Vinícola Le Dome / Foster + Partners

Vinícola Le Dome / Foster + Partners - Fotografia de Exterior
© Nigel Young

Vinícola Le Dome / Foster + Partners - Fotografia de ExteriorVinícola Le Dome / Foster + Partners - Fotografia de ExteriorVinícola Le Dome / Foster + Partners - Fotografia de InterioresVinícola Le Dome / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, DormitórioVinícola Le Dome / Foster + Partners - Mais Imagens+ 38

Bordeaux, França
  • Cliente: SCE Chateau Teyssier
  • Equipe De Projeto: Norman Foster, Nigel Dancey, Roger Ridsdill Smith, Pablo Urango Lillo, Taba Rasti, Jaime Valle, Miguel García Jiménez, Cesidio García del Río, Rupert Inman Jeng Neo
  • Desenho Industrial: Mike Holland, Stefan Bench
  • Arquitetos Colaboradores: A3A Architects
  • Cidade: Bordeaux
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Vinícola Le Dome / Foster + Partners - Fotografia de Exterior
© Nigel Young

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada nas colinas de Bordeaux, a nova Vinícola Le Dôme de Saint-Émilion recebeu seus primeiros visitantes. Projetado por Foster + Partners, o volume discreto combina perfeitamente com a paisagem cultural da região, um Patrimônio Mundial da UNESCO, com instalações de última geração para o vinho Le Dôme, de renome internacional. A forma da edificação está baseada no desejo de criar uma estrutura que esteja voltada para dentro e para fora simultaneamente, proporcionando um espaço eficiente para a produção de vinho, dialogando com a paisagem envolvente.

Vinícola Le Dome / Foster + Partners - Fotografia de Exterior
© Nigel Young
Vinícola Le Dome / Foster + Partners - Fotografia de Exterior
© Nigel Young

Norman Foster, fundador e CEO do Foster + Partners, afirmou: "Quando Jonathan Maltus nos contatou pela primeira vez, ele expressou seu desejo de criar uma nova e distinta vinícola, com o cenário único de St Emilion. Ele queria que o volume fosse uma celebração da beleza do lugar, privilegiando a vista sobre a vinha e fazendo da paisagem o protagonista principal do projeto. A ideia era mesclar a edificação com o entorno, criando ao mesmo tempo um espaço acolhedor para os visitantes e apreciadores de vinho.

Vinícola Le Dome / Foster + Partners - Fotografia de Interiores
© Nigel Young

Jonathan Maltus, proprietário do Le Dome disse: "Quando conheci Norman Foster em Madri, conversamos por mais de uma hora e meia sobre o que queríamos do projeto. A energia e o interesse pessoal de Norman brilharam quando, bem ali, ele descreveu o desenho básico da edificação que se manifestou tão brilhantemente na vida real. O que vemos agora, e isso nos enche de orgulho, vem direto da página que ele desenhou em seu caderno na minha frente."

Vinícola Le Dome / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Nigel Young
Vinícola Le Dome / Foster + Partners - Imagem 43 de 43
Cortesia de Celia Shiels / Foster + Partners

Os visitantes se aproximam da vinícola por uma via arborizada, no final da qual está um volume circular. A combinação de duas rampas - uma externa para realçar a relação com o local e outra interna, que permite ao visitante percorrer as diferentes etapas do processo do vinho - confere ao novo volume a sua definição espacial. Ambas as rampas conduzem a uma galeria no nível superior que constitui o coração social da edificação, com mesas de degustação, um elegante bar de vinhos e espaços de lazer, tudo rodeado por uma vista de 360 ​​graus sobre as vinhas circundantes.

Vinícola Le Dome / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Nigel Young
Vinícola Le Dome / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Nigel Young
Vinícola Le Dome / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Nigel Young

As equipes de design industrial e arquitetura do Foster + Partners trabalharam juntas desde o início para criar uma solução de design de interiores que fosse parte integrante da arquitetura. Um bar de vinhos de forma curva com vista para os vinhedos e mesas circulares forma a área de degustação à esquerda. Um átrio circular permite a visualização dos espaços de produção e armazenamento de vinho abaixo proporcionando uma experiência única e holística aos visitantes. À direita da entrada, escritórios discretos ajudam a criar um espaço de trabalho concentrado em um ambiente movimentado. As ripas de madeira envolvem os espaços da administração para permitir privacidade acústica e visual, preservando as linhas de visão para o exterior e integrando-se com a arquitetura por meio das linhas do teto refletidas na estrutura de madeira.

Vinícola Le Dome / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Escada, Cadeira, Viga
© Nigel Young

A cobertura de madeira com 40 metros de diâmetro é uma estrutura única composta por vigas inclinadas que se apoiam umas nas outras criando um grande vão livre. A estrutura gera naturalmente um óculo de 6 metros de largura em seu centro, permitindo que a luz do sol inunde o nível superior. O telhado é revestido com telhas de terracota reciclada da região, enquanto a base da construção - feita de concreto com agregados locais - é revestida com ripas de madeira e parcialmente enterrada no solo para reduzir seu impacto visual no terreno e aumentar o desempenho da massa térmica. O volume reforça a paisagem ao criar uma forma de colina que ecoa as encostas suaves que o rodeiam.

Vinícola Le Dome / Foster + Partners - Fotografia de Interiores, Viga
© Nigel Young

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bordeaux, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Vinícola Le Dome / Foster + Partners" [Le Dome Winery / Foster + Partners] 14 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973382/vinicola-le-dome-foster-plus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.