Refúgio Ni-Newen / MHarquitectos

Refúgio Ni-Newen  / MHarquitectos - Fotografia de ExteriorRefúgio Ni-Newen  / MHarquitectos - Fotografia de ExteriorRefúgio Ni-Newen  / MHarquitectos - Fotografia de Interiores, DormitórioRefúgio Ni-Newen  / MHarquitectos - Fotografia de Interiores, EscadaRefúgio Ni-Newen  / MHarquitectos - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: MHarquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  450
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atika, AutoDesk, CHC, Cubiertas del Sur, Dialum, Winhouse, Yale
  • Arquiteto Responsável: Alejandro Huberman
  • Equipe De Projeto: Juan Pablo Duarte, Felipe Aguilera
  • Cidade: Pucon
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Refúgio Ni-Newen  / MHarquitectos - Fotografia de Exterior
© Claudio Paillalef Sandoval

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Ni-Newen está localizado em uma propriedade rural na base da comuna de Pucón, na estrada Los Nevados, uma variante da estrada que liga Pucón a Caburga, na região de Araucanía, no Chile. Ele se desenvolve em um terreno de aproximadamente 9.000 m2, e contempla um alojamento de 8 quartos com capacidade máxima de 24 hóspedes. A obra é construída sobre pilares impregnados, sem alterar a topografia e a flora do terreno, mantendo a maioria das árvores e vegetação existentes sem afetar os canais naturais de escoamento de água, de modo que o projeto quase não tem impacto sobre a geografia local. O acesso se dá por uma estrada interna, no meio de uma floresta de árvores nativas, onde o projeto parece quase imperceptível, como parte do entorno. Uma fachada mais hermética e protegida é proposta para o acesso, uma situação que muda e surpreende ao entrar. O interior mostra uma fachada mais transparente onde os volumes das diferentes salas são individualizados, abertos e direcionados para as vistas das florestas, vulcões e cordilheira.

Os quartos são conectados através de um corredor segmentado. No centro do projeto está a área comum onde ficam uma grande cozinha aberta e uma sala de estar/jantar. Este será o ponto de encontro para os diferentes usuários do alojamento, onde também se encontra uma grande lareira para reiterar o caráter de reunião do espaço. Nas salas é proposto que as vistas externas sejam a principal característica, o que é possível através de um jogo de alturas e níveis. Eles também separam espacialmente as áreas de dormir e de estar.

Refúgio Ni-Newen  / MHarquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Claudio Paillalef Sandoval
Refúgio Ni-Newen  / MHarquitectos - Imagem 10 de 22
Planta Acesso
Refúgio Ni-Newen  / MHarquitectos - Fotografia de Exterior
© Claudio Paillalef Sandoval

O clima da região foi um fator condicionante para o projeto, a oscilação entre o inverno (neve) e o verão (calor) fazem da escolha dos materiais e da volumetria uma resposta a estes. Por exemplo, os telhados inclinados para suportar a neve dão caráter à volumetria e acentuam a abertura em direção à paisagem. O revestimento externo de metal foi escolhido para funcionar de forma otimizada sob as condições climáticas. Todo o projeto foi construído em madeira local (pinho impregnado e coigue) a fim de facilitar a compra de materiais e otimizar a construção.

Refúgio Ni-Newen  / MHarquitectos - Fotografia de Exterior
© Claudio Paillalef Sandoval

O interior é dominado pela madeira, o que lhe confere o calor característico dos edifícios no sul do Chile. Do lado de fora, o projeto gera um contraponto na área da piscina, que com uma superfície horizontal equilibra e dá força ao entorno. Passarelas leves de madeira atravessam o projeto criando uma viagem pela natureza do lugar, integrando todas as áreas do projeto. O projeto busca através de uma arquitetura simples com caráter, acentuar a paisagem de perto e de longe.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pucon, Pucón, Araucanía, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Refúgio Ni-Newen / MHarquitectos" [Refugio Ni-Newen / MHarquitectos] 19 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973491/refugio-ni-newen-mharquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.