Casa do Calvari / ENDALT Arquitectes

Casa do Calvari / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Interiores, EscadaCasa do Calvari / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Interiores, EscadaCasa do Calvari / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa do Calvari / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaCasa do Calvari / ENDALT Arquitectes - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: ENDALT Arquitectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  269
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Zarzoso
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Fiora, Fontini, TEULAT
  • Arquitetos Responsáveis: Marcel·lí Rosaleny Gamón, Carles Rosaleny Gamón
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa do Calvari / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Interiores, Escada
© David Zarzoso

Descrição enviada pela equipe de projeto. O ponto de partida para o projeto foi a ideia de respeitar o máximo possível a construção existente, deixando traços e marcas de seu uso como uma homenagem àqueles que em algum momento construíram ou estiveram envolvidos nas transformações da casa. O objetivo era criar uma arquitetura que falasse do passado com uma linguagem contemporânea; uma arquitetura sem arquitetos, resultado do saber coletivo e da experiência acumulada.

Casa do Calvari / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Interiores, Escada
© David Zarzoso
Casa do Calvari / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Tijolo
© David Zarzoso

Esta intervenção procura destacar as cicatrizes do que foi removido, a fim de adaptar a casa à vida contemporânea. As paredes mostram os traços da fôrma ou da divisória abobadada da antiga escada, substituída por uma nova metálica feita de chapa dobrada. Além disso, materiais contemporâneos facilmente identificáveis são usados para dar à nova construção uma imagem lisa e polida que contrasta com a rugosidade e imperfeição das camadas mais antigas da construção original. Por isso, foram utilizadas paredes divisórias auto-portantes com estrutura seca, bem como pisos uniformes de grande formato que contribuem para a sensação de fluidez no espaço.

Casa do Calvari / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© David Zarzoso

Desde a entrada, a casa é concebida como uma sequência de espaços que avançam progressivamente em um mundo interiorano típico da arquitetura tradicional valenciana: o curral. À medida que entrarmos na casa, ganhamos privacidade até chegarmos à sala de estar, que, através de uma janela contínua, toma um imenso fôlego de tranquilidade e frescor. No meio deste curral, e como lembrança de antigas formas de vida, um antigo limoeiro presta homenagem a todos aqueles que durante gerações habitaram este edifício e fizeram uso de seus frutos. Esta rota sequencial também é concebida como uma referência às casas que ainda dominam os centros históricos das cidades da Horta de València.

Casa do Calvari / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Interiores
© David Zarzoso

Espaços cuja função nem sempre é definida mas que, no entanto, fazem sentido vão se encadeando em um percurso: uma entrada que revela todo o volume original da casa e seu telhado de duas águas, uma sala de estudo que se transforma em um quarto de hóspedes, uma pequena biblioteca, um espaço de estar, uma sala de jantar... O espaço flui continuamente, interrompido apenas pela memória de uma porta resgatada da antiga casa que filtra e protege o verdadeiro coração da habitação: um pátio de fazenda que se pretende parte do espaço de estar, e um espaço de estar que também quer ser um pátio de fazenda. E além disso, nas profundezas da casa, um espaço reservado para os convidados mais excepcionais, aqueles que merecem entrar nas profundezas da alma do anfitrião.

Casa do Calvari / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Interiores, Escada
© David Zarzoso
Casa do Calvari / ENDALT Arquitectes - Imagem 20 de 23
Planta Térreo
Casa do Calvari / ENDALT Arquitectes - Imagem 21 de 23
Planta Primeiro Pavimento
Casa do Calvari / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Interiores, Banheiro
© David Zarzoso

Uma vez ultrapassado o volume original da primeira habitação, um novo pavilhão foi construído como resultado da eliminação das ampliações do edifício original, de menor qualidade construtiva, a fim de reinterpretá-los mais uma vez. Para este novo espaço que abriga a área do dia, gerou-se um jogo de dois planos horizontais apoiados por quatro pilares. A estrutura metálica e a fôrma de chapa permitem uma linguagem de nossos tempos com vãos maiores e um espaço que contrasta com o primeiro volume de construção em termos de suas dimensões.

Casa do Calvari / ENDALT Arquitectes - Fotografia de Interiores, Fachada
© David Zarzoso

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Calvari / ENDALT Arquitectes" [Casa del Calvari / ENDALT Arquitectes] 14 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973479/casa-do-calvari-endalt-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.