Escola Educan / Eeestudio + Lys Villalba

Escola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Fotografia de Exterior, FachadaEscola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Fotografia de Interiores, FachadaEscola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Fotografia de InterioresEscola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Fotografia de Exterior, Porta, FachadaEscola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos Responsáveis: Enrique Espinosa, Lys Villalba
  • Cliente: Adiestramiento Educan
  • Construção Metálica: Miguel Torrejón
  • Arquiteto Técnico: Javier Reñones Marín
  • Engenharia De Instalações: Alberto Espinosa
  • Consultor Técnico: Jorge López Hidalgo
  • Colaboradoras: Maria Paola Marciano, Irene Domínguez
  • Cidade: Brunete
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Escola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Fotografia de Exterior, Porta, Fachada
© De Paz

Descrição enviada pela equipe de projeto. 01. Uma arquitetura multiespécies. Eva, Carlos, os cães Bicho e Bomba, a coruja Harris, cinco famílias de andorinhões, seis de peneireiros e vinte pardais são espécies companheiras. Todos eles vivem e aprendem juntos nesta edificação a 30 quilômetros a oeste de Madri. Localizada entre campos de cultivo, em um ambiente rural alterado nas últimas décadas pela urbanização e pela agricultura intensiva com agrotóxicos, a escola Educan ensaia como recuperar as condições ambientais desse ecossistema.

Escola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Fotografia de Exterior, Fachada
© José Hevia
Escola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Fotografia de Exterior, Fachada
© José Hevia
Escola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Fotografia de Interiores, Fachada
© José Hevia

Sua arquitetura é um projeto multi-espécies. Enquanto cães e humanos praticam exercícios nas duas salas principais, os pássaros fazem seus ninhos nas fachadas no andar superior, com as vistas e orientações ideais para eles. As pequenas aves de rapina se alimentam de roedores, mantendo o equilíbrio com as outras plantas; pássaros menores e morcegos do campo, que também habitam a região, se alimentam de insetos, inclusive mosquitos transmissores de algumas doenças caninas, e fazem parte dos ciclos de polinização de flores e plantas nos campos adjacentes. Os pardais se juntaram a este ecossistema autorregulado de forma não planejada, aninhando-se nos orifícios circulares nas bordas do volume.

Escola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Imagem 11 de 35
© José Hevia
Escola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Imagem 12 de 35
© De Paz
Escola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Imagem 30 de 35
Planta
Escola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Imagem 32 de 35
Corte Transversal
Escola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Imagem 17 de 35
© José Hevia

Os não humanos são o centro do projeto. Os pisos, geralmente projetados para pessoas com calçados, se adaptam às almofadas e articulações das pernas dos cães - as salas de treinamento são revestidas de grama artificial com base de espuma, aprovada para treinamento canino, instalada em rolos removíveis; as salas de aula teóricas são forradas com concreto árido e seixos de rio semipolidos. A altura média dos olhos cai de 160 a 50 cm. Os orifícios internos são elevados a alturas superiores a um metro para evitar distrações caninas; persianas com venezianas sombreiam a fachada sul, deixando espaço sob elas para o trânsito de cães ao exterior, onde a água da chuva que cai no telhado é coletada em grandes cochos para cães e pássaros. O piso torna-se cascas de árvores, e as superfícies internas são revestidas com elementos isolantes de alta absorção acústica para minimizar eco, ruído e reverberação.

Escola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Fotografia de Interiores
© José Hevia
Escola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Fotografia de Interiores
© José Hevia
Escola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Imagem 33 de 35
Axonométrica
Escola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Fotografia de Interiores
© José Hevia
Escola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Imagem 26 de 35
© De Paz

02. Materiais e inovação construtiva. Neste volume encontram-se diversos temas, combinando diferentes técnicas construtivas, ofícios e sistemas de produção: desde a ecologia dos materiais e a redução dos desperdícios na reutilização de contêineres marítimos, até à adaptabilidade e inércia térmica do concreto in-situ —fôrmas lisas e onduladas com as próprias placas recuperadas dos cortes feitos para as novas treliças— até a padronização e otimização dos painéis de chapa industrial. Somam-se a isso a precisão de juntas de madeira laminada cortadas a laser, a padronização industrial de elementos básicos, como contêineres de 40'HC, até o trabalho do serralheiro artesanal que permite customizar juntas, montagens ou novos elementos como pernas de bancada, luminárias ou grandes portas de correr que abrem e fecham espaços, sistemas automatizados de ar condicionado, elementos de controle bioclimático manuais, como persianas perfuradas; finalizando com o peso do material de fundação e da parede de concreto até a leveza do restante dos elementos montados a seco.

Escola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Fotografia de Interiores
© José Hevia
Escola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Imagem 35 de 35
Ecossistema Construtivo
Escola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Fotografia de Exterior, Fachada
© De Paz

Educan é também um experimento que mostra que as arquiteturas agrícolas, geralmente consideradas menores pela própria disciplina, também podem ser locais de exploração e inovação arquitetônica.

Escola Educan / Eeestudio + Lys Villalba - Fotografia de Exterior, Porta, Fachada
© De Paz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:28690 Brunete, Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Educan / Eeestudio + Lys Villalba" [Educan. Escuela para perros, humanos y otras especies / Eeestudio + Lys Villalba] 24 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972722/escola-educan-eeestudio-plus-lys-villalba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.