Escola Simone de Beauvoir / Bond Society + Daudre-Vignier & Associes

Escola Simone de Beauvoir / Bond Society + Daudre-Vignier & Associes - Fotografia de Interiores, FachadaEscola Simone de Beauvoir / Bond Society + Daudre-Vignier & Associes - Fotografia de InterioresEscola Simone de Beauvoir / Bond Society + Daudre-Vignier & Associes - Fotografia de InterioresEscola Simone de Beauvoir / Bond Society + Daudre-Vignier & Associes - Fotografia de Exterior, FachadaEscola Simone de Beauvoir / Bond Society + Daudre-Vignier & Associes - Mais Imagens+ 1

  • Supervisão De Projeto: Eric Mollard, Marie Labro and Adelly Laau
  • Departamento De Estrutura De Madeira: SYLVA Conseil
  • Departamento De Estrutura Go: Laboratoire I+A
  • Departamento De Fluídos: Albert & Compagnie
  • Departamento De Acústica: META Atelier acoustique
  • Departamento De Elétrica: GT2E
  • Departamento De Ss I: Bureau prevenSSIon
  • Design Cozinha: GSIR
  • Estruturas De Madeira: Bois2bout
  • Pedra: JMR Taille de Pierre
  • Carpintaria Externa: CT2A
  • VRD: Vert.R.D
  • Instalações Elétricas: E.V.A
  • Divisões / Forros: Safe Pop
  • Carpintaria Interna: Botemo
  • Sinalização: Sapeur Sign
  • Cidade: Drancy
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Escola Simone de Beauvoir / Bond Society + Daudre-Vignier & Associes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Charly Broyez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para este projeto, Bond Society e Daudré-Vignier & Associés basearam suas intenções em três noções principais: qualidade espacial, funcionalidade e demanda sustentável.

Entregue em 2020, esta nova escola primária composta por 10 turmas, um centro de lazer e um restaurante escolar, dá atenção especial aos percursos e vistas entre o seu volume arquitetônico e as fontes de iluminação. As transparências internas se afastam da sensação de confinamento e dois pátios de pé-direito duplo atraem luz natural e espacialidade para os padrões de circulação. Longe de serem simples passagens, esses espaços são pontuados por móveis fixos feitos sob medida que integram armários e bancos. A escala do edifício, a flexibilidade dos layouts internos e a escolha das cores tornam o percurso mais fácil para as crianças.

Além disso, a estrutura de pilar / viga de madeira visível é uma intenção importante do projeto e ilustra um exemplo ambiental que desperta a consciência dos usuários.

Escola Simone de Beauvoir / Bond Society + Daudre-Vignier & Associes - Fotografia de Interiores
© Charly Broyez

A construção de um edifício público requer uma abordagem conceitual, técnica, estética e simbólica.

Uma escola pública em escala de bairro. A escola primária Simone de Beauvoir está respeitosamente localizada no coração de um denso bairro residencial cercado por áreas arborizadas relaxantes. Insere-se em um contexto escolar já presente com o jardim de infância Jacqueline Quatremaire e também com a creche municipal La Farandole.

Além disso, este projeto assume a forma de dois quadriláteros de madeira colocados sobre uma base de calcário, amplamente envidraçados no lado do pátio e fechados na parte posterior ao lado do espaço público. São estabelecidos em uma composição em forma de "L" para fornecer espaço livre ideal, por um lado, e para criar um limite com a praça Jules Guesde e duas torres residenciais de 18 andares, por outro.

Qualidade espacial e flexibilidade proporcionando conforto e luminosidade. De acordo com os desejos da cidade, o edifício está orientado para o coração do complexo escolar, isolando-se tanto quanto possível de todos os incômodos externos. A estrutura de madeira maciça é assentada em uma base de alvenaria e está localizada em frente ao jardim de infância existente. O projeto também prevê salas de aula projetadas com a orientação mais favorável para o oeste e para o playground.

