Casa Koulas / Alexis Papadopoulos Architectural Practice

Casa Koulas / Alexis Papadopoulos Architectural Practice - Fotografia de Exterior, PortaCasa Koulas / Alexis Papadopoulos Architectural Practice - Fotografia de ExteriorCasa Koulas / Alexis Papadopoulos Architectural Practice - Fotografia de Interiores, VigaCasa Koulas / Alexis Papadopoulos Architectural Practice - Fotografia de InterioresCasa Koulas / Alexis Papadopoulos Architectural Practice - Mais Imagens+ 35

Kolossi, Chipre
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  170
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mariana Bisti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Antonis Eliades, Chris Basias, Costas Michaelides Ltd, D.Tillyris Ltd, Electroline, Ioannides Lighting, Lovenlight, Prohellas, Sofocles Kyprianou
  • Arquitetos Líderes: Alexis Papadopoulos, Maria Protou
  • Engenharia Civil: Costas Constantinou
  • Engenharia Mecânica: Costas Moyses
  • Empreiteiro: Innovative Construction Solutions
  • Cidade: Kolossi
  • País: Chipre
Mais informaçõesMenos informações
Casa Koulas / Alexis Papadopoulos Architectural Practice - Fotografia de Exterior, Porta
© Mariana Bisti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma residência na zona do Castelo de Kolossi (Koulas), que serviu de ponto de inspiração para a investigação sobre a tipologia das koulas - torres de vigia medievais.

Casa Koulas / Alexis Papadopoulos Architectural Practice - Fotografia de Exterior
© Mariana Bisti

O volume principal da proposta tem inspiração na forma compacta e nas pequenas aberturas das koulas, constituídas por dois níveis em seu interior e um terceiro nível aberto, funcionando como terraço jardim e trazendo a sensação de uma sala a céu aberto. Um volume secundário de forma linear, que expande os espaços funcionais do piso térreo, diferencia-se na forma e na materialidade, valorizando a altura do volume principal e a sua presença dinâmica.

Casa Koulas / Alexis Papadopoulos Architectural Practice - Fotografia de Exterior
© Mariana Bisti
Casa Koulas / Alexis Papadopoulos Architectural Practice - Fotografia de Interiores, Viga
© Mariana Bisti

Voltada para o norte, a sala de estar submerge no jardim circundante, enquanto para o sul o quarto flutua sobre a sala. A posição dos volumes do edifício, a disposição das aberturas e os espaços exteriores foram concebidos a partir das oliveiras pré-existentes, que foram elementos cruciais para a síntese do projeto.

Casa Koulas / Alexis Papadopoulos Architectural Practice - Fotografia de Interiores, Escada, Tijolo, Fachada, Viga
© Mariana Bisti
Casa Koulas / Alexis Papadopoulos Architectural Practice - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Banheira
© Mariana Bisti

A escolha por fachadas monolíticas nas paredes internas e externas do volume principal, que evidenciam sua forma sólida, tem conduzido pesquisas em metodologias de construção. A técnica escolhida foi aplicada junto ao uso de paredes duplas pré-fabricadas em concreto armado, sem quaisquer pilares ou vigas. As paredes de concreto foram moldadas com controle robótico em moldes de metal, que proporcionam uma superfície perfeitamente lisa, e montadas no local com um guindaste em três dias. O isolamento térmico e as instalações prediais de cada ambiente situam-se entre as duas faces das paredes de concreto.

Casa Koulas / Alexis Papadopoulos Architectural Practice - Fotografia de Interiores
© Mariana Bisti
Casa Koulas / Alexis Papadopoulos Architectural Practice - Fotografia de Interiores, Escada
© Mariana Bisti
Casa Koulas / Alexis Papadopoulos Architectural Practice - Fotografia de Interiores
© Mariana Bisti

As soluções estruturais e materiais empregados nos volumes da residência também se refletem no espaço interior. As paredes do volume principal permanecem em concreto e as do volume secundário são revestidas de madeira; um material que também foi utilizado na estrutura. As texturas naturais e as características das técnicas de construção empregadas no uso do concreto, da madeira e de outros materiais utilizados nos móveis fixos formam um ambiente interno distinto.

Casa Koulas / Alexis Papadopoulos Architectural Practice - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Mariana Bisti

Estas escolhas, juntamente com a cor vermelha dos móveis fixos presentes no volume principal, realçam os contrastes materiais dos espaços ao mesmo tempo que criam um ambiente intenso e animado. A seleção das luminárias segue os mesmos tons de cores com detalhes em materiais já utilizados na residência, formando um sentido espacial unificado.

Casa Koulas / Alexis Papadopoulos Architectural Practice - Fotografia de Exterior
© Mariana Bisti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Koulas / Alexis Papadopoulos Architectural Practice" [The Koulas Project / Alexis Papadopoulos Architectural Practice] 11 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973111/casa-koulas-alexis-papadopoulos-architectural-practice> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.