Casa Jaima / Estudio Galera

Casa Jaima / Estudio Galera - Fotografia de ExteriorCasa Jaima / Estudio Galera - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa Jaima / Estudio Galera - Fotografia de InterioresCasa Jaima / Estudio Galera - Fotografia de ExteriorCasa Jaima / Estudio Galera - Mais Imagens+ 34

Cariló, Argentina
  • Arquitetos: Estudio Galera
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  490
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Diego Medina
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACINDAR, Aluar, Alumia, DEMA, FV, HUPP, Imdi Iluminación, JOHNSON, Loma Negra, Pasalto, Plastigas, Roca, VALMIERA GLASS
  • Arquitetos Responsáveis: Ariel Galera, Cesar Amarante, Francisco Villamil
  • Equipe De Projeto: Ariel Galera, Cesar Amarante, Francisco Villamil
  • Engenharia: Javier Mendia
  • Paisagismo: Lorena Allemanni
  • Colaboradora: Carla Pierrestegui
  • Cidade: Cariló
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa Jaima / Estudio Galera - Fotografia de Exterior
© Diego Medina

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Jaima é a quarta obra de uma série de casas de concreto construídas pelo estúdio em um pequeno bairro no sul de Pinamar. Um terreno de 1700 m2 na borda de uma floresta urbanizada impõe a necessidade de pensar formas de gerar habitabilidade em um contexto de pinheiros e dunas em um pequeno apêndice urbano chamado Barrio Constancia. Esta "península" de floresta domesticada está localizada dentro de um grande maciço ainda não desenvolvido na periferia da cidade de Cariló. Trabalhando com recursos técnicos industrializados para maximizar a relação com o ambiente natural, a proposta da moradia concentra-se em gerar espaços para uso onde o conforto e a rusticidade do ambiente não se contrapõem, mas se complementam.

Casa Jaima / Estudio Galera - Fotografia de Exterior
© Diego Medina

A casa encontra seus princípios conceituais e argumentativos em analogia ao Jaima árabe, apesar de não revelar evidentemente ser inspirada por ela. Esta casa concentra a vida comum da família nômade sob um teto protetor apoiado por pilares metálicos compostos que terminam em vigas sólidas, que além de funcionarem como capitéis, articulam as mudanças na inclinação do telhado. A laje simplifica a estrutura gerando, a partir de sua modulação extrema, uma rede de vigas que organizam os demais elementos que aparecem na fachada e na planta. A laje, que é um teto que vai além do limite interno, desdobra-se como uma tela sobre apoios de diferentes alturas, gerando sombras e protegendo do clima como um Jaima.

Casa Jaima / Estudio Galera - Fotografia de Exterior
© Diego Medina
Casa Jaima / Estudio Galera - Fotografia de Exterior
© Diego Medina

Os quartos estão localizados em um volume semi-enterrado em um nível intermediário entre o andar social, que se estende meio nível acima deles, e o térreo - onde, além dos serviços, é previsto um espaço flexível. Sob o teto, grandes superfícies de correr se abrem para gerar um único espaço interligado leste e oeste, dentro e fora, proporcionando usos no "pátio sombreado" ou "pátio solar", dependendo do tempo e da temperatura do dia. A cobertura se eleva, trazendo os raios solares para dentro e refletindo o movimento da água da piscina sobre a estrutura de concreto.

Casa Jaima / Estudio Galera - Fotografia de Interiores
© Diego Medina
Casa Jaima / Estudio Galera - Imagem 31 de 39
Planta
Casa Jaima / Estudio Galera - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Diego Medina

A casa se desenvolve entre pátios que contêm usos e geram apropriações com diferentes graus de privacidade. A estrutura e a casa em geral - exceto para demandas muito específicas como banheiros, cozinha e churrasqueira - propõem, mas não impõem usos. A flexibilidade dos espaços deve se adaptar às gerações que não mais assistem à televisão em uma sala específica ou estudam na "sala de lição de casa". Em arquitetura, contemplar indefinições é contemplar diálogos entre possibilidades concretas e possibilidades futuras simultaneamente. As diversas maneiras pelas quais a sociedade avança exigem diversas formas de pensar e agir: propor sem impor.

Casa Jaima / Estudio Galera - Fotografia de Interiores, Escada, Viga
© Diego Medina
Casa Jaima / Estudio Galera - Fotografia de Exterior
© Diego Medina

A obra não se encerra em uma única visita, ela é o resultado do pragmatismo necessário para propor uma arquitetura centrada na geração de experiências e que toma a técnica como elemento fundamental para gerar diferentes "estados", para enquadrar e, às vezes, domesticar - pelo menos um pouco - a paisagem, dando-lhe características de uso e melhorando a relação dos habitantes com o meio ambiente.

Casa Jaima / Estudio Galera - Fotografia de Exterior
© Diego Medina

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Jaima / Estudio Galera" [Casa Jaima / Estudio Galera] 19 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972086/casa-jaima-estudio-galera> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.