Escola Simone de Beauvoir / Bond Society + Daudre-Vignier & Associes - Fotografia de Interiores
© Charly Broyez

Acessos e aberturas funcionais. Em primeiro lugar, o térreo da escola, em grande parte envidraçado, forma um "centro de vida". É um lugar de educação, vida social e interação, estendendo o espaço para além de sua simples função de ensino.

No exterior, as aberturas foram adaptadas à sua localização, limitando-se assim ao nível da praça e das duas torres de apartamentos. No pátio interno, o edifício se abre generosamente para revelar as salas, locais de relaxamento e recreação. Além disso, o pátio integra as funções do térreo e conecta o jardim de infância à nova escola primária. Mais do que um gesto arquitetônico, este marco para os futuros alunos une os diferentes polos. Os playgrounds das duas escolas são isolados por meio de cercas e uma linha de plantas, preservando a vista e o contato das crianças.

Um programa e um caminho feitos sob medida. Quatro centros principais estão localizados no térreo:

  • A recepção, o centro administrativo e o refeitório. O centro administrativo está em contato direto com a área de recepção e as instalações de ensino. Nos pavimentos superiores, a circulação isola os espaços ao lado do jardim para distribuir as salas de aula próximas ao pátio.
  • O centro de lazer, localizado no limite entre as duas edificações, está conectado com a creche existente.
  • A sala multifuncional e o seu depósito encontram-se em frente ao centro de lazer. Os dois espaços são separados por um jardim educativo ao ar livre.
  • O restaurante localizado mais próximo à entrada foi projetado como um espaço para relaxar. Ele se abre para o hall de recepção e para o playground com um layout que reduz as rotas de entrega e limita o acesso dos caminhões ao playground.

O acesso à escola primária é feito pela rua Jacqueline Quatremaire, entre o jardim de infância existente e a creche Farandole. Esta é a entrada central através do hall da recepção.

Um caminho pedonal passa ao lado do jardim de infância e termina na área de espera dos pais, na entrada do parque infantil. Os espaços que estão voltados para o pátio são facilmente identificáveis e acessíveis, com percursos limitados: o tráfego horizontal conecta as duas escadarias que servem aos dois pavimentos.

Escola Simone de Beauvoir / Bond Society + Daudre-Vignier & Associes - Fotografia de Interiores, Fachada
© Charly Broyez

Uma importante demanda sustentável. A escolha dos materiais está alinhada com os objetivos ambientais da RT 2012. O grupo escolar é um projeto em que dois níveis são executados em madeira. A superestrutura é justificada das seguintes maneiras:

- A construção em madeira contribui para o desenvolvimento do setor florestal e constitui uma alternativa relevante a uma estrutura totalmente em concreto.
- Qualidade ambiental e interesse ecológico: a madeira é um material biologicamente renovável, sendo que ela absorve quantidades significativas de CO2 em suas células, contribuindo para a redução do efeito estufa. Também é eficiente em termos de energia durante a instalação.
- Pré-fabricação seca: velocidade e precisão.

A construção em concreto se limita ao térreo, à infraestrutura, às escadarias e ao elevador. A base de pedra é uma resposta relevante para marcar e proteger o edifício. O jogo de luzes nesses materiais produz uma suavidade materna agradável para as crianças. A pedra usada na construção foi adquirida nas pedreiras de Vassens no Aisne, a menos de 100 km do projeto.

Este projeto representa uma produção específica e prototípica no seu contexto e no seu programa. Os requisitos de usabilidade e ambientais prevalecem no projeto, que se destina a ser propício a um ambiente de estudo e ao desenvolvimento dos alunos de acordo com as mais recentes diretrizes educacionais.

Escola Simone de Beauvoir / Bond Society + Daudre-Vignier & Associes - Fotografia de Interiores
© Charly Broyez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:64 Rue Jacqueline Quatremaire, 93700 Drancy, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Simone de Beauvoir / Bond Society + Daudre-Vignier & Associes" [Simone de Beauvoir School / Bond Society + Daudre-Vignier & Associes] 18 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973288/escola-simone-de-beauvoir-bond-society-plus-daudre-vignier-and-associes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.