Casa do Canto / Paralelo Zero

Casa do Canto / Paralelo Zero  - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa do Canto / Paralelo Zero  - Fotografia de Interiores, Cozinha, BancadaCasa do Canto / Paralelo Zero  - Fotografia de InterioresCasa do Canto / Paralelo Zero  - Fotografia de ExteriorCasa do Canto / Paralelo Zero  - Mais Imagens+ 13

Sobral de Monte Agraço, Portugal
  • Arquitetos: Paralelo Zero
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nuno Almendra
Casa do Canto / Paralelo Zero  - Fotografia de Interiores
© Nuno Almendra

Descrição enviada pela equipe de projeto. Junto à nascente do Rio Sizandro, o projecto da Casa do Canto teve por base a recuperação de uma pequena unidade de habitação do caseiro e construções de lojas adjacentes.

Casa do Canto / Paralelo Zero  - Fotografia de Interiores, Prateleira, Cadeira
© Nuno Almendra
Casa do Canto / Paralelo Zero  - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Nuno Almendra
Casa do Canto / Paralelo Zero  - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Nuno Almendra

Os limites da intervenção são estabelecidos pelo muro de pedra original que extrema o Rio Sizandro e a implantação original da habitação que define o Largo da Bica.

Casa do Canto / Paralelo Zero  - Fotografia de Interiores, Prateleira
© Nuno Almendra
Casa do Canto / Paralelo Zero  - Imagem 18 de 18
Planta baixa
Casa do Canto / Paralelo Zero  - Fotografia de Interiores
© Nuno Almendra

O ponto de partida da proposta procurou preservar a implantação original, mas demolindo todas as lojas adossadas ao muro de pedra, permitindo um novo enquadramento e orientação da habitação e uma diferente relação interior-exterior da nova habitação.

Casa do Canto / Paralelo Zero  - Fotografia de Interiores
© Nuno Almendra

A preservação das paredes de alvenaria de pedra da habitação e reorganização do interior levaram ao desenho ordenado do programa privado da habitação (quartos e instalações sanitárias), procurando manter elementos característicos da arquitectura saloia tais como desenho do vão de janela, beirados ou tectos interiores, enquanto a ampliação estabelece o programa social através de uma enorme sala de estar com cozinha integrada, procurando a reinterpretação do desenho rústico mas extraordinariamente cuidado na escolha criteriosa dos materiais resultando numa harmonia entre tradicional e contemporâneo, interior e exterior, originalidade e intemporalidade.

Casa do Canto / Paralelo Zero  - Fotografia de Exterior
© Nuno Almendra

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Canto / Paralelo Zero " 27 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973190/casa-do-canto-paralelo-zero> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.