Vila Cabin Fairy / Parallect Design

Vila Cabin Fairy  / Parallect Design - Fotografia de Exterior
Uma comunidade de casas de madeira envolta nas lacunas da vegetação natural. Imagem © Yingda Xu

Vila Cabin Fairy  / Parallect Design - Imagem 2 de 32Vila Cabin Fairy  / Parallect Design - Fotografia de ExteriorVila Cabin Fairy  / Parallect Design - Fotografia de Interiores, EscadaVila Cabin Fairy  / Parallect Design - Fotografia de Interiores, Viga, FachadaVila Cabin Fairy  / Parallect Design - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Parallect Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1198
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yingda Xu
  • Arquiteto Responsável: Di Huang
  • Equipe De Projeto: Meng Xu, Mingfeng Xiao, Baolei Liang, Ying Sun, Min Ding, Ying Jiang, Wuxinzi Deng, Xiangdong Xiao
  • Cidade: Jiujiang
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Vila Cabin Fairy  / Parallect Design - Fotografia de Exterior
Visão semi-aérea do projeto. Imagem © Yingda Xu

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Wooden Cabin Town está localizada em uma ilha no Mar Ocidental de Lushan, a sudoeste de Jiujiang, Jiangxi, na China e foi projetada pelo Shanghai Parallect Architecture Studio. O predecessor dessa área é o Rio Xiu, um dos cinco maiores rios de Jiangxi. Dos anos 1950 aos 1970, a Barragem de Xihai, conhecida como a maior barragem da Ásia, foi construída, formando uma ilha única na área do lago: aglomerados de mata flutuando sobre a água. O projeto trata-se de um aglomerado de pequenas cabanas de madeira flutuando sobre este pedaço de selva, incluindo uma torre de observação de 24 metros de altura, um salão multifuncional e 19 cabanas florestais de madeira pré-fabricadas.

Vila Cabin Fairy  / Parallect Design - Fotografia de Exterior
A luz gradualmente acendeu no pôr do sol. Imagem © Yingda Xu
Vila Cabin Fairy  / Parallect Design - Imagem 2 de 32
Ilha, selva e cabana. Imagem © Yingda Xu

A fusão entre o edifício e a mata da ilha é o ponto de partida do projeto. Portanto, como parte central do projeto, o novo edifício foi construído inteiramente com base na demolição do antigo edifício. A cabana de madeira é elevada por uma fundação independente e o terreno é reparado e restaurado. Os resíduos da demolição de edifícios antigos também foram aterrados no local, tanto quanto possível, para se tornarem a base do salão multifuncional. 

Vila Cabin Fairy  / Parallect Design - Fotografia de Exterior
Uma visão semi-aérea do projeto. Imagem © Yingda Xu
Vila Cabin Fairy  / Parallect Design - Fotografia de Exterior, Orla
Com vista para a cidade da torre. Imagem © Yingda Xu

O projeto da vila deve muito mais ao local e à natureza do que ao trabalho dos arquitetos: as árvores ao redor determinam os limites do edifício. As regras de espaço central e expansão do limite são feitas: o eixo dos novos edifícios é definido na área central da arquitetura original, e os edifícios são preenchidos nas áreas livres entre as árvores. Comparado com as regras rígidas e rigor, esperamos introduzir mais adaptabilidade e espontaneidade de baixo para cima neste projeto que persegue a diversão selvagem da selva.

Vila Cabin Fairy  / Parallect Design - Fotografia de Exterior
Enterrado pelo crescimento desenfreado da natureza. Imagem © Yingda Xu
Vila Cabin Fairy  / Parallect Design - Imagem 30 de 32
Masterplan. Imagem Cortesia de Parallect Design
Vila Cabin Fairy  / Parallect Design - Fotografia de Interiores, Escada
Relação estruturada rica entre indivíduos. Imagem © Yingda Xu

Graças a tais dotações naturais e estratégias de projeto, a proposta final respira: 3 tipos de módulos de cabine estão embutidos no local, e a plataforma apresenta um ritmo de diferentes alturas para se adaptar ao terreno. A orientação e as aberturas das cabines de madeira são cuidadosamente organizadas para torná-las uma moldura de visualização uma para a outra. O principal material da cabine é a madeira de pinho Hongxue com tratamento anti-corrosão e à prova de insetos, que ainda expõe a textura original da madeira. Não queremos que este lugar pareça um prédio limpo e arrumado, mas sim um diálogo íntimo entre os materiais e o ambiente que já se arrasta há vários anos.

