de ExteriorCasa Memphremagog  / NatureHumaine - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa Memphremagog  / NatureHumaine - Fotografia de Interiores, Cozinha, CadeiraCasa Memphremagog  / NatureHumaine - Mais Imagens+ 33

Mais informaçõesMenos informações
Casa Memphremagog  / NatureHumaine - Fotografia de Exterior
© Adrien Williams

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em um terreno íngreme às margens do Lago Memphremagog, não muito distante da abadia dos monges beneditinos em St-Benoit-du-Lac. Neste grande lote arborizado, os clientes desejavam criar um espaço vivo que refletisse sua imagem: dinâmica, acolhedora e amigável. A casa é vista como um lugar contemporâneo e acolhedor para encontrar os amigos.

Casa Memphremagog  / NatureHumaine - Fotografia de Exterior
© Adrien Williams
Casa Memphremagog  / NatureHumaine - Imagem 34 de 38
Implantação
Casa Memphremagog  / NatureHumaine - Fotografia de Exterior
© Adrien Williams

O acesso ao terreno está suspenso sobre casa por um caminho que desce até o lago. Esta visão aérea dá importância visual à geometria da cobertura. O chalé é composto por três volumes arrematados por coberturas escultóricas com cumeeiras em diagonal. Uma claraboia poligonal culmina no topo de cada cumeeira, desenhada a partir da geometria da cobertura. Estas claraboias voltadas para o sul fornecem luz natural para as áreas de estar abertas para o lago ao norte.

Casa Memphremagog  / NatureHumaine - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adrien Williams

A casa é inspirada pelos princípios arquitetônicos aplicados às igrejas; grandes volumes com proporções verticais iluminados por luz zenital. A expansão da abadia de Saint-Benoît, projetada por Dan Hanganu com a utilização de pedra e aço bruto, foi uma fonte de inspiração para cada detalhe.

Casa Memphremagog  / NatureHumaine - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Adrien Williams
Casa Memphremagog  / NatureHumaine - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Adrien Williams

Monocromático, o envelope dos três volumes do pavimento superior é revestido por forros de madeira pré-envelhecida sob telhados de aço inoxidável, um material cru e durável, que com o tempo ganhará uma aparência fosca e uniforme. O material reveste todos os elementos do telhado de modo a harmonizar o conjunto. Do lago, a base de aço corten, com seus tons de ferrugem e marrom, se confunde com a aspereza dos pinheiros, dando a impressão de que a casa está flutuando.

Casa Memphremagog  / NatureHumaine - Fotografia de Interiores, Madeira
© Adrien Williams
Casa Memphremagog  / NatureHumaine - Fotografia de Interiores, Escada
© Adrien Williams

No pavimento principal da casa, os volumes da cobertura em diagonal abrigam às três funções principais. O primeiro volume abriga os espaços sociais, bem como o espaço da rede mosquiteira. O segundo abriga o estacionamento e a oficina, e o último contém os dormitórios. No encontro destas três funções está o núcleo funcional, bem como a escada que leva ao pavimento inferior. Parcialmente recuados na encosta do terreno, os quartos dos hóspedes ficam enfileirados uns sobre os outros.

Casa Memphremagog  / NatureHumaine - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© Adrien Williams

Cada quarto possui uma grande janela com vista para o lago, bem como um acesso direto para terraço externo ao longo da fachada. As portas estão escondidas no ritmo regular dos painéis de aço corten que revestem o pavimento inferior. Esta parede também permite ocultar as janelas do banheiro através de painéis de aço perfurados. Esses elementos encontram uma sintonia com o projeto de interiores da casa. No interior, uma paleta de materiais atemporal é combinada; pisos de concreto, forros de madeira, bem como elementos de mobiliário integrados em madeira e aço bruto ou inoxidável.

Casa Memphremagog  / NatureHumaine - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Adrien Williams

Além da escolha de materiais nobres guiados pelo desejo de durabilidade do projeto, a casa possui uma série de elementos que visam otimizar seu consumo de energia, tais como um sistema de aquecimento geotérmico do piso, isolamento que excede os requisitos da norma, estações de carga para veículos elétricos e uma iluminação energeticamente eficiente.

Casa Memphremagog  / NatureHumaine - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira
© Adrien Williams

No coração da sala está a lareira central revestida de aço com três faces, o elemento serve simultaneamente a cozinha, a sala de jantar e de estar. Suspensa no teto de forma monumental, ela deriva sua geometria angular da diagonal formada pelas inclinações da cobertura. Assim, a variação e a geometria angular tornam cada espaço singular, cada ponto de vista dinâmico, enquanto confundem a percepção da escala da casa.

Casa Memphremagog  / NatureHumaine - Fotografia de Exterior, Fachada
© Adrien Williams

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Memphremagog / NatureHumaine" [Memphremagog House / NatureHumaine] 16 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973516/casa-memphremagog-naturehumaine> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.