Torre do Forno para Museu Brickworks / Boltshauser Architekten

Torre do Forno para Museu Brickworks / Boltshauser Architekten - Fotografia de ExteriorTorre do Forno para Museu Brickworks / Boltshauser Architekten - Fotografia de ExteriorTorre do Forno para Museu Brickworks / Boltshauser Architekten - Fotografia de Interiores, EscadaTorre do Forno para Museu Brickworks / Boltshauser Architekten - Fotografia de ExteriorTorre do Forno para Museu Brickworks / Boltshauser Architekten - Mais Imagens+ 21

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kuster Frey
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ineichen, Jakob, KIBAG, Keller Unternehmungen, LEHMAG AG, Nüssli, Terrabloc, Ziegelei Schumacher
  • Equipe De Projeto: Felix Hilgert
  • Gestão De Obra: Giuseppe Pascoli
  • Estagiários: Léon Bührer, Miklós Doma, Yves Péclard
  • Estudantes Tu Munich: Regina Pötzinger, Robert Gentner
  • Planejador Geral Supervisão No Local: Boltshauser Architekten AG, Zurich
  • Cidade: Cham
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
Torre do Forno para Museu Brickworks / Boltshauser Architekten - Fotografia de Exterior
© Kuster Frey

Descrição enviada pela equipe de projeto. A olaria, que hoje é administrada pelo Brickworks Museum, é a única intacta que sobreviveu na Suíça de língua alemã. O conjunto consiste em um galpão de secagem de tijolos e madeira, um forno, que não pode mais ser operado, o biótopo da cova de argila histórica, um volume residencial com jardins e um museu que substitui um celeiro que sofreu um incêndio. Em 2017, alunos do professor convidado da TU Munique trabalharam na tarefa de projetar uma nova torre de forno no local. A estrutura de terra e madeira é baseada diretamente na maquete realizada em Sitterwerk e é a primeira construção de terra protendida do mundo.

Torre do Forno para Museu Brickworks / Boltshauser Architekten - Fotografia de Exterior
© Kuster Frey

O material de construção apresenta argila em sua forma não queimada e demonstra um desenvolvimento contemporâneo do método arcaico de construção com taipa. A nova torre permite que os visitantes examinem o local do topo de uma plataforma de observação de cerca de oito metros de altura e permite que a equipe queime tijolos novamente com o novo forno. Além disso, será criado um espaço para a exposição de outras peças do museu.

Torre do Forno para Museu Brickworks / Boltshauser Architekten - Fotografia de Interiores, Escada
© Kuster Frey
Torre do Forno para Museu Brickworks / Boltshauser Architekten - Imagem 18 de 26
Planta - Cobertura
Torre do Forno para Museu Brickworks / Boltshauser Architekten - Imagem 19 de 26
Corte AA
Torre do Forno para Museu Brickworks / Boltshauser Architekten - Fotografia de Exterior, Escada, Tijolo
© Kuster Frey

A sala de exposição com o forno adjacente tem um teto de madeira sólida e rígida. Seu caráter é definido pela presença da terra e pela monumentalidade da parede final do forno. Graças às leves fendas das juntas abertas, diante das quais correm os elementos de protensão, o visitante pode experimentar toda a solidez das paredes de taipa, que contrasta com a delicadeza das barras de tensão. Molduras de aço simples podem ser fixadas a elas para manter painéis de exposição ou exibições. Uma escada em espiral de aço fornece acesso à plataforma de observação na cobertura.

Torre do Forno para Museu Brickworks / Boltshauser Architekten - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Kuster Frey

Construir com elementos de taipa não é novidade, mas as juntas entre os blocos, cujo tamanho depende das condições de transporte e montagem, costumam ser, posteriormente, preenchidas manualmente e de forma demorada. Isso elimina os vestígios de construção com elementos pré-fabricados, que se tornam o tema desta arquitetura experimental visando aumentar a eficiência do processo de construção e estabilidade por meio de inovações estruturais. A primeira inovação é a já mencionada protensão, que torna o sistema resistente às cargas sísmicas. A terra, que só pode suportar cargas de compressão, e o aço de tração, são uma combinação perfeita. A segunda inovação é a integração das placas de madeira na estrutura da parede. Um acabamento inferior é instalado nas placas para proteger a terra da erosão e ilustrar o princípio de união.

Torre do Forno para Museu Brickworks / Boltshauser Architekten - Fotografia de Exterior
© Kuster Frey
Torre do Forno para Museu Brickworks / Boltshauser Architekten - Imagem 20 de 26
Corte BB / Corte CC
Torre do Forno para Museu Brickworks / Boltshauser Architekten - Imagem 15 de 26
© Kuster Frey
Torre do Forno para Museu Brickworks / Boltshauser Architekten - Fotografia de Exterior
© Kuster Frey

O acompanhamento científico do projeto é uma contribuição para a pesquisa da taipa. Mais de sessenta milhões de toneladas de terra e argila são escavadas na Suíça todos os anos, a maioria das quais é usada para aterros sanitários. Encontrar novas maneiras de usar esse recurso inexplorado seria uma contribuição importante para a substituição de materiais de construção que consomem muita energia, como concreto e tijolos. Em comparação com os métodos convencionais de construção, isso permitiria uma economia de energia incorporada de até quarenta por cento em novas construções.

Torre do Forno para Museu Brickworks / Boltshauser Architekten - Imagem 10 de 26
© Kuster Frey

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ziegelhütte, 6332 Cham, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Torre do Forno para Museu Brickworks / Boltshauser Architekten" [Kiln Tower for the Brickworks Museum / Boltshauser Architekten] 01 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972720/torre-do-forno-para-museu-brickworks-boltshauser-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.