Restauração de Edifício Cal fuster / arqbag

Restauração de Edifício Cal fuster / arqbag - Fotografia de Exterior, FachadaRestauração de Edifício Cal fuster / arqbag - Fotografia de Interiores, EscadaRestauração de Edifício Cal fuster / arqbag - Fotografia de InterioresRestauração de Edifício Cal fuster / arqbag - Fotografia de Interiores, CozinhaRestauração de Edifício Cal fuster / arqbag - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: arqbag
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  394
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marc Díaz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Carinbisa, Domusa, Huettemann, Velux
  • Arquitetos Responsáveis: Jordi Mitjans, Bernat Colomé, Simona Cerri, Alfonso Godoy, Adrià Vilajoana, Marc Díaz
  • Colaboradores: Esther Orús
  • Cidade: La Noguera
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Restauração de Edifício Cal fuster / arqbag - Fotografia de Exterior, Fachada
© Marc Díaz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício original data do final do século XV e fica situado na praça murada que deu origem à cidade. Posteriormente, foi construída uma passagem através do edifício, que liga a praça com a rua acima. O edifício existente tem um valor patrimonial muito singular, declarado Patrimônio Cultural de Interesse Local (BCIL).

Restauração de Edifício Cal fuster / arqbag - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Marc Díaz
Restauração de Edifício Cal fuster / arqbag - Imagem 25 de 26
Axonométrica
Restauração de Edifício Cal fuster / arqbag - Fotografia de Interiores, Escada
© Marc Díaz

Abordamos o projeto de um ponto de vista absolutamente arqueológico e com o objetivo de aumentar o valor de cada um dos elementos que compõem a pré-existência. Propusemos a adição de um sistema estrutural mínimo e simples para compensar as deficiências do edifício existente, com o objetivo de estender sua vida útil, assumindo o novo programa de residência unifamiliar. Este sistema oferece uma resposta tanto em termos de eficiência material quanto em termos de eficiência programática.

Restauração de Edifício Cal fuster / arqbag - Fotografia de Interiores
© Marc Díaz
Restauração de Edifício Cal fuster / arqbag - Imagem 22 de 26
Planta - Primeiro Pavimento
Restauração de Edifício Cal fuster / arqbag - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Marc Díaz

Consiste em uma caixa de concreto armado leve que repousa diretamente sobre as paredes de carga em pedra do subsolo, evitando assim a necessidade de uma nova fundação. Estas linhas de concreto armado, além de definir os diferentes espaços, conectam as 4 fachadas existentes do interior de tal forma que absorvem os deslocamentos existentes, reduzindo o encurvamento das paredes ao fixá-las a partir de seu ponto médio. Com as fachadas apoiadas por esta caixa, as paredes existentes voltam a funcionar estruturalmente, suportando também o peso da nova cobertura.

Restauração de Edifício Cal fuster / arqbag - Fotografia de Interiores, Escada
© Marc Díaz
Restauração de Edifício Cal fuster / arqbag - Imagem 23 de 26
Planta - Segundo Pavimento
Restauração de Edifício Cal fuster / arqbag - Fotografia de Interiores
© Marc Díaz

A fim de reduzir ao máximo a quantidade de concreto armado desta caixa, nós aliviamos as lajes por meio de um sistema de lajes de madeira maciça mista com telas e vigas de concreto armado, construídas diretamente no local. A madeira estrutural desta laje funciona tanto como um caixão perdido para as vigas quanto como um acabamento interno aparente. Com o mesmo critério de redução de carga, a cobertura foi projetada com uma estrutura de madeira, apoiada nas paredes existentes.

Restauração de Edifício Cal fuster / arqbag - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Marc Díaz

Programa: a matriz de reforço estrutural do edifício existente articula o layout do programa através dos espaços-estrutura.

Restauração de Edifício Cal fuster / arqbag - Fotografia de Interiores
© Marc Díaz

Energia: respeitamos tanto as aberturas quanto a composição original das fachadas, entendendo que o elemento de oportunidade para capturar, iluminar e ventilar é a nova cobertura. Um dos 6 quadrantes da matriz estrutural é deixado vazio, gerando um grande pátio vertical de três níveis. Este pátio permite o acesso aos três andares, ilumina todos os espaços internos e ventila naturalmente o subsolo, que tem patologias derivadas da umidade do solo. Este dispositivo é ao mesmo tempo um elemento bioclimático; no inverno ele permanece fechado e se faz uso da iluminação artificial, enquanto no verão ele permanece aberto quando é conveniente aproveitar o ar fresco do subsolo.

Restauração de Edifício Cal fuster / arqbag - Fotografia de Interiores, Escada
© Marc Díaz
Restauração de Edifício Cal fuster / arqbag - Imagem 24 de 26
Corte Logitudinal
Restauração de Edifício Cal fuster / arqbag - Fotografia de Interiores
© Marc Díaz

Patrimônio: planos e vigas de concreto armado sustentam as fachadas do edifício patrimonial por dentro, sem a necessidade de intervenção fora. A restauração das paredes de pedra originais foi realizada com argamassa de cal e uma mistura de agregados com tonalidades específicas da região, oriundas de duas pedreiras locais.

Restauração de Edifício Cal fuster / arqbag - Fotografia de Exterior
© Marc Díaz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Restauração de Edifício Cal fuster / arqbag" [Cal fuster / arqbag] 23 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972111/restauracao-de-edificio-cal-fuster-arqbag> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.