Pavilhão Multiuso SUM Pulmão de Iscot / Patio Estudio

Pavilhão Multiuso SUM Pulmão de Iscot / Patio Estudio - Fotografia de Exterior, FachadaPavilhão Multiuso SUM Pulmão de Iscot / Patio Estudio - Fotografia de ExteriorPavilhão Multiuso SUM Pulmão de Iscot / Patio Estudio - Fotografia de Interiores, Pilar, ArcoPavilhão Multiuso SUM Pulmão de Iscot / Patio Estudio - Fotografia de InterioresPavilhão Multiuso SUM Pulmão de Iscot / Patio Estudio - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Patio Estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  154
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografías:Gonzalo Viramonte
  • Arquiteto Responsável: Federico Romano Lorenzi, Marcos Gatsch, Mariano Domínguez
  • Equipe De Design: Federico Romano Lorenzi
  • Engenharia: Carlos Pudo
  • Paisagismo: Marcela Becerra
  • Colaboradora: Catalina Gatsch
  • Engenheiros: Mariano Dominguez, Marcos Gatsch
  • Empresa Construtora: Huella Desarrollo Sustentable
  • Clientes: Iscot Services S.A.
  • Cidade: Córdoba
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Multiuso SUM Pulmão de Iscot / Patio Estudio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sobre o contexto. A sala polivalente está localizada nas traseiras de uma empresa que fornece serviços integrais. Esta empresa desempenha um papel importante na reciclagem de resíduos e restos das principais empresas do setor automóvel no país e tem uma forte relação com a sustentabilidade e os cuidados ambientais. Face à oportunidade de recuperar um espaço abandonado, o projeto surgiu da necessidade de um local onde a equipe de trabalho pudesse comer, descansar e realizar atividades como capacitações ou conversas de negócios. Sob esta premissa, um espaço foi concebido para ser fisicamente, visualmente e sensorialmente abstraído do seu ambiente de trabalho diário.

Pavilhão Multiuso SUM Pulmão de Iscot / Patio Estudio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Gonzalo Viramonte

Sobre o projecto. A entrada funciona como um filtro entre a empresa e o local, ligando-se a um local coberto com cozinha e uma sala à esquerda, uma área de churrasqueira aberta e um lavabo à direita. Dentro do espaço há também uma horta e uma área de compostagem para a produção de alimentos e tratamento de resíduos orgânicos. O espaço tem o carácter de um pulmão, não só devido à terra que respira, mas também devido à morfologia e disposição dos seus muros de lama que abraçam o espaço, Procura que o pessoal respire, descanse e se sinta contido num ambiente natural.  O projecto tem os usos separados pelo pátio, o que permite fases flexíveis na sua construção. 

Pavilhão Multiuso SUM Pulmão de Iscot / Patio Estudio - Fotografia de Exterior
© Gonzalo Viramonte
Pavilhão Multiuso SUM Pulmão de Iscot / Patio Estudio - Fotografia de Interiores
© Gonzalo Viramonte

Sobre a bioconstrução. Foram utilizados materiais sustentáveis disponíveis dentro da empresa. A terra é extraída do estaleiro de construção. A estrutura das paredes é de madeira reciclada a partir de embalagens de autopeças recuperadas pela mesma empresa.

Pavilhão Multiuso SUM Pulmão de Iscot / Patio Estudio - Fotografia de Interiores, Pilar, Arco
© Gonzalo Viramonte
Pavilhão Multiuso SUM Pulmão de Iscot / Patio Estudio - Fotografia de Interiores
© Gonzalo Viramonte

Ambos os materiais compõem as paredes com uma versão híbrida de estrutura de madeira e "quincha" (uma estrutura de madeira cheia de lama e palha que proporciona leveza e isolamento térmico) e são rebocadas em lama com aditivos naturais como água de penca, guano e óleo de linhaça.

Pavilhão Multiuso SUM Pulmão de Iscot / Patio Estudio - Imagem 24 de 27
Planta

A terra é o material de construção natural mais abundante na maioria das regiões do mundo. Nos países industrializados, a exploração excessiva dos recursos naturais juntamente com o fabrico intensivo de energia e produtos químicos, geram uma grande poluição ambiental, prejudicando não só o nosso planeta, mas também a saúde daqueles que o habitam. 

Pavilhão Multiuso SUM Pulmão de Iscot / Patio Estudio - Fotografia de Interiores
© Gonzalo Viramonte
Pavilhão Multiuso SUM Pulmão de Iscot / Patio Estudio - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Gonzalo Viramonte

Entre as qualidades que a lama tem, podemos encontrar o controlo da humidade e o armazenamento de calor que alcança o conforto térmico. É um material super-isolante que poupa energia no ar condicionado, não requer transporte, reduz a poluição ambiental e é reutilizável. Também poupa nos custos de construção (25% aproximadamente) e incentiva a auto-construção.

Pavilhão Multiuso SUM Pulmão de Iscot / Patio Estudio - Fotografia de Exterior, Cadeira
© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Plaza B° Parque Horizonte, Montecarlo 349-449, Córdoba, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Multiuso SUM Pulmão de Iscot / Patio Estudio" [SUM pulmón de Iscot / Patio Estudio] 04 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972831/pavilhao-multiuso-sum-pulmao-de-iscot-patio-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.