Pagina inicial

Conheça a história por trás da nova identidade da nossa marca

Saiba mais

Instituto de Ensino Secundário Serra de Noet / Fabregat & Fabregat Arquitectes

Instituto de Ensino Secundário Serra de Noet / Fabregat & Fabregat Arquitectes

© Joan Guillamat© Joan Guillamat© Joan Guillamat© Joan Guillamat+ 25

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3499
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:  Joan Guillamat
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Arcelor Mittal, AutoDesk, Cadwork informatik AG, KLH, TEJAS BORJA
  • Arquitetos Responsáveis:Joan Fabregat Pla, Josep Maria Fabregat Estraguès
  • Equipe De Projeto:Natalia Salvador, Aleix Piè
  • Cliente:Generalidade da Catalunha
  • Estruturas:BIS Estructures
  • Instalações:Oriol Vidal Ingenieria
  • Cidade:Berga
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Joan Guillamat
© Joan Guillamat

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para esta escola secundária localizada na cidade de Berga (província de Barcelona) é o resultado de um concurso público de projeto organizado pelo Governo da Catalunha. Consiste em três volumes de linhas claras: a sala de aula principal e edifício administrativo com um térreo e mais dois pavimentos, e dois edifícios térreos que abrigam os outros usos do programa: cafeteria, cantina, vestiários, ginásio e sala de ginástica. Uma varanda contínua conecta os três edifícios, que estão dispostos em forma de "U", criando um pátio com seu próprio playground, em frente às quadras esportivas.

© Joan Guillamat
© Joan Guillamat

O projeto é o maior edifício público da Catalunha já construído com um sistema de painéis de madeira laminada cruzada, CLT, com uma área total construída de mais de 3.500 m2.

© Joan Guillamat
© Joan Guillamat
Planta Térreo
Planta Térreo
Corte geral
Corte geral
© Joan Guillamat
© Joan Guillamat

Este sistema consiste em um processo de construção pré-fabricado de painéis estruturais de madeira sólida laminada cruzada CLT, tanto para os painéis de estrutura vertical, como para os de estrutura horizontal.

Vista explodida do sistema de construção
Vista explodida do sistema de construção

Este sistema de construção minimiza o impacto ambiental, com uma redução entre 1,5 e 2,5 toneladas de CO2 para cada metro cúbico de madeira utilizada. Foram necessários cerca de 865 m3 de painéis CLT, de modo que o edifício significou uma redução nas emissões de poluentes de cerca de 1.700 toneladas de CO2. O consumo de água é praticamente zero. Além disso, a sustentabilidade de todo o sistema é reforçada por se tratar de uma estrutura de desmontagem simples.

© Joan Guillamat
© Joan Guillamat
© Joan Guillamat
© Joan Guillamat

Outra característica a ser destacada é a melhoria do conforto interno dos usuários. Os enormes envoltórios de madeira contribuem para o equilíbrio higroscópico do ambiente, em benefício dos usuários.

© Joan Guillamat
© Joan Guillamat

O projeto inteiro foi desenvolvido a partir de softwares BIM, o que permitiu otimizar ao máximo o processo de construção graças ao corte dos painéis por controle numérico de grande precisão. Isto tornou possível encurtar significativamente os tempos de execução em comparação com os sistemas de construção mais tradicionais.

© Joan Guillamat
© Joan Guillamat

Os painéis de madeira estrutural CLT foram revestidos de acordo com os requisitos de desempenho (térmico, acústico, proteção contra incêndio, etc.), e mantidos aparentes no salão principal e em partes do telhado dos edifícios.

Sistemas de construção a seco foram utilizados o máximo possível em todos os acabamentos: divisórias de gesso acartonado entre salas de aula, piso contínuo de PVC, telhados de telhas fixados à subestrutura das ripas, revestimento externo tipo SATE com isolamento de lã mineral, etc. Desta forma, buscou-se o uso de materiais sustentáveis e recicláveis.

© Joan Guillamat
© Joan Guillamat

O edifício obteve uma Certificação Energética Classe A graças à otimização do projeto construtivo do envoltório do edifício e das instalações. Critérios de alta eficiência para iluminação, instalações térmicas, ar condicionado, ventilação e AQS. Caldeira de aquecimento alimentada por biomassa.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:08600 Berga, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instituto de Ensino Secundário Serra de Noet / Fabregat & Fabregat Arquitectes" [Instituto de Enseñanza Secundaria Serra de Noet / Fabregat & Fabregat Arquitectes] 01 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971160/instituto-de-ensino-secundario-serra-de-noet-fabregat-and-fabregat-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.