Hospedaria para o Peregrino / EeG arquitectos

Hospedaria para o Peregrino / EeG arquitectos - Fotografia de Exterior, EscadaHospedaria para o Peregrino / EeG arquitectos - Fotografia de Interiores, VigaHospedaria para o Peregrino / EeG arquitectos - Fotografia de InterioresHospedaria para o Peregrino / EeG arquitectos - Fotografia de ExteriorHospedaria para o Peregrino / EeG arquitectos - Mais Imagens+ 21

Sobrado, Espanha
  • Arquitetos: EeG arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  498
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias :Hector Santos Diez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GALA, HASSLACHER NORICA TIMBER, JUNG, Thermowood, Verea
  • Colaboradores: Gabriel Alarcón Sabarís
  • Cidade: Sobrado
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Hospedaria para o Peregrino / EeG arquitectos - Fotografia de Exterior
© Hector Santos Diez

Descrição enviada pela equipe de projeto. A intervenção centra-se na reabilitação de uma propriedade rural do século XVIII e seus arredores para transformá-la em uma hospedaria ligada ao Caminho de Santiago na sua variante norte, situada na periferia do núcleo tradicional de Madelos no Sobrado dos Monxes e na fronteira com a Câmara Municipal de Boimorto. O volume sofreu diferentes ampliações ao longo do tempo, até à década de 1970, altura em que foi abandonado devido ao seu mau estado. Durante este período, a estrutura de madeira deteriora-se e parte das paredes de Lousa desabam. O processo de abandono, como em muitas zonas rurais devido ao êxodo para a cidade, provoca a transformação da paisagem. Assim, as mudanças sociais e culturais formalizam o entorno.

Hospedaria para o Peregrino / EeG arquitectos - Fotografia de Exterior, Escada
© Hector Santos Diez
Hospedaria para o Peregrino / EeG arquitectos - Imagem 13 de 26
Planta - Térreo
Hospedaria para o Peregrino / EeG arquitectos - Fotografia de Exterior
© Hector Santos Diez
Hospedaria para o Peregrino / EeG arquitectos - Imagem 14 de 26
Planta - Primeiro Pavimento
Hospedaria para o Peregrino / EeG arquitectos - Fotografia de Interiores, Viga
© Hector Santos Diez

Reconectar a edificação com o ambiente, recuperar o acesso pelo norte como continuação do caminho. O volume como uma transição, através de um amplo espaço no térreo, em direção à clareira na floresta. Tudo o que pode ser preservado do volume tradicional é mantido e aqueles elementos adicionados para funcionalidade, como os quartos no térreo ou o aumento de altura, são considerados discretamente. A reabilitação atinge áreas com necessidade de altura e abre o volume a sudeste, em resultado da falta das paredes. De forma a gerar esse olhar recíproco através da estrutura, transparência e materiais tradicionais são apoiados nas paredes recuperadas. Essas novas formas são utilizadas para gerar sistemas climáticos passivos, por meio de vidros que controlam a temperatura, com uma trepadeira caduca para controle solar, o reservatório de água gerando inércia térmica e ventilação cruzada. No térreo, o percurso é demarcado no pavimento interior em busca da clareira na floresta, atravessando a sala diáfana central, que distribui o programa de necessidades. No primeiro andar, um corredor comum em torno da superfície envidraçada voltada para o terraço distribui os quartos. Buscou-se transparência e sinceridade construtiva, com base no senso comum da arquitetura popular.

Hospedaria para o Peregrino / EeG arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Hector Santos Diez
Hospedaria para o Peregrino / EeG arquitectos - Imagem 18 de 26
Cortes
Hospedaria para o Peregrino / EeG arquitectos - Fotografia de Interiores
© Hector Santos Diez
Hospedaria para o Peregrino / EeG arquitectos - Imagem 21 de 26
Detalhe
Hospedaria para o Peregrino / EeG arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira
© Hector Santos Diez

O projeto é materializado através de soluções estruturais com portais, lajes, juntas e materiais tradicionais, apoiados na pré-existência recuperada. A intenção foi integrar o volume às novas necessidades do ambiente com o aconchego e a harmonia proporcionados pelos materiais e soluções tradicionais. O mesmo acontece no interior onde também se tenta introduzir a presença e a luz do exterior através das transparências, o que é reforçado em áreas com reflexos nos espelhos. Ao entardecer na grande escuridão, o volume surge como um pequeno farol que reequilibra a sinergia de outrora, entre o ambiente e a construção, formando um conjunto de instantes de uma realidade em mudança.

Hospedaria para o Peregrino / EeG arquitectos - Fotografia de Exterior
© Hector Santos Diez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praza Portal, 1, 15813 Sobrado, A Coruña, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hospedaria para o Peregrino / EeG arquitectos" [Pensión Sobrado para el peregrino / EeG arquitectos] 05 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971347/hospedaria-para-o-peregrino-eeg-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.