Três Casas Tríplex Malvín / Estudio Cabrera

Três Casas Tríplex Malvín / Estudio Cabrera - Fotografia de ExteriorTrês Casas Tríplex Malvín / Estudio Cabrera - Imagem 3 de 23Três Casas Tríplex Malvín / Estudio Cabrera - Fotografia de InterioresTrês Casas Tríplex Malvín / Estudio Cabrera - Fotografia de InterioresTrês Casas Tríplex Malvín / Estudio Cabrera - Mais Imagens+ 18

Montevidéu, Uruguai
  • Arquitetos Responsáveis: Alfonso Cabrera
  • Equipe De Projeto: Pablo Varesi, Emiliano Martínez, Federico Álvarez, Leonel Rocca, María Fernanda Palomeque, María José Milans, Tania Odriozola, Rafael Lussich
  • Cidade: Montevidéu
  • País: Uruguai
Mais informaçõesMenos informações
Três Casas Tríplex Malvín / Estudio Cabrera - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Santiago Veas

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nasceu para resolver a casa de 3 famílias de amigos. Cada um tinha que ter 3 quartos e todos queriam um jardim e uma piscina. Portanto, optou-se por dividir o terreno em três partes iguais ao longo de seu eixo longitudinal. O terreno tem 10 metros de largura, por isso, o desafio do projeto foi desenvolver o programa através de três tríplex de aproximadamente 3 metros de largura, pretendendo constituir um sistema de relações espaciais e percursos arquitetonicamente valiosos e agradáveis.

Três Casas Tríplex Malvín / Estudio Cabrera - Imagem 3 de 23
© Santiago Veas
Três Casas Tríplex Malvín / Estudio Cabrera - Imagem 14 de 23
Planta - Térreo
Três Casas Tríplex Malvín / Estudio Cabrera - Imagem 18 de 23
Corte Longitudinal
Três Casas Tríplex Malvín / Estudio Cabrera - Fotografia de Interiores
© Santiago Veas

Para isso, foi proposto que os espaços sociais da casa do térreo (entrada, sala de estar, sala de jantar e cozinha) fossem desenvolvidos sequencialmente sem a incorporação de elementos opacos, gerando uma continuidade espacial que conecta o jardim frontal com o posterior. Foi proposto um jogo de alturas nos diferentes ambientes: a sala com 3 metros, seguida de um grande vazio de 9 metros que contém e articula o sistema de circulação vertical e, para finalizar, a cozinha com 2,40 metros de altura. O objetivo desse mecanismo é romper a percepção espacial de tubo. Além disso, o espaço recebe o máximo de luz natural possível, através da incorporação de grandes superfícies envidraçadas nas fachadas. No topo da caixa de circulação existe também uma janela voltada para o norte, que ilumina a escada e, indiretamente, o térreo com a luz solar.

Três Casas Tríplex Malvín / Estudio Cabrera - Fotografia de Interiores
© Alfonso Cabrera

O elemento principal da fachada é uma pele de madeira que cumpre o papel de homogeneizá-la através de uma linguagem simples e poderosa. Ao mesmo tempo, confere dinamismo pela possibilidade de abrir os seus diversos ambientes. No interior das casas, esta pele gera um filtro visual proporcionando uma luz difusa e quente. Na busca por reverter de forma contemporânea as antigas persianas de madeira características destes bairros, o mesmo tipo de madeira também é usado para tal funcionando como proteção solar bloqueando os raios no verão e permitindo a sua entrada no inverno. No terraço, a pele funciona como guarda-corpo possibilitando contemplar as necessidades de segurança das residências sem a necessidade de grades.

Três Casas Tríplex Malvín / Estudio Cabrera - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Escada
© Santiago Veas
Três Casas Tríplex Malvín / Estudio Cabrera - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Santiago Veas

As coberturas são de concreto armado aparente com fôrmas retilíneas, as paredes são lisas de cor branca e os pisos são de tábuas de madeira maciça. Procurou-se destacar os materiais nobres. As alturas dos peitoris foram estudadas e definidas de forma a responderem às necessidades de cada ambiente, por exemplo, a altura do peitoril em direção ao terraço sul é definida para poder contemplar o horizonte e não ver as roupas penduradas. A partir deste terraço se pode desfrutar da tranquilidade do bairro, enquanto do terraço norte é possível sentir o movimento da avenida e desfrutar do sol.

Três Casas Tríplex Malvín / Estudio Cabrera - Fotografia de Exterior
© Santiago Veas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Três Casas Tríplex Malvín / Estudio Cabrera" [Tres tríplex Malvín / Estudio Cabrera] 07 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973113/tres-casas-triplex-malvin-estudio-cabrera> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.