Cabana Moss / Béres Architects

Cabana Moss / Béres Architects - Fotografia de ExteriorCabana Moss / Béres Architects - Fotografia de ExteriorCabana Moss / Béres Architects - Fotografia de ExteriorCabana Moss / Béres Architects - Fotografia de Interiores, CadeiraCabana Moss / Béres Architects - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Béres Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  40
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tamás Bujnovszky
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ELEVATE, INTERNORM, Louis Poulsen, expona, loxone
Mais informaçõesMenos informações
Cabana Moss / Béres Architects - Fotografia de Exterior
© Tamás Bujnovszky

“Meça duas vezes, cave uma vez” - esta foi a força motriz por trás da ideia de fundação inteligente que Attila Béres e Attila Hideg desenvolveram para proteger as raízes das gigantescas árvores do local. Ao mesmo tempo, a ideia possibilitou o esboço de uma cabana que pode ser construída por uma pessoa. Acredite ou não, este pequeno refúgio foi criado pelo proprietário e construtor Attila Hideg sozinho.

Cabana Moss / Béres Architects - Fotografia de Exterior
© Tamás Bujnovszky
Cabana Moss / Béres Architects - Fotografia de Exterior
© Tamás Bujnovszky

Seu entusiasmo pela criação de estruturas de madeira chamou a atenção já em 2013, quando construiu a Casa Hideg em Kőszeg na Hungria. O sucesso da casa inspirou-o a testar suas habilidades novamente: depois de trabalharem juntos na renovação do apartamento medieval Niczky, ele se juntou à equipe de arquitetos de Béres pela terceira vez para criar uma cabana pequena, mas confortável, entre árvores centenárias de Alpokalja, os pés dos Alpes.

Cabana Moss / Béres Architects - Fotografia de Exterior
© Tamás Bujnovszky
Cabana Moss / Béres Architects - Imagem 30 de 31
Elevações

“A nossa tarefa era criar um pequeno esconderijo de cerca de 40 m² sem comprometer o conforto habitacional, ao mesmo tempo que respeitávamos os valores naturais do local a níveis extraordinários”, afirma o arquiteto Attila Béres. A localização excepcional da casa, que fica no limite da mata intocada e da rede de estradas, inspirou a criação um edifício que flutua acima do terreno. Estruturas esbeltas são cuidadosamente localizadas para que possamos manter e proteger as raízes das árvores ao redor.

Cabana Moss / Béres Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Tamás Bujnovszky

Não há necessidade de escavação ou enchimento com máquinas que estragam o contexto natural. O sistema estrutural da casa foi criado de forma a oferecer alguma flexibilidade. A seção transversal do edifício cria um grande contato visual com a paisagem inclinada circundante, abrindo possibilidades de janelas mais altas e ajudando a capturar a vista em direção à paisagem natural. 

Cabana Moss / Béres Architects - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Tamás Bujnovszky
Cabana Moss / Béres Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Tamás Bujnovszky

Como a forma do edifício é muito simples e o único material usado na fachada o torna ainda mais semelhante a um objeto, a disposição e a aparência das aberturas desempenham um papel importante. As janelas criam um motivo lúdico, uma aparência única e reconhecível. Existe um grande contraste entre o interior e o exterior do edifício. O interior quente e aconchegante é envolto em uma superfície áspera que permite que a floresta crie cores e padrões ao seu gosto.

Cabana Moss / Béres Architects - Fotografia de Interiores
© Tamás Bujnovszky
Cabana Moss / Béres Architects - Imagem 28 de 31
Planta
Cabana Moss / Béres Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Tamás Bujnovszky

O foco dos espaços interiores está voltado para o ambiente natural. Vira as costas aos poucos vizinhos e ao fim da rua sem saída. Desta forma, as laterais que continham as aberturas precisavam de um desenho cuidadoso e de algum “tempero”. A sugestão foi uma combinação de soluções práticas, um reflexo das vistas que a paisagem inclinada oferece. Um dos ideais do projeto foi o esforço de permanecer pequeno. Sem espaços desnecessários, sem sobras, sem metros quadrados desperdiçados. Este é o ponto de partida para respeitar o meio ambiente.

Cabana Moss / Béres Architects - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Tamás Bujnovszky

A utilização de materiais de construção de alta qualidade e produtos com ótimas características ajudam a atingir o mesmo objetivo e, ao mesmo tempo, ajudam a representar a filosofia do nosso cuidado com a sustentabilidade. O aquecimento e o abastecimento de água quente são resolvidos 100% eletricamente. O consumo é extremamente baixo graças ao projeto que conta com sistema de isolamento. Como resultado do cuidadoso desenho e excepcional microclima do local, não há necessidade de ar condicionado ou ventilação forçada no edifício. Todos os cabos e tubos permanecem invisíveis mesmo na parte inferior.

Cabana Moss / Béres Architects - Fotografia de Exterior
© Tamás Bujnovszky

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Cabana Moss / Béres Architects" [Cabin Moss / Béres Architects] 17 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972006/cabana-moss-beres-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.