Edifício Caracol / Estudio Herreros + MIM-A

Edifício Caracol / Estudio Herreros + MIM-A

© José Hevia© José Hevia© José Hevia© José Hevia+ 31

  • Arquitetos: Estudio Herreros, MIM-A
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografías:  José Hevia
  • Arquitetos:Juan Herreros, Jens Richter, Mariona Benedito, Martí Sanz
  • Arquiteto Responsável Pelo Projeto:Abraham Piñate
  • Equipe De Projeto:Martha Sosa Días, Verónica Meléndez, Paola Simone, Carmen Antón, Filippo Sapienza, Xavier Isart, Clara Vidal, Ignasi Agustí, Ignasi Navàs
  • Estrutura:Manuel Arguijo
  • Cidade:Sant Boi de Llobregat
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© José Hevia
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa, que mescla o uso residencial e comercial em uma convivência sem diferenças, exige praticamente o preenchimento do volume disponível de acordo com as normativas. Esta limitação, aliada aos requisitos de eficiência e simplicidade que queremos impor, constituem um desafio para o desenvolvimento de um projeto com algum valor acrescentado. Para fazer isso, procuramos os poderes ocultos de uma proposta pragmática que é sensível a pequenos estímulos externos.

© José Hevia
© José Hevia
© José Hevia
© José Hevia
© José Hevia
© José Hevia

Começamos desenhando uma planta típica de 12 apartamentos. Precisamos sacrificar a superfície mínima de circulação, por isso optamos por implementar um único núcleo central equipado com duas escadas em “tesoura” entrelaçadas, dois elevadores e dois núcleos de instalações. Teremos assim um portal de passagem único e uma centralização de ligações no térreo que afetarão a limpeza do espaço comercial e do estacionamento subterrâneo. No que diz respeito às residências, todas as salas e quartos são exteriores, enquanto as entradas, cozinhas e banheiros estão voltados para os corredores partilhados por cada três apartamentos. A partir deste esquema que solidifica o volume disponível, são realizadas operações de subtração que permitem talhar uma nova morfologia gerando generosos terraços coletivos e individuais e facilitando a ventilação cruzada, vistas diagonais e clareamento da densidade original que orientam o edifício para suas paisagens mais atraentes.

© José Hevia
© José Hevia
© José Hevia
© José Hevia
Planta - Térreo
Planta - Térreo
Planta - Tipo
Planta - Tipo
© José Hevia
© José Hevia
Corte - Longitudinal
Corte - Longitudinal
© José Hevia
© José Hevia
© José Hevia
© José Hevia

As fachadas exteriores são repetitivas e fechadas por uma folha de painel industrial exterior ventilada em busca de uma ressonante e monumental imagem do volume, felizmente rodeado de espaço público. Em contraste, as fachadas dos pátios e corredores têm um caráter quase pitoresco com treliças, ladrilhos e pisos de cerâmica com uma longa tradição na Catalunha. O edifício Caracol é um convite a repensar o conceito de periferia. Se estamos a uma distância equivalente de bicicleta do centro histórico, dos pomares de Llobregat, da praia e do aeroporto de El Prat, talvez um contexto em que se confundem blocos residenciais e edifícios industriais acaba por ter uma condição central acessível a vários contextos e escalas que não estão disponíveis no centro convencional.

© José Hevia
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:08830 Sant Boi de Llobregat, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Caracol / Estudio Herreros + MIM-A" [Edificio caracol / Estudio Herreros + MIM-A] 10 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971618/edificio-caracol-estudio-herreros-plus-mim-a> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.