Casa Sierra Negra 27 / HEMAA

Casa Sierra Negra 27 / HEMAA - Fotografia de Exterior, Fachada, Vidro, PortaCasa Sierra Negra 27 / HEMAA - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Sierra Negra 27 / HEMAA - Fotografia de Interiores, Madeira, VidroCasa Sierra Negra 27 / HEMAA - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MadeiraCasa Sierra Negra 27 / HEMAA - Mais Imagens+ 21

Cidade do México, México
  • Escritório: HEMAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  640
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Grato, Louis Poulsen, Mosti Sistemi, Robert McNeel & Associates, Tua Casa / Arrital
  • Arquitetos Responsáveis: Alejandra Tornel, José Miguel Fainsod, Santiago Hernández Matos
  • Equipe De Projeto: Cristina Alessi, Ricard Lostao, Carlos Núñez
  • Engenharia: BVG
  • Consultores: Humberto Girón
  • Cidade: Cidade do México
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Sierra Negra 27 / HEMAA - Fotografia de Exterior, Fachada, Porta
© Rafael Gamo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na reforma total de uma estrutura que sofreu várias modificações ao longo dos anos. Ao pesquisarmos o arquivo do imóvel, encontramos vestígios do projeto original, de autoria do arquiteto Augusto H. Álvarez, da década de 1950.

Casa Sierra Negra 27 / HEMAA - Fotografia de Exterior, Vidro, Fachada
© Rafael Gamo
Casa Sierra Negra 27 / HEMAA - Imagem 18 de 26
Planta - Térreo
Casa Sierra Negra 27 / HEMAA - Fotografia de Exterior, Jardim
© Rafael Gamo

Decidimos basear a nossa proposta no partido arquitetônico do projeto original, que propõe a distribuição da casa a partir de eixos estruturais distribuídos a cada quatro metros. Foi, assim, proposto um volume simples, com grandes janelas envidraçadas voltadas para o jardim e, a pedido do cliente, sem aberturas na fachada voltada para a rua, com a finalidade de trazer a sensação de segurança e privacidade aos moradores.

Casa Sierra Negra 27 / HEMAA - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Rafael Gamo

A intenção foi evocar os traços da arquitetura moderna de meados do século passado através da materialidade, da exaltação da funcionalidade e dos elementos estruturais. A distribuição dos espaços procura trazer a sensação de abertura e conexão constantes com a paisagem natural do entorno.

Casa Sierra Negra 27 / HEMAA - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro
© Rafael Gamo

O exterior foi acabado com reboque cinza escuro para enfatiza sua característica tectônica e monolítica. Em oposição, o leve madeiramento de carvalho que reveste os interiores suaviza os contrastes, criando a sensação de ambientes serenos, arejados e naturais.

Casa Sierra Negra 27 / HEMAA - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro
© Rafael Gamo

Os diferentes níveis marcam gradualmente o nível de privacidade nos ambientes da casa. O acesso principal é feito pelo térreo, a partir da rua, por um hall mal iluminado que dá acesso à sala de estar e à sala de jantar. Estas, se comunicam com a cozinha e com a biblioteca. Os quatro quartos e a sala de estar privativa estão localizados no segundo pavimento. O terceiro pavimento oferece um espaço especificamente dedicado ao bem-estar, que consiste em um terraço jardim.

Casa Sierra Negra 27 / HEMAA - Fotografia de Interiores
© Rafael Gamo
Casa Sierra Negra 27 / HEMAA - Imagem 22 de 26
Corte 02
Casa Sierra Negra 27 / HEMAA - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Rafael Gamo

A funcionalidade resultante consiste na disposição dos espaços, que são evidentes desde a fachada, gerando uma radiografia da casa que se transforma com os diferentes momentos do dia através de reflexos e transparências, suavizando os limites entre o interior e o exterior do projeto.

Casa Sierra Negra 27 / HEMAA - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
© Rafael Gamo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Sierra Negra 27 / HEMAA" [Casa Sierra Negra 27 / HEMAA] 20 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973422/casa-sierra-negra-27-hemaa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.