Casa Kaizen / Rama Estudio

Casa Kaizen / Rama Estudio - Fotografia de ExteriorCasa Kaizen / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, VigaCasa Kaizen / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, VigaCasa Kaizen / Rama Estudio - Fotografia de ExteriorCasa Kaizen / Rama Estudio - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Rama Estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  288
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:JAG studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACT 3D, AutoDesk, Las manos sucias, Lopez Metal Works, Madebú, Maderas Guerrero, Ospining, Rothoblass, Trimble Navigation
  • Arquitetos Responsáveis: Carlina Rodas, Felipe Donoso, Carla Chávez
  • Equipe De Projeto: Solange Núñez, Jefferson Camacho, Ana Silva, Ma. Fernanda Ayala
  • Engenharia: Pedro Ospina Larrea
  • Colaboradores: Bolivar Romero, Daniel Merchan
  • Cidade: Tumbaco
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
Casa Kaizen / Rama Estudio - Fotografia de Exterior
© JAG studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está situada em um bosque de alfarrobeiras no meio de uma topografia ligeiramente inclinada, tentando ter um impacto mínimo sobre o ambiente natural. Tiramos proveito da bondade da sombra lançada por cada uma das árvores existentes.

Casa Kaizen / Rama Estudio - Fotografia de Interiores
© JAG studio

Foi decidido que a casa deveria ter uma profundidade mínima, a fim de colocá-la nas planícies mais amplas da floresta e afetar as alfarrobeiras o mínimo possível. Assim, a casa é implementada como um estreito retângulo de 7,50m de largura e 24m de comprimento.

Casa Kaizen / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Viga
© JAG studio

Uma das árvores de alfarroba mais antigas foi fixada à planta atuando como pivô e articulador dos espaços. As áreas de acesso, social e de serviços convergem nela. A intenção sempre foi fazer parte da floresta.

Casa Kaizen / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Viga
© JAG studio
Casa Kaizen / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Fachada
© JAG studio

A entrada da casa nos dá a sensação de "entrar para fora", permitindo-nos dirigir nossos olhos direta e imediatamente de volta para a área externa. Um pequeno hall divide as duas partes da casa, uma ala de serviço e outra familiar, onde a cozinha e a sala de jantar estão diretamente ligadas a um deque através de uma divisória de correr que se abre completamente para a floresta e permite que as sombras se projetem sobre todo o espaço.

Casa Kaizen / Rama Estudio - Fotografia de Interiores
© JAG studio

À esquerda está uma área social que se conecta através do deque com a sala de jantar, permitindo que as famílias vivam a casa para o exterior, enquanto a circulação permite que se conectem a partir lado de fora da casa. Nesta ala há também uma sala multifuncional que pode ser adaptada para famílias com uma sala familiar, estúdio ou oficina. Um espaço independente que se conecta a um pátio de pequena escala.

Casa Kaizen / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Viga
© JAG studio

A circulação forma um eixo importante na casa, pois estabelece uma rota que une as duas alas da casa em linha reta, e permite que a vista da floresta seja apreciada de um lado para o outro.

Casa Kaizen / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© JAG studio

No primeiro andar, sob a mesma lógica, há uma área com dois quartos que se abrem para a melhor vista e para um espaço familiar que está em franca relação com a floresta. Um eixo de circulação em forma de galeria começa a partir deste ponto, passando pelo pátio das alfarrobeiras e chegando ao dormitório principal.

Casa Kaizen / Rama Estudio - Fotografia de Interiores, Escada, Fachada
© JAG studio

Para a construção da casa foi proposto um sistema de feito principalmente de madeira laminada e complementado com elementos metálicos para dar rigidez.

Casa Kaizen / Rama Estudio - Imagem 18 de 24
Planta Térreo
Casa Kaizen / Rama Estudio - Imagem 19 de 24
Planta Superior

O sistema foi projetado a partir de uma modulação estrutural de 1,10m x 1,10m definida pelo tamanho padrão de material dos painéis de fechamento.

Casa Kaizen / Rama Estudio - Fotografia de Exterior
© JAG studio

A estrutura é composta por elementos com seções de 10x20cm para a estrutura principal, 4x20cm e 4x10cm para as nervuras ou vigas secundárias e 10x40cm para os 7 elementos de rigidez.

Casa Kaizen / Rama Estudio - Fotografia de Exterior
© JAG studio

Todas as juntas entre as peças de madeira foram resolvidas por meio de parafusos, reduzindo os encaixes metálicos apenas às placas do piso.

Casa Kaizen / Rama Estudio - Fotografia de Exterior
© JAG studio

Para o material de fechamento da casa, foi proposto o uso de bahareque, um sistema de construção tradicional composto de armações de madeira, uma estrutura de cana ou bambu, coberta em ambos os lados com uma mistura de cal, cimento e terra.

Casa Kaizen / Rama Estudio - Fotografia de Exterior
© JAG studio

Essa técnica gera uma câmara de ar que atua como isolamento térmico e acústico. O solo do próprio lote foi utilizado, das escavações para as fundações, sistemas, etc. O restante dos fechamentos da casa é feito de janelas de madeira e vidro temperado.

Casa Kaizen / Rama Estudio - Imagem 22 de 24
Painel de bahareque

A casa usa um sistema de fossa séptica para a gestão da água e um sistema de irrigação de água cinza no terreno.

Casa Kaizen / Rama Estudio - Fotografia de Exterior
© JAG studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Kaizen / Rama Estudio" [Casa Kaizen / Rama Estudio] 07 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973073/casa-kaizen-rama-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.