Apartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho

Apartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho - Fotografia de Interiores, Sala de EstarApartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho - Fotografia de Interiores, CadeiraApartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho - Fotografia de InterioresApartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho - Fotografia de Interiores, CozinhaApartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho - Mais Imagens+ 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  170
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Scarpa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arnô Leonhardt - Leonhardt Móveis e Decorações, Astélio da Silva Branco, Fabrinox, Mabrotec, Margem Blocos de Vidro, Moredo, Securit, Serralheria Volpi, Vitória Stone
  • Consultoria Luminotécnica: Ricardo Heder
  • Coordenação De Obra: Wise Construtora, Joana Maia Rosa
  • Pintura Fina: Anderson Kuchar dos Santos
  • Instalações Elétricas: Ramoska & Castellani
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho - Fotografia de Interiores, Cadeira
© André Scarpa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento com cerca de 170m2 localizado no bloco D do COPAN preservava a planta original projetada para uma das curvas do edifício. Por se tratar de um andar baixo, as principais paredes (radiais) são de concreto e estruturais. As paredes em alvenaria eram poucas e foram todas demolidas. 

Apartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho - Fotografia de Interiores
© André Scarpa
Apartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho - Imagem 20 de 21
Planta
Apartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© André Scarpa

A organização trazia uma clara divisão de funções, sendo a cozinha um corredor de conexão entre área social e dependências de serviço. A sala e dois dos quartos tinham como limite a emblemática fachada de brises, enquanto o terceiro quarto obtinha iluminação através de uma janela menor voltada para a área de serviço na fachada sul. Nesse espaço os cobogós e a ventilação haviam sido barrados por um peitoril e janelas de alumínio colocadas pelos proprietários anteriores.

Apartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho - Fotografia de Interiores, Cozinha
© André Scarpa

A intervenção proposta apresentou duas frentes: evidenciar (e por vezes recuperar) elementos originais propostos por Niemeyer e Carlos Lemos; e atualizar os espaços para o uso contemporâneo de seus novos moradores. 

Apartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira, Cadeira
© André Scarpa

Os cobogós voltaram a ser abertos e uma nova fachada foi criada. Definiu-se um plano de portadas camarão de serralheria e vidro que permitiu que a cozinha, um dos quartos e um novo corredor se abrissem para a varanda que passou a ocupar a antiga área de serviço.

Apartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho - Fotografia de Interiores, Cadeira
© André Scarpa

O corredor citado configurou-se a partir da eliminação do quarto de serviço e da reorganização do banho maior, a fim de promover uma conexão mais fluida de todos os ambientes. Uma parede de tijolos de vidro delimita a área molhada e trás luz natural tanto para o banho maior quanto para o banho menor. Este último foi ampliado aproveitando um trecho da área do quarto principal para a implantação do box.

Apartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho - Fotografia de Interiores, Fachada
© André Scarpa
Apartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho - Imagem 21 de 21
Cortes
Apartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Porta
© André Scarpa

As paredes de alvenaria entre os quartos e o corredor original deram lugar a um volume de marcenaria que integra rouparia, duas portas pivotantes e armários para os quartos. 

Apartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho - Fotografia de Interiores, Dormitório
© André Scarpa

A cozinha linear avançou sobre a área social, ocupando parte do hall que passou a ter uma escala mais controlada. O fechamento com três painéis de serralheria e vidro pontilhado permitem escolher o grau de abertura que se quer para a sala. 

Apartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© André Scarpa

Os painéis de madeira, tijolos de vidro e a pedra utilizada nas bancadas e paredes reverberam soluções de acabamentos presentes na arquitetura residencial de Niemeyer. As áreas molhadas receberam granilite semelhante ao da galeria do térreo do edifício, e os tacos de demolição em peroba rosa completaram as restantes áreas, dando continuidade aos trechos ainda preservados que se encontravam nos quartos.

Apartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© André Scarpa

A retirada do estuque do teto das áreas principais revelou o belo desenho da laje nervurada executado de acordo com pranchas do projeto do edifício consultadas na biblioteca da FAU-USP. 

A iluminação das áreas sociais e quartos foi modernizada, mantendo a solução de alimentação apoiada nas paredes, deixando os tetos livre de instalações.

Apartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Cadeira
© André Scarpa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Copan / André Scarpa + Rosário Pinho" 12 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972274/apartamento-copan-andre-scarpa-plus-rosario-pinho> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.