Apartamento AFR / Dezembro Arquitetos

Apartamento AFR / Dezembro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Cadeira, JanelaApartamento AFR / Dezembro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Porta, CadeiraApartamento AFR / Dezembro Arquitetos - Fotografia de InterioresApartamento AFR / Dezembro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de EstarApartamento AFR / Dezembro Arquitetos - Mais Imagens+ 7

  • Arquitetos Responsáveis: Marcos Bresser, Thiago Maurelio
  • Marcenaria: Marcenaria Marcenetto
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento AFR / Dezembro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Cadeira, Janela
© Carolina Lacaz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O morador médico, nos buscou com a ideia de um apartamento para poder relaxar e aproveitar seu tempo livre com amigos e família entre plantões e estudos. O projeto partiu da ideia de criar um espaço amplo e confortável. As primeiras conversas nos mostraram que o espaço deveria ter luzes indiretas e quentes, além de ambientes simples do ponto de vista de acabamentos e disposição dos mobiliários.

Apartamento AFR / Dezembro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Carolina Lacaz

Logo de cara, o apartamento entregue pela construtora precisou de algumas demolições. A ideia foi retirar um dos dois quartos e adicionar um pequeno escritório totalmente integrado ao restante da sala. Com isso, tornamos o ambiente mais amplo.

Apartamento AFR / Dezembro Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Carolina Lacaz

Outra parede que retiramos foi a que faz a divisão entre sala de estar e cozinha. Nossa ideia foi manter os dois ambientes segregados, porém, de forma mais sutil. Um longo elemento de destaque faz essa transição dos ambientes, através de uma marcenaria azul de 5 metros de comprimento, que praticamente “beija” uma das vigas do apartamento, quase como se levitasse no meio de tudo.

Apartamento AFR / Dezembro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Porta, Cadeira
© Carolina Lacaz

O móvel coringa e bastante flexível do ponto de vista do uso, abriga, antes de mais nada, a parede com o quadro de força. O móvel literalmente abraça essa parede. Durante a obra, foi o próprio móvel que sustentou essa parede para que cortássemos o trecho superior do drywall entre o topo da marcenaria azul e o forro. Toda a prumada de elétrica foi abrigada em dois tubos de aço pintados na cor chumbo.

Apartamento AFR / Dezembro Arquitetos - Imagem 12 de 12
Isometrica

Temos também, para o lado da sala de estar, a televisão e alguns armários, além de portas camarão que funcionam como ponte e passa pratos entre mesa de jantar e cozinha e serviços. Para o lado da cozinha, temos no móvel o espaço necessário para despensa e utensílios.

Apartamento AFR / Dezembro Arquitetos - Imagem 10 de 12
Layout

 Para as áreas íntimas de quarto e banheiro, temos cores e tons simples, tendo a madeira (freijó) como protagonista desses espaços. A cama do morador também possui alguns gavetões que ajudam a guardar cobertores e roupas de cama com mais facilidade.

Apartamento AFR / Dezembro Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Carolina Lacaz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento AFR / Dezembro Arquitetos" 08 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973217/apartamento-afr-dezembro-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.