Casa Mława / James & Mau

Casa Mława / James & Mau - Fotografia de Exterior, TijoloCasa Mława / James & Mau - Fotografia de Exterior, TijoloCasa Mława / James & Mau - Fotografia de Interiores, Bancada, CadeiraCasa Mława / James & Mau - Fotografia de Exterior, TijoloCasa Mława / James & Mau - Mais Imagens+ 15

Mława, Polônia
  • Arquitetos: James & Mau
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  289
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jakub Certowicz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cekobud, Prefabet, Windows-tech
  • Conceito De Projeto Execução Supervisão Do Local: Jaime Gaztelu
  • Projeto Para Licença Construtiva: Monika Moszczyńska
  • Imagens: Diego Llorente
  • Projeto Estrutural: Abak Pracownia
  • Projeto Estrutural De Concreto Pré Fabricado: RAFAŁ MAREK CZYŻEWSKI
  • Cidade: Mława
  • País: Polônia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Mława / James & Mau - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Jakub Certowicz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno plano está localizado em uma área de casas unifamiliares consolidadas ao longo do século passado e com localização central na pequena cidade de Mława. Apesar de ser um dos maiores terrenos da região, não ultrapassa os 1.000m2. É por esta razão que grande parte das moradias da área possui dois pavimento. No entanto, os clientes queriam uma casa em um nível devido ao orçamento e à facilidade de construção e uso. 

Casa Mława / James & Mau - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Jakub Certowicz

Outra condição teria de ser a utilização de técnicas de construção locais, nomeadamente tijolo e concreto. A casa está situada a oeste, perto da entrada, para deixar o máximo possível o jardim existente intacto e proporções relativamente quadradas ao leste. O restante do espaço entre a casa e o perímetro do terreno é de largura definida por regulamento, 4m, ou seja, mais do que um jardim o resultado são, a priori, infelizes corredores verdes.

Casa Mława / James & Mau - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Jakub Certowicz
Casa Mława / James & Mau - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Jakub Certowicz

Para resolver o problema, são criadas as paredes perimetrais de tijolo do terreno, que por norma só podem atingir 2,2m de altura, e são voltadas para o interior do terreno a fim de transformar os corredores verdes uma sucessão de pequenos jardins e terraços. Além disso, essas paredes circundam a fachada da casa em tijolo e penetram no interior da edificação, transformando-se nas paredes de sustentação de argila térmica. Esta última suportará a concha de concreto que acaba completando a altura total da casa até 3,3m e em dois locais até 5,5m. Este conjunto de paredes interiores e exteriores estabelece uma relação direta entre os espaços internos e os terraços-jardim, servindo-se mutuamente com utilizações complementares. 

Casa Mława / James & Mau - Imagem 19 de 20
Planta - Térreo

Assim, por exemplo, a cozinha tem um terraço para churrascos, o quarto principal é prolongado por um terraço para banhos de sol, etc... Dentro desta relação simbiótica interior-exterior, vale a pena destacar dois espaços semi-interiores que se situam no leste e oeste da fachada sul elevados a 5,5m com grandes orifícios para receber mais luz e sol. Eles agem como colchões térmicos para pré-climatizar o ar limpo antes de entrar no interior, reduzindo o consumo de energia. Permite ventilação dupla passiva, no inverno com ar pré-aquecido naturalmente e no verão com ar resfriado.

Casa Mława / James & Mau - Fotografia de Interiores
© Jakub Certowicz
Casa Mława / James & Mau - Fotografia de Interiores, Bancada, Cadeira
© Jakub Certowicz
Casa Mława / James & Mau - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira, Madeira
© Jakub Certowicz

A disposição interior é marcada pela largura máxima disponível de 9m com uma grande fachada tanto a norte como a sul. Deixando de lado a garagem, que se encontra junto à entrada oeste, optou-se por organizar os quartos na parte norte que requer menos luz e menos calor. Enquanto isso, as áreas comuns ficam na parte mais iluminada e quente voltada para o sul. Um falso corredor comunica todos os espaços mas desaparece como tal à medida que se integra nas áreas comuns, formando assim um grande espaço comum contínuo de largura variável.

Casa Mława / James & Mau - Fotografia de Exterior, Tijolo, Cerca
© Jakub Certowicz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Mława / James & Mau" [Mława House / James & Mau] 02 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972721/casa-mlawa-james-and-mau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.