Casa Planos / Rede Arquitetos

Casa Planos / Rede Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Igor Ribeiro

Casa Planos / Rede Arquitetos - Fotografia de ExteriorCasa Planos / Rede Arquitetos - Fotografia de ExteriorCasa Planos / Rede Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Planos / Rede Arquitetos - Fotografia de Exterior, TijoloCasa Planos / Rede Arquitetos - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: Rede Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  260
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Igor Ribeiro
  • Arquitetos Responsáveis: Bruno Braga, Bruno Perdigão, Igor Ribeiro e Luiz Cattony
  • Equipe De Projeto: Bianca Feijão, Maiara Lacerda e Brenda Lima
  • Construtor: José Evanir de Sousa
  • Arquitetura De Interiores: Bianca Feijão e Isabela Hissa
  • Engenharia: Gentil Carneiro
  • Paisagismo: Ateliê 1078
  • Luminotécnico: Candela Iluminação
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Planos / Rede Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Igor Ribeiro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserido em um condomínio fechado no município de Sobral, no semiárido cearense, o projeto se trata de uma residência unifamiliar para um casal de idosos morarem e receberem os familiares. A solução proposta se articula através de uma sequência de planos que buscam tanto lidar com as limitações do contexto de inserção como potencializar as qualidades do lugar.

Casa Planos / Rede Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Igor Ribeiro

Sobre as limitações, entendemos as demarcações dos muros de divisão dos lotes como algo possível de ser incorporado no projeto, ao invés da tradicional solução de um objeto solto no lote cercado de muros. Assim, os muros se mesclam com as paredes da casa, adquirindo alturas diversas a depender da necessidade e sendo interrompidos por vazios para evitar planos muito pesados. Assim, ganha-se o espaço do recuo lateral e dilui-se a presença do limite do muro, que passa a integrar a composição geral da casa.

Casa Planos / Rede Arquitetos - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Igor Ribeiro
Casa Planos / Rede Arquitetos - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Igor Ribeiro

Por outro lado, a distribuição destes planos fragmentados ajuda a organizar e gerar privacidade para os ambientes internos, criando a presença constante de pátios e direcionando as aberturas para norte e sul, aproveitando a vista da cidade de Sobral na fachada frontal e da Serra da Meruoca na fachada dos fundos. Os fechamentos perpendiculares aos planos principais se dão com paredes e esquadrias de madeira tipo veneziana e vidro, a depender da necessidade do espaço, garantindo que, mesmo parecendo fechada por fora, as vistas de dentro sejam garantidas. Esse contraponto entre planos opacos e vedações é reforçado pela textura avermelhada dos planos, em contraponto à pintura branca, madeira e vidro presentes nas vedações das fachadas norte e sul.

Casa Planos / Rede Arquitetos - Fotografia de Interiores
© Igor Ribeiro
Casa Planos / Rede Arquitetos - Imagem 25 de 29
Isométrica
Casa Planos / Rede Arquitetos - Imagem 29 de 29
Planta Baixa
Casa Planos / Rede Arquitetos - Fotografia de Interiores, Fachada
© Igor Ribeiro

A partir desta lógica, que é mais um sistema de articulação de planos do que uma composição de um volume fechado, vão sendo criadas estratégias específicas para cada lugar da casa, como o pátio entre sala de estar e cozinha, que se volta para o terreno vizinho, destinado a áreas verdes pelo condomínio e que, portanto, não terá construção.

Casa Planos / Rede Arquitetos - Fotografia de Interiores, Tijolo
© Igor Ribeiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Planos / Rede Arquitetos" 23 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970962/casa-planos-rede-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.