Vila Serrano / CRUX arquitectos

Vila Serrano / CRUX arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaVila Serrano / CRUX arquitectos - Fotografia de Interiores, PortaVila Serrano / CRUX arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, MadeiraVila Serrano / CRUX arquitectos - Fotografia de ExteriorVila Serrano / CRUX arquitectos - Mais Imagens+ 23

Los Pedrones, Espanha
  • Arquitetos: CRUX arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  144
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Arquitetos Responsáveis: Raquel Sola Rubio, Alejandro García Pedrón
  • Colaboradora: Carla Ruótolo
  • Cidade: Los Pedrones
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Vila Serrano / CRUX arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Milena Villalba

Cortesia de Ana Asensio. O projeto Vila Serrano, dos arquitetos CRUX (Raquel Sola e Alejandro Gª Pedrón), é o resultado da reforma de um espaço doméstico para sua adaptação como hospedagem rural. [...] Visto de cima, o projeto revela a origem da moradia em forma retangular, rodeada por um pátio de 3 metros equidistante de cada fachada, ao qual foram acrescentadas posteriormente construções secundárias (depósito e pátio) na lateral sul do terreno. O retângulo da residência é dividido longitudinalmente em três faixas: duas laterais, também de 3 metros de comprimento, abrigando os espaços de serviço, e uma faixa central mais estreita, como um corredor que atravessa da estrada para o jardim.

Vila Serrano / CRUX arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Milena Villalba
Vila Serrano / CRUX arquitectos - Imagem 23 de 28
Planta
Vila Serrano / CRUX arquitectos - Fotografia de Interiores
© Milena Villalba

A estratégia de reformulação espacial pode ser resumida em uma série de gestos mínimos, mas eficazes: a eliminação do corredor da cozinha através da remoção da parede divisória que o delimitava, a regularização das aberturas na fachada posterior espelhando a fachada principal, e a remodelação completa dos banheiros e da lavanderia. Em termos de construção e materialidade, as paredes, que foram completamente rebocadas, foram removidas; as telhas e elementos originais foram recuperados, e a presença das instalações é organizada por meio de uma faixa superior, plana e branca, na qual são penduradas mantidas aparentes. Esta faixa branca também é utilizada como um recurso formal, destacando acessos e aberturas, em uma espécie de continuidade em ziguezague que percorre todas as paredes perimetrais. [...] A carpintaria metálica, que atua também como uma estrutura de jardim e como uma sombra para a entrada, destaca-se como a mais nova adição à casa, tingida de forma artística. 

Vila Serrano / CRUX arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta, Escada
© Milena Villalba

Esta casa foi reformada e concluída em meio à pandemia da COVID em 2020. Em um momento de confinamento e solidão, reabrir esta casa após anos de fechamento e venda foi como um reencontro. O povo local conhece a casa, sua história e seus espaços. Durante o trabalho, os vizinhos vieram visitar o processo e, no final dele, expressaram como ainda lêem nele o lugar do passado. No dia do registro fotográfico, foi feita uma pequena homenagem a eles, usando a casa como uma espécie de "showroom" de queijos, pães, carnes e vinhos, onde os produtores vieram para mostrar seu produto e posar com ele. Este é um espaço para o turismo? Talvez. Ou talvez seja simplesmente uma casa de cidade pequena, apoiando outras atividades básicas, sem as quais nenhum lugar pode sobreviver. Sem o setor primário, a vida não é possível em nenhum lugar. "Quando a visitamos pela primeira vez, percebemos que o prazer do habitat pouco mudou em cem anos", dizem Raquel e Alex, "Queremos que seja bom para a aldeia, e também que seja um lugar onde possamos receber a família e os amigos", eles continuam. Essa é a história que Vila Serrano quer escrever, em uma nova etapa de sua história que começa com a COVID: ter um lugar para compartilhar o tempo, pois é isso que deve ser o lazer, mas tempo (e espaço) de qualidade. Devagar.

Vila Serrano / CRUX arquitectos - Fotografia de Exterior
© Milena Villalba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Vila Serrano / CRUX arquitectos" [Villa Serrano / CRUX arquitectos] 09 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973259/vila-serrano-crux-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.