Casa TH / ODDO architects

Casa TH / ODDO architects - Fotografia de InterioresCasa TH / ODDO architects - Fotografia de InterioresCasa TH / ODDO architects - Fotografia de InterioresCasa TH / ODDO architects - Fotografia de InterioresCasa TH / ODDO architects - Mais Imagens+ 21

Hanoi, Vietnã
  • Arquitetos: ODDO Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  124
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Arquitetos Responsáveis: Mai Lan Chi Obtulovičová, Marek Obtulovič, Nguyen Duc Trung
  • Equipe De Projeto: Nguyen Viet Anh
  • Cidade: Hanoi
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Casa TH / ODDO architects - Fotografia de Interiores
© Hoang Le

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa TH está localizada em um terreno estreito em uma área muito densa da capital Hanói. O lote da casa com dimensões de 4x6m tem apenas uma fachada frontal voltada para um estreito corredor de 1,2 m de largura. O distrito local é caracterizado por um arranjo informal de casas estreitas em pequenos lotes conectados por ruas estreitas.

Casa TH / ODDO architects - Fotografia de Interiores
© Hoang Le
Casa TH / ODDO architects - Imagem 23 de 26
Plantas

Com o rápido desenvolvimento da capital desde a reforma econômica Doi Moi em 1986, houve um grande aumento da população devido à migração de habitantes do campo. A atual Hanói é uma cidade dinâmica com 8 milhões de habitantes, onde o tradicionalismo cultural se confunde com a enorme densidade populacional, a falta de espaço público e também a perda gradual da identidade cultural devido ao crescimento econômico acelerado. Com condições de entrada tão complexas, os arquitetos foram desafiados a projetar uma casa contemporânea que refletisse a identidade cultural local e as necessidades da família de Hanói.

Casa TH / ODDO architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Hoang Le

O conceito dessa casa estreita de cinco pavimentos foi maximizar o acesso à luz do dia e à ventilação natural, plantando vegetação e garantindo a interconexão espacial entre todos os pavimentos, para que os membros da família possam se comunicar visualmente. Os laços familiares tradicionais em Hanói e no Vietnam em geral são extremamente importantes. Este aspecto é refletido no desenho da casa. Espaços abertos e fachada de vidro com possibilidade de um certo grau de permeabilidade visual, criando assim privacidade, simplificam a socialização tanto entre os familiares quanto com os vizinhos.

Casa TH / ODDO architects - Fotografia de Interiores
© Hoang Le
Casa TH / ODDO architects - Fotografia de Interiores
© Hoang Le

Com as atuais condições difíceis do terreno, a casa tem apenas uma fachada frontal estreita, que fica muito próxima da casa vizinha. A distância das fachadas é de apenas um metro nos andares superiores. A fachada da rua norte foi projetada como uma fachada toda em vidro, de modo que a transmissão de luz natural para a casa foi maximizada para criar a impressão de um espaço maior mais respirável. As diferentes alturas de teto também ajudam a aumentar a sensação de ampliação da casa, bem como a diversidade espacial da pequena habitação. A solução do arranjo vertical da casa permite o acesso de ar puro e ventilação natural, o que é muito importante no clima úmido quente.

Casa TH / ODDO architects - Imagem 24 de 26
Corte

A cozinha e a sala de jantar estão localizadas no térreo. Este espaço é projetado para fornecer o nível máximo de luz do dia no nível do telhado, a partir de uma abertura zenital e do vazio dos deslocamentos dos pavimentos superiores do perímetro principal. A parte da frente da cozinha é também a entrada principal da casa a partir de uma via pública, o que muitas vezes é o costume local. Ao abrir totalmente a porta de entrada deslizante para o beco, é possível garantir uma conexão mais adequada entre os vizinhos e a família.

Casa TH / ODDO architects - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Hoang Le

A sala - onde se concentram todas as atividades familiares fica situada na parte central da casa, no terceiro pavimento. Esta área de estar principal está localizada entre o quarto principal no segundo pavimento e o quarto das crianças no quarto pavimento. O quinto nível mais alto foi concebido como sala de oração para altar de família e zona de lavandaria com possibilidade de acesso ao terraço exterior com jardim e vista para o entorno. 

Casa TH / ODDO architects - Fotografia de Interiores
© Hoang Le
Casa TH / ODDO architects - Fotografia de Interiores
© Hoang Le

A cidade de Hanói está enfrentando uma falta significativa de vegetação nos espaços públicos. A vegetação dentro do clima subtropical serve como um elemento funcional que pode fornecer sombra às ruas e reduzir a temperatura na cidade. Também é importante focar no microclima da própria habitação dentro do desenvolvimento denso. A vegetação nos interiores e os jardins exteriores pendentes melhoram a qualidade de vida dos edifícios. A disposição e o tipo de plantas são escolhidos de acordo com as condições de iluminação e possibilidades espaciais. Grandes jardineiras são ligadas à irrigação automática, o que auxilia na manutenção.

Casa TH / ODDO architects - Fotografia de Interiores, Prateleira
Modelo

Além da melhoria do microclima dentro de casa, a vegetação também proporciona um descanso mental e físico da vida agitada da cidade grande. A intenção é a conexão entre o homem e um pedaço da natureza em uma vida compacta em uma área densamente povoada. Os arquitetos esforçam-se por encontrar respostas aos problemas significativos da dinâmica contemporânea de desenvolvimento rápido da cidade com elevada densidade populacional e de desenvolvimento.

Casa TH / ODDO architects - Fotografia de Exterior
© Hoang Le

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa TH / ODDO architects" [TH House / ODDO architects] 25 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972276/casa-th-oddo-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.