Pavilhão para Estacionamento de Bicicletas / WAW architects

Pavilhão para Estacionamento de Bicicletas / WAW architects - Fotografia de ExteriorPavilhão para Estacionamento de Bicicletas / WAW architects - Fotografia de Exterior, CercaPavilhão para Estacionamento de Bicicletas / WAW architects - Fotografia de InterioresPavilhão para Estacionamento de Bicicletas / WAW architects - Fotografia de Exterior, PortaPavilhão para Estacionamento de Bicicletas / WAW architects - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: WAW architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  103
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tim Van de Velde
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ecoworks, Perfopol, VM Building Solutions
  • Clientes: OCMW / City of Halle
  • Engenharia: Paridaens ingenieurs bvba, SB Heedfeld bvba
  • Paisagismo: WAW architects
  • Cidade: Halle
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão para Estacionamento de Bicicletas / WAW architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Tim Van de Velde
Pavilhão para Estacionamento de Bicicletas / WAW architects - Fotografia de Exterior
© Tim Van de Velde

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto inclui um novo pavilhão para 58 bicicletas localizado no sítio do OCMW / Cidade de Halle e mais especificamente na encosta de uma “parcela residual” entre a estrada de acesso ao estacionamento atrás da Casa Social e o estacionamento do centro de assistência residencial “Zonnig Huis” ao lado. De forma a se adequar à arquitetura existente em termos de forma, optou-se por um acabamento de fachada em metal expandido como anteriormente utilizado na realização da Casa Social (também realização da WAW architects).

O pavilhão tem uma estrutura simples em termos de estrutura e materiais. Perfis em I inclinados e verticais como colunas sustentam as lajes de concreto ligeiramente inclinadas do telhado e referem-se ao esqueleto de concreto inclinado da nova sala de reuniões da Casa Social. A estrutura de aço leve é construída sobre uma subestrutura de concreto, que também contém as paredes de contenção para absorver a inclinação existente.

Pavilhão para Estacionamento de Bicicletas / WAW architects - Fotografia de Exterior
© Tim Van de Velde
Pavilhão para Estacionamento de Bicicletas / WAW architects - Fotografia de Exterior
© Tim Van de Velde

Existe uma diferença de nível no terreno entre os estacionamentos inferior e superior. De acordo com o uso dos materiais, o pavilhão consiste em duas lajes de concreto, superior e inferior, com uma construção metálica no meio. Os demais acabamentos, como os ralos para drenagem, suportes das bicicletas, dutos de cabos e painéis elétricos, também são feitos de metal. A diferença de altura existente é habilmente usada para dividir o edifício em dois níveis. Cada um deles tem seu próprio acesso e são separados fisicamente por dentro por uma rede de arame de aço inoxidável, mas totalmente transparente para que o pavilhão seja vivenciado como um único espaço. 

Pavilhão para Estacionamento de Bicicletas / WAW architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Tim Van de Velde
Pavilhão para Estacionamento de Bicicletas / WAW architects - Imagem 18 de 19
Planta

O nível mais baixo é uma área pública para o estacionamento seguro e vigiado de 14 bicicletas ou scooters, acessível a partir do estacionamento no térreo do centro residencial "Zonnig Huis". No nível mais alto, existe uma área fechada para funcionários para estacionamento de 44 bicicletas, acessível a partir do estacionamento superior da Casa Social. Ambas as áreas serão equipadas com portas automáticas, controle de acesso, iluminação, câmeras de vigilância e recarga para bicicletas elétricas. É importante, no que diz respeito à segurança, que a iluminação noturna permanente também seja fornecida. 

Pavilhão para Estacionamento de Bicicletas / WAW architects - Fotografia de Exterior
© Tim Van de Velde

Ao dar às três superfícies de concreto do telhado uma inclinação diferente, a inclinação existente do terreno é seguida e a altura interna é limitada. O pavilhão adquire uma aparência dinâmica, fazendo com que pareça menos massivo. As inclinações também tornam o telhado verde mais visível. O aço expandido usado como revestimento da fachada proporciona transparência, permitindo a entrada de muita luz e ar durante o dia, para que não pareça claustrofóbico. À noite, a iluminação interior passa a ter o efeito contrário de um farol luminoso, com o mesmo aspecto da escada de emergência da Casa Social. 

Pavilhão para Estacionamento de Bicicletas / WAW architects - Fotografia de Interiores
© Tim Van de Velde

Do ponto de vista da sustentabilidade e para integração na parte ajardinada do local, um extenso telhado verde no pavilhão de bicicletas foi escolhido para amortecer a água da chuva. A nova drenagem é feita em direção à calha existente da Casa Social, para que a infiltração no local seja integralmente cumprida. Encontrar o local certo para o pavilhão no local foi importante para preservar as grandes árvores antigas.

Pavilhão para Estacionamento de Bicicletas / WAW architects - Fotografia de Exterior
© Tim Van de Velde

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Auguste Demaeghtlaan 38, 1500 Halle, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão para Estacionamento de Bicicletas / WAW architects" [Bicycle Pavilion / WAW architects] 18 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971702/pavilhao-para-estacionamento-de-bicicletas-waw-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.