Apartamentos Castro / NAAG arquitectura

Apartamentos Castro / NAAG arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada, ArcoApartamentos Castro / NAAG arquitectura - Fotografia de Interiores, Cozinha, VigaApartamentos Castro / NAAG arquitectura - Fotografia de Interiores, BanheiroApartamentos Castro / NAAG arquitectura - Fotografia de Interiores, Escada, ArcoApartamentos Castro / NAAG arquitectura - Mais Imagens+ 23

San Luis Potosí, México
  • Arquitetos: NAAG arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:alberstudio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acero Vegetal, AutoDesk, Cesantoni, Marca Madera, McNeel
  • Arquiteto Responsável: Alberto Nania
  • Equipe De Projeto: Alberto Nania, Alessandro Gerosa
  • Colaboradores: Gustavo Rodríguez
  • Cidade: San Luis Potosí
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Apartamentos Castro / NAAG arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada, Arco
© alberstudio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto consiste na reabilitação arquitetônica de uma antiga mansão no centro histórico da cidade de San Luis Potosi, México. O edifício foi ocupado por muito tempo por escritórios, como a maioria das propriedades no centro histórico, e estava em estado de deterioração devido à umidade geral e à falta de manutenção. O projeto teve como objetivo a reativação e readequação da densidade de habitações no centro histórico da cidade, remodelando o antigo edifício para abrigar 6 apartamentos para um público jovem, variando de 38 a 58 metros quadrados, distribuídos em dois pátios ligados entre si. O prédio é acessado através do corredor (hall de entrada), que encaminha ao primeiro pátio ao ar livre que, por sua vez, está conectado a um pátio menor. Estes pátios compartilhados são o coração das unidades, uma rua interna que encolhe e se expande, funcionando como um espaço público e social.

Apartamentos Castro / NAAG arquitectura - Fotografia de Interiores, Fachada
© alberstudio
Apartamentos Castro / NAAG arquitectura - Fotografia de Interiores, Porta
© alberstudio
Apartamentos Castro / NAAG arquitectura - Imagem 20 de 28
Planta Térreo
Apartamentos Castro / NAAG arquitectura - Imagem 22 de 28
Cortes Transversais
Apartamentos Castro / NAAG arquitectura - Fotografia de Interiores, Madeira
© alberstudio
Apartamentos Castro / NAAG arquitectura - Fotografia de Interiores
© alberstudio

A adaptação dos apartamentos consistiu em manter a leitura histórica do edifício sem demolir nenhuma das paredes originais. Tentamos aproveitar ao máximo a espacialidade existente nos antigos salões, fechando algumas aberturas e abrindo outras novas. Paredes e revestimentos em mau estado foram completamente reparados. As portas e janelas de madeira originais foram salvas, substituindo as ferragens e vidros. Toda a propriedade tinha um sério problema de umidade por capilaridade, que foi resolvido deixando a fundação de pedra exposta a uma altura de 70cm, a fim de permitir que as paredes respirassem, cumprindo assim uma função técnica e ao mesmo tempo estética. Cada apartamento consiste de uma sala de estar e jantar, cozinha, banheiro e quarto. A maioria dos apartamentos aproveita a altura generosa dos pés direitos para criar um mezanino de madeira que abriga o dormitório. Esta decisão permitiu que a parte privada da casa fosse protegida em relação aos pátios compartilhados, abrindo a vista do céu através de arcos, que fornecem luz natural e ventilação.

Apartamentos Castro / NAAG arquitectura - Fotografia de Interiores
© alberstudio
Apartamentos Castro / NAAG arquitectura - Imagem 26 de 28
Planta Apartamento 4
Apartamentos Castro / NAAG arquitectura - Fotografia de Interiores, Banheira
© alberstudio
Apartamentos Castro / NAAG arquitectura - Fotografia de Interiores, Banheiro
© alberstudio

Na parte de trás do edifício fica a lavanderia comunitária, com máquinas de lavar roupa para cada apartamento. Esta decisão foi tomada por duas razões: pelas  dimensões limitadas dos apartamentos e para incentivar convivência entre os inquilinos. Este projeto pretende afastar os preconceitos sobre a tipologia do vizinhança, assumindo os conceitos de viver em comunidade em uma nova forma de vida de bairro, que valoriza e descobre o centro histórico, incentivando a sinergia entre os jovens.

Apartamentos Castro / NAAG arquitectura - Fotografia de Interiores
© alberstudio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:San Luis, S.L.P., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamentos Castro / NAAG arquitectura" [Departamentos Castro / NAAG arquitectura] 22 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972107/apartamentos-castro-naag-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.