Pagina inicial

Conheça a história por trás da nova identidade da nossa marca

Saiba mais

Edifício Residencial BO 52 / Yachar Bouhaya Architecte + Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana

Edifício Residencial BO 52 / Yachar Bouhaya Architecte + Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana
© Fernando Guerra
© Fernando Guerra

© Fernando Guerra© Fernando Guerra© Fernando Guerra© Fernando Guerra+ 24

  • Arquitetos Responsáveis:Yachar Bouhaya, Saad El Kabbaj, Driss Kettani, Mohamed Amine Siana
  • Arquiteta:Ayda Bennani Smires
  • Desenho Técnico:Yassine El Aouni, Mustapha Goumri, Rachid El Maataoui
  • Cliente:Linkcity
  • Construtora Geral:Bymaro, Bouygues Construction Morocco
  • Cidade:Casablanca
  • País:Marrocos
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Guerra
© Fernando Guerra

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está localizado no eixo metropolitano de Casablanca, Marrocos, local que abriga o novo centro financeiro da cidade. O projeto BO52 contribui para a diversidade desta prestigiosa área urbana ao introduzir um volume residencial principal e um comercial menor. O empreendimento está localizado próximo à torre CFC, um dos principais marcos arquitetônicos da Casa Anfa.

© Fernando Guerra
© Fernando Guerra
Planta - Primeiro Pavimento
Planta - Primeiro Pavimento

O projeto pretende, acima de tudo, pertencer a Casablanca, inspirar-se na essência e nos códigos da arquitetura que marcaram a cidade ao longo do século XX. Mas também trata de afirmar plenamente sua contemporaneidade, tentando oferecer uma escrita de seu tempo, leve, branca, contundente e sutil ao mesmo tempo.

© Fernando Guerra
© Fernando Guerra
© Fernando Guerra
© Fernando Guerra

O empreendimento, portanto, é composto por um edifício principal de forte verticalidade com 16 andares com vista para a rua principal e outro edifício de 13 andares com vista para um jardim interno, além do calçadão e do Palmeraie. A articulação destes 2 volumes é efetuada através de um espaço comercial. Esta configuração permite uma lógica funcional e uma melhor gestão das vistas do entorno.

© Fernando Guerra
© Fernando Guerra

A expressão arquitetônica trabalha com as superfícies brancas e a horizontalidade dos terraços contínuos que constituem espaços de lazer exteriores, abertos e protegidos ao mesmo tempo, muito apreciados pelos habitantes de Casablanca. Essas varandas contínuas dão expressão ao projeto, marcando-o com camadas, multiplicando os níveis de leitura, transparência e esfumaçando a massa dos volumes. Uma arquitetura que se expande cortando um véu semitransparente no horizonte. Os apartamentos são abertos sobre estes terraços e permitem usufruir de uma qualidade de uso aproveitando o clima ameno do exterior e se beneficiando das várias vistas que o terreno oferece.

Fachada Sudeste
Fachada Sudeste
© Fernando Guerra
© Fernando Guerra

Estes terraços não se projetam no vazio, mas contam com telas verticais relativamente concentradas no nível dos quartos e amplamente espaçadas no nível das áreas de recepção. Estas "claustras" permitem ocasionalmente oferecer espaços protegidos do sol, dos olhares e do vento, criando uma semi-transparência. Também permitem traçar uma “linha” protetora que delimita os vários apartamentos e reforça o sentimento de inferioridade. Esta pele, de cor branca, brinca com os efeitos da luz natural para se adaptar ao ambiente, criando assim uma fachada vibrante. A interação dos parapeitos das varandas, em vidro ou carpintaria vertical branca, cria um padrão específico, uma espécie de "caligrafia" moderna que dá ao projeto a sua expressão gráfica.

© Fernando Guerra
© Fernando Guerra

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Casablanca, Marrocos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial BO 52 / Yachar Bouhaya Architecte + Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana" [BO 52 Apartment Building / Yachar Bouhaya Architecte + Saad El Kabbaj + Driss Kettani + Mohamed Amine Siana] 16 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971838/edificio-residencial-bo-52-yachar-bouhaya-architecte-plus-saad-el-kabbaj-plus-driss-kettani-plus-mohamed-amine-siana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.