Paninoteca / Duo Arquitetos

Paninoteca / Duo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Cadeira, JardimPaninoteca / Duo Arquitetos - Fotografia de Exterior, JardimPaninoteca / Duo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Porta, Tijolo, Fachada, ConcretoPaninoteca / Duo Arquitetos - Fotografia de Exterior, JardimPaninoteca / Duo Arquitetos - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Duo Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  465
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bel Lar Casa Contemporânea, Deca, Deck Home, Duratex, GALERIA MURILO CASTRO, GalvaMinas, Lafaete, Líder Interiores, Marmoraria Paraíso, Micheliny Martins, Ozônio Toldos Ombrelones e Persianas, Portinari, Prima Linea, Projet Esquadrias, Segato Pisos, Studio 31 Mobiliário, Tecai, Templuz, Tintas Coral
  • Arquitetos Responsáveis: Pedro Sousa, Gabriel Xavier
  • Equipe De Projeto: Alex Fonseca, Gabriel Xavier, Mateus Fonseca, Pedro Sousa
  • Clientes: Casacor 2021
  • Paisagismo: Droysen Tomich
  • Colaboradores: Bel Lar Casa Contemporânea, Deca, Deck Home, Duratex, Galeria Murilo Castro, Galvaminas, Lafaete, Líder Interiores, Marmoraria Paraíso, Micheliny Martins, Ozônio Toldos Ombrelones e Persianas, Portinari, Prima Línea, Projet Esquadrias, Segato Pisos, Studio 31 Mobiliário, Tecai, Templuz, Tintas Coral
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Paninoteca / Duo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Mesa, Sofá, Cadeira, Jardim, Pátio, Aido
© Daniel Mansur

Descrição enviada pela equipe de projeto. As linhas retas contrastam sutilmente as curvas do Palácio das Mangabeiras, ressaltando o contemporâneo de forma arrojada e jovial. A proposta era criar um ambiente que dialogasse com o todo, expressando por uma solução contemporânea a memória modernista e trazendo elegância a partir da forma, dos materiais e das texturas. Era criar um ambiente que falasse por si só, receptivo às mais diversas interpretações. 

Paninoteca / Duo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Jardim
© Daniel Mansur
Paninoteca / Duo Arquitetos - Imagem 14 de 19
Planta baixa
Paninoteca / Duo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Cadeira, Jardim
© Estudio NY18

A área externa, surgindo entre Palácio e fonte, tem capacidade para 45 pessoas e se traduz como ponto de encontro, experiência sensorial, que se reafirma com o vislumbre da Serra do Curral e com o paisagismo assinado por Droysen Tomich ao conectar coesa e harmoniosamente o entorno. 

Paninoteca / Duo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Jardim
© Estudio NY18

O cobogó em blocos de adobe resgata o conceito de uma técnica milenar e presente em muitos casarios de nossas cidades históricas. Além de trazer harmonia estética ao projeto, o adobe corresponde a uma importante contribuição para a economia energética e a redução da poluição, por ser um material totalmente sustentável. No projeto, sua utilização se estende para além da vedação, também servindo como adega e permitindo que os vinhos sejam condicionados em seus vazios e mantenham-se em temperatura mais baixa. Sua proposição foi impulsionada pelas discussões atuais sobre arquitetura, que tanto defendem construções limpas e com menor impacto ambiental. Surgiu então a ideia de revisitar essa técnica que, além de se tratar do material mais sustentável do mundo, tem se transformado em uma tendência contemporânea. 

Paninoteca / Duo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Porta, Tijolo, Fachada, Concreto
© Daniel Mansur

O café é marcado pela horizontalidade e explora os materiais de maneira a trabalhar as texturas que a terra, a madeira e o aço podem trazer à tona. A vedação reforça os planos horizontais propostos, estendendo-se para além do bloco, ao mesmo tempo em que dialoga com o paisagismo. Uma viga metálica surge da bancada e se estende ao jardim, entre as palmeiras existentes, servindo como apoio. O mobiliário se dispõe de maneira a trazer conforto e possibilidades de apropriação diversificadas. O lavabo busca trazer sofisticação e aconchego aliados à uma relação sensorial emergente das texturas. Foi pensado em cores neutras, formato retangular e remetendo à uma caixa de madeira que cria diálogo com o mobiliário fixo. 

Paninoteca / Duo Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Daniel Mansur

A implantação também é definida pela fonte, projetada no plano original de Burle Marx, gerando um pátio central que integra os ambientes. Todo o entorno foi pensado de forma a manter uma conexão importante com a arquitetura, em termos de unidade, movimento e simetria. A fonte converge para o projeto e o projeto para a fonte, em uma ligação fluida entre os espaços.

Paninoteca / Duo Arquitetos - Fotografia de Exterior, Sofá, Janela, Jardim, Pátio, Aido
© Estudio NY18

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Belo Horizonte, MG, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Paninoteca / Duo Arquitetos" 21 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972261/paninoteca-duo-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.