Casa P / Tigges Architekt + Energiehaus

Casa P / Tigges Architekt + Energiehaus - Fotografia de InterioresCasa P / Tigges Architekt + Energiehaus - Fotografia de ExteriorCasa P / Tigges Architekt + Energiehaus - Fotografia de ExteriorCasa P / Tigges Architekt + Energiehaus - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa P / Tigges Architekt + Energiehaus - Mais Imagens+ 17

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  472
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pol Viladoms
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Block Porta, Cedria, Constructora Illes Medes S.A, Duplextil, Ecoespai, Keim Ecopaint Ibérica S.L., Rotex, SAS, Prefabricados de hormigón S.A, TBB, Uniform, Zehnder
  • Arquitetos Responsáveis: Daniel Tigges (Tigges Architekt) y Micheel Wassouf (Energiehaus)
  • Engenharia: Oliver Style y Vicenç Fulcarà, Progetic
  • Parceria: Maria Molins Sala
  • Cidade: Girona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa P / Tigges Architekt + Energiehaus - Fotografia de Exterior
© Pol Viladoms

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa P está localizada em Girona (Espanha) e consiste em um único edifício sem grandes barreiras; a sua localização na parte superior do terreno permite aos seus habitantes desfrutarem de vistas privilegiadas. O edifício combina um design contemporâneo com os critérios de um edifício de baixo consumo de energia (NZEB), e sua alta eficiência energética foi certificada pelo padrão alemão Passivhaus.

Casa P / Tigges Architekt + Energiehaus - Fotografia de Exterior
© Pol Viladoms
Casa P / Tigges Architekt + Energiehaus - Fotografia de Exterior
© Pol Viladoms

O edifício está organizado em três pisos. O subsolo e o térreo são em estrutura de concreto e constituem a base sobre a qual se constrói o último andar do edifício, todo em madeira. Essa mesma materialização se exterioriza e dá corpo às fachadas, num jogo que busca inverter as cores dos dois materiais. Por um lado, através da utilização de pigmentos castanhos no concreto e, por outro, através de um tratamento da madeira que tenta simular o envelhecimento do material. Isso também permite reduzir os custos de manutenção.

Casa P / Tigges Architekt + Energiehaus - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Pol Viladoms
Casa P / Tigges Architekt + Energiehaus - Imagem 19 de 22
Planta
Casa P / Tigges Architekt + Energiehaus - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Pol Viladoms

O térreo acolhe as zonas comuns - um espaço aberto sem divisórias que pretende captar o máximo de luz natural - ao mesmo tempo que promove o diálogo visual entre todos os espaços que compõem este piso. Os dois níveis deste piso, para além de diferenciarem os espaços, permitem que as alturas sejam trabalhadas de forma dinâmica, conferindo a cada espaço sua singularidade. Este jogo de alturas, que também está presente na escada em cascata que une os dois pisos do edifício, estende-se para o exterior até ao alpendre, onde o seu pé-direito duplo acentua a verticalidade deste espaço, criando uma transição entre o interior e o exterior.

Casa P / Tigges Architekt + Energiehaus - Fotografia de Interiores
© Pol Viladoms

A relação interior-exterior foi um tema essencial e que se pretendeu valorizar através da criação de espaços exteriores aderentes a cada espaço interior, como o alpendre, as varandas ou os vários terraços que circundam todo o edifício. Os quartos estão organizados no andar superior do edifício; os seus interiores são maioritariamente revestidos a madeira com esmalte branco, na mesma tonalidade dos outros materiais, na tentativa de gerar uma leveza que se adeque ao carácter suave destes espaços. Também aqui todos os quartos têm o seu espaço exterior correspondente. 

Casa P / Tigges Architekt + Energiehaus - Fotografia de Interiores
© Pol Viladoms

Desde os primeiros esboços, preocupações elementares na construção passiva de casas, como a orientação solar ou a alta compactação do edifício, foram consideradas. As aberturas principais estão viradas a sul e a fachada norte quase não contém janelas. Desta forma, a radiação solar máxima pode ser capturada no inverno para aquecer passivamente o interior.

Casa P / Tigges Architekt + Energiehaus - Fotografia de Interiores
© Pol Viladoms
Casa P / Tigges Architekt + Energiehaus - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Pol Viladoms

O edifício não possui sistema de climatização tradicional e é climatizado exclusivamente através do Zehnder ComfoAir 550 ERV Luxe, que, além de climatizar a casa, proporciona um ar limpo e saudável no interior do edifício. De acordo com os cálculos mais recentes, o edifício tem uma demanda anual de aquecimento de 9 kWh / m2 e uma demanda de refrigeração de 1 kWh / m2. A construção da Casa P pretende ser uma alternativa aos métodos tradicionais de construção, muito mais prejudiciais ao ambiente e muito mais onerosos para os seus utilizadores.

Casa P / Tigges Architekt + Energiehaus - Fotografia de Exterior, Fachada
© Pol Viladoms

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa P / Tigges Architekt + Energiehaus" [P-House / Tigges Architekt + Energiehaus] 18 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972053/casa-p-tigges-architekt-plus-energiehaus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.