Pagina inicial

Conheça a história por trás da nova identidade da nossa marca

Saiba mais

Casa dos Vazios / Baquio Arquitectura

Casa dos Vazios / Baquio Arquitectura
© JAG Studio
© JAG Studio

© JAG Studio© JAG Studio