Mercado público Matamoros / Colectivo C733

Mercado público Matamoros / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior
© Rafael Gamo

Mercado público Matamoros / Colectivo C733 - Fotografia de ExteriorMercado público Matamoros / Colectivo C733 - Fotografia de Interiores, FachadaMercado público Matamoros / Colectivo C733 - Fotografia de InterioresMercado público Matamoros / Colectivo C733 - Fotografia de Interiores, FachadaMercado público Matamoros / Colectivo C733 - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Colectivo C733
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2868
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafael Gamo
  • Autores: Gabriela Carrillo, Carlos Facio, Eric Valdez, Israel Espín, José Amozurrutia - Facultad de Arquitectura UNAM
  • Colaboradores: Misael Romero, Rosendo Casarrubias, Pedro Domingues
  • Clientes: SEDATU - Secretaría de Desarrollo Agrario, Territorial y Urbano
  • Instalações Básicas E Especiais: Enrique Zenón
  • Arquitetura Paisagista: Hugo Sánchez Paisaje
  • Visualizações: Paul Espinoza
  • Cidade: Matamoros
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Mercado público Matamoros / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior
© Rafael Gamo

"Esta cidade tem muitas praças onde há um mercado e negociações contínuas de compras e vendas. Tem uma praça do tamanho do dobro da cidade de Salamanca, ainda rodeada de portais ao redor; onde há diariamente mais de sessenta mil pessoas comprando e vendendo... " Hernán Cortés

Mercado público Matamoros / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior, Fachada
© Rafael Gamo
Mercado público Matamoros / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Rafael Gamo
Mercado público Matamoros / Colectivo C733 - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Rafael Gamo

Antecedentes. Os mercados são mais do que simples espaços de compra e venda no abastecimento diário, eles são uma síntese da cultura e história de uma região, bem como das relações comerciais com seus vizinhos. Historicamente, não apenas produtos, mas também costumes, formas artísticas, conhecimentos e diferentes formas de ver o mundo fazem parte destes lugares.

Mercado público Matamoros / Colectivo C733 - Fotografia de Interiores
© Rafael Gamo
Mercado público Matamoros / Colectivo C733 - Fotografia de Interiores, Fachada
© Rafael Gamo
Mercado público Matamoros / Colectivo C733 - Fotografia de Interiores
© Rafael Gamo

As construções vernaculares do nordeste mexicano têm naturalmente um caráter defensivo e economia de recursos; a segurança, o clima, o calor e a falta de umidade se refletem em arquétipos sólidos, em proporções maciças. O uso do pátio para proteger o espaço interno contra a inclemência do clima, o uso dos recursos existentes, os materiais utilizados, típicos da região, as orientações, e a densidade da luz e o fluxo do ar por ventilação cruzada são algumas de suas principais manifestações.

Mercado público Matamoros / Colectivo C733 - Fotografia de Interiores, Fachada
© Rafael Gamo
Mercado público Matamoros / Colectivo C733 - Fotografia de Interiores, Fachada
© Rafael Gamo
Mercado público Matamoros / Colectivo C733 - Fotografia de Interiores
© Rafael Gamo

A Estratégia. No final de março de 2019, a Faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) convocou um grupo de acadêmicos-estudantes para participar de um concurso para desenvolver projetos de obras públicas replicáveis para a SEDATU (Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Urbano), em contextos de alta vulnerabilidade, especificamente naquele ano, em cidades fronteiriças no norte do país. O tempo para o desenvolvimento destes projetos seria de apenas três meses e outros três meses foram previstos para a execução; com orçamentos limitados (este espaço foi construído de dezembro de 2019 a março de 2020 e teria sido inaugurado em 4 de abril, se não estivesse em contingência por conta da COVID 19).

Mercado público Matamoros / Colectivo C733 - Fotografia de Interiores, Fachada
© Rafael Gamo

Por estas razões, consideramos fundamentais três estratégias de projeto. A primeira se refere aos critérios construtivos, que orientou a racionalização do uso de obras civis para cinquenta por cento da obra, e pré-fabricação leve para o restante. A segunda, a resposta à flexibilidade material do local e a última, a versatilidade de seu espírito espacial. O reconhecimento da venda ambulante, as mudanças na densidade populacional como resultado da migração e, sobretudo, a falta de recursos em termos de infra-estrutura nas áreas de intervenção foram o eixo para imaginar um espaço público de uso variado acompanhado de áreas verdes e de recreação. Antes de propor um edifício, pareceu-nos fundamental propor uma estrutura comunitária flexível capaz de fortalecer os laços sociais e gerar pertencimento, evocando o imaginário do antigo "Parián" para formar uma PRAÇA-MERCADO.

Mercado público Matamoros / Colectivo C733 - Imagem 22 de 30
Croqui

Mercado Matamoros. A estrutura arquitetônica está localizada em um espaço residual em uma área residencial na periferia da cidade. O edifício está sutilmente escondido da calçada, rodeado de espaço verde e praças. O primeiro componente, a muralha, lembra as antigas estruturas sólidas fechadas para o lado de fora que permitem perfurações de forma flexível, neste caso para gerar trânsitos em três direções que se conectam com um espaço esportivo e recreativo. A muralha é definida por quarenta instalações fixas, bem como pela área de serviço com a orientação mais desfavorável para a luz solar. Esta pele de altura baixa, feita de tijolo vermelho é enrijecida pelas divisões do próprio pórtico e cria os acessos ao coração do pórtico.

Mercado público Matamoros / Colectivo C733 - Imagem 25 de 30
Planta térreo
Mercado público Matamoros / Colectivo C733 - Imagem 28 de 30
Cortes longitudinais

Um sistema de guarda-chuvas baseado em estruturas metálicas pré-fabricadas em módulos triangulares trapezoidais cuja própria forma lhes confere rigidez, constrói um pórtico perimetral que vence vãos de nove metros com estruturas não maiores que 5 polegadas (cerca de 10 cm) capazes de resistir a um furacão ou inundação apesar de sua leveza. O ângulo de inclinação responde à redução da carga, além das obras estruturais, proporcionando também um escoamento ideal para água e neve. O sistema considera uma pele inferior que funciona como isolamento térmico, neste caso uma parede divisória de 2 cm de espessura que, ao mesmo tempo em que mantém espessura ideal para a coleta de água da chuva e para as condições meteorológicas, funcionando também como um refletor solar. As aberturas facilitam a passagem do vento e a iluminação natural ideal para as outras 40 instalações que ficam no coração do pórtico de forma informal com áreas atribuídas de 3 por 3 metros que permitem manter a flexibilidade espacial e o uso para as pessoas da comunidade.

Mercado público Matamoros / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior
© Rafael Gamo

Finalmente, o oásis é um jardim sensível às condições locais, neste caso um jardim-ciénega de baixa manutenção irrigado a partir da captação de água, e que é implantado nas fachadas principais que penetram no edifício. Um espaço flexível que ao longo do tempo aumentará seu verde para promover sombras naturais, colchões térmicos e espaços de silêncio.

Mercado público Matamoros / Colectivo C733 - Fotografia de Exterior
© Rafael Gamo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Matamoros, Tamaulipas, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mercado público Matamoros / Colectivo C733" [Mercado público Matamoros / Colectivo C733] 30 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972436/mercado-publico-matamoros-colectivo-c733> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.