Vila Cabin Fairy  / Parallect Design - Fotografia de Exterior
A torre mostra permeabilidade diferente com a mudança de perspectiva. Imagem © Yingda Xu
Vila Cabin Fairy  / Parallect Design - Imagem 31 de 32
3 tipos de casas de madeira. Cortesia da imagem de Parallect Design
Vila Cabin Fairy  / Parallect Design - Fotografia de Exterior
Vista norte do salão multifuncional. Imagem © Yingda Xu

O que é mais especial é que no início do projeto, o programa a ser introduzido ainda não tinha sido definido. Portanto, enquanto o próprio espaço constitui um sistema paisagístico, o proprietário também apresentou requisitos para a adaptabilidade das funções futuras. Concebemos e elencamos alguns programas que aqui poderão ser implantados, que também servirão de base para o desenho da cabana de madeira. Com base nas múltiplas possibilidades no futuro, os três tipos de cabines de madeira evoluídas mostram diferentes estruturas, escalas e abertura. O projeto "oco" também reserva espaço e bases estruturais para futuras expansões e alterações. 

Vila Cabin Fairy  / Parallect Design - Fotografia de Interiores, Escada
Diferentes tipos de casas de madeira são combinados entre si. Imagem© Yingda Xu
Vila Cabin Fairy  / Parallect Design - Fotografia de Exterior
Folhas caídas na plataforma. Imagem© Yingda Xu

O hall multifuncional no eixo central da vila é uma versão ampliada da pequena cabana de madeira, como uma "instrução" para as funções futuras dos três tipos de cabanas, sendo também o único espaço na " cidade "que apresenta funções internas. O telhado é feito com telhas.

Vila Cabin Fairy  / Parallect Design - Fotografia de Exterior
Caminhe por plataformas e corredores. Imagem © Yingda Xu
Vila Cabin Fairy  / Parallect Design - Fotografia de Interiores, Viga
A casa “oca” de madeira, como espaço paisagístico que caminha e repousa, cria também condições para a futura implantação de funções. Imagem © Yingda Xu

O espaço interior passa pelos caixilhos com vidro, o pátio central ajardinado e as escadas, formando uma vista oposta à plataforma de entrada do lado sul. O pátio ajardinado atende à demanda de evacuação e também constrói uma conexão interna e externa de vários níveis com salões multifuncionais, escadas públicas, corredores e mirantes quando forem realizados os eventos.

Vila Cabin Fairy  / Parallect Design - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada
Olhando para o pátio da frente do salão multifuncional. Imagem © Yingda Xu

O mirante em estrutura de aço é o ponto mais alto de toda a ilha, os visitantes podem ter uma boa visão de toda a área do lago quando estão no topo. A fachada de madeira anticorrosiva projetada para reduzir a resistência ao vento apresenta várias permeabilidades de diferentes ângulos de visão: quando as pessoas olham dos barcos no lago, as torres erguidas na selva estão surgindo. Ao amanhecer e ao pôr-do-sol, a luz do sol se infiltra pelas aberturas do elemento vazado. 

Vila Cabin Fairy  / Parallect Design - Fotografia de Interiores, Madeira
Edifício mirante e salão multifuncional. Imagem © Yingda Xu
Vila Cabin Fairy  / Parallect Design - Fotografia de Exterior
Mirante na ilha. Imagem © Yingda Xu

A visão especial do projeto nos deixa cheios de curiosidade sobre o seu amanhã. Também imaginamos inúmeras funções e eventos implantáveis para ele: acomodações, casas de família, corridas de obstáculos com drones, balões de ar quente, salas de aula, ioga, atividades ao ar livre... O espaço em si carrega infinitas possibilidades. Outra opção é que ninguém se importe com o crescimento bárbaro das plantas e elas gradualmente engolirem os edifícios, voltando a um reino secreto.

Vila Cabin Fairy  / Parallect Design - Fotografia de Exterior
A névoa da manhã se dissipou. Imagem © Yingda Xu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jiujiang, Jiangxi, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Vila Cabin Fairy / Parallect Design" [Cabin Fairy Town / Parallect Design] 12 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971610/vila-cabin-fairy-parallect-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.