Salão de Beleza Maitre / FATHOM

Salão de Beleza Maitre / FATHOM - Fotografia de Interiores, CadeiraSalão de Beleza Maitre / FATHOM - Fotografia de InterioresSalão de Beleza Maitre / FATHOM - Fotografia de Interiores, EscadaSalão de Beleza Maitre / FATHOM - Fotografia de InterioresSalão de Beleza Maitre / FATHOM - Mais Imagens+ 7

  • Arquitetos: FATHOM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  45
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tatsuya Tabii
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ikea, Kawajun, TAKARA BELMONT
  • Desenho: Hiroyuki Nakamoto
  • Direção: Taichi Enomoto
  • Ecologia: Hiroshi Nagao
  • Obras De Aço: Susumu Murata
  • Desenho De Logotipo: Kentaro Ooi
  • Cidade: Hiroshima
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Salão de Beleza Maitre / FATHOM - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Tatsuya Tabii

Descrição enviada pela equipe de projeto. Disseram-nos que o maitre, que tinha anteriormente renovado o primeiro andar de um edifício de frente para uma arcada no distrito de Hiroshima em Hondori, buscava renovar também o terceiro andar para um salão de cabeleireiro. Quando visitei pela primeira vez o terceiro andar, que costumava ser um salão de sobrancelhas, subi uma escadaria estreita de madeira e vi uma varanda grande com um jardim. Quando vi o jardim, que tinha o mesmo volume que uma das salas da loja, senti um equilíbrio desconfortável na relação de área entre o espaço interior e o espaço exterior.

Salão de Beleza Maitre / FATHOM - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Tatsuya Tabii

Pensei que ao estruturar o espaço interior em torno do tema de um parque, os dois espaços com proporções de área iguais dentro e fora estariam ligados por um único tema, e o espaço estaria ligado à natureza do espaço exterior, tornando-o um espaço coeso e aberto apesar da sua pequena dimensão. A fim de criar uma vista semelhante a um parque, tentamos evitar o uso de divisórias, paredes e outros elementos arquitetônicos que são normalmente necessários num espaço normal apenas para bloquear a vista. Em vez disso, o espaço é disposto de forma aleatória com recortes, cuja parte inferior curva do teto para o chão como um escorrega de um parque infantil. 

Salão de Beleza Maitre / FATHOM - Fotografia de Interiores
© Tatsuya Tabii
Salão de Beleza Maitre / FATHOM - Imagem 12 de 12
Planta
Salão de Beleza Maitre / FATHOM - Fotografia de Interiores, Escada
© Tatsuya Tabii

O espaço é dividido por um único caminho, que é feito de placas de alumínio e visualiza as linhas de fluxo entre as diferentes funções. A função do salão é simplesmente ser montado como uma peça aleatória de equipamento de playground através de um único caminho. No final do caminho, revela-se um espaço exterior exuberante e ensolarado com o mesmo volume espacial que o interior. Tem a abertura e liberdade únicas de um espaço exterior, como um parque. Mas ao mesmo tempo, é um espaço interno que está protegido de fatores externos. É um espaço onde todas as coisas são livres e abertas. 

Salão de Beleza Maitre / FATHOM - Fotografia de Interiores
© Tatsuya Tabii
Salão de Beleza Maitre / FATHOM - Fotografia de Interiores
© Tatsuya Tabii

DETALHES: Na imagem do equipamento do parque infantil, cada função foi disposta livremente, o que dificultou a ocupação da área de superfície. Portanto, uma bancada de trabalho de forma orgânica, que pode ser livremente rotacionada e armazenada quando está no caminho, dependendo do fluxo, é inserida numa parte da corrediça com uma fenda e um eixo de rotação. A superfície é feita de alumínio vibrado e tem um buraco circular para um suporte de bebida. A bancada de trabalho tem um eixo excêntrico de rotação, de modo que a fenda se torna um espaço livre quando não está armazenada. Em vez de um porta-revistas, é inserido na fenda um tablet dedicada a cada mesa de corte. 

Salão de Beleza Maitre / FATHOM - Fotografia de Interiores
© Tatsuya Tabii

A forma orgânica da mesa muda a sua forma em cada ponto, de modo que cada lâmina se torna uma peça única de equipamento de jogo. O espaço interior é feito de materiais brancos simples a fim de realçar a função do parque e contrastar com a natureza do espaço exterior. A fim de liberar o fluco, o caminho da entrada para a sala do pessoal, onde se espera que haja mais tráfego, é feito de alumínio, enquanto o resto do espaço é simplesmente acabado com folhas longas e cinzentas claras. A fim de expressar o espaço exterior, as luminárias e paredes são pintadas com um revestimento de uretano brilhante para aumentar a resistência às intempéries, dando a todo o espaço uma sensação de coesão. As partes do edifício que são tocadas pelas pessoas são feitas de alumínio para aumentar a durabilidade, e os buracos nas caixas de pó e de bebidas são todos feitos de círculos regulares para se assemelharem a caixotes de lixo num parque.

Salão de Beleza Maitre / FATHOM - Fotografia de Interiores
© Tatsuya Tabii

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hondori, Naka Ward, Hiroshima, 730-0035, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Salão de Beleza Maitre / FATHOM" [Maitre Hair Salon / FATHOM] 13 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973388/salao-de-beleza-maitre-fathom> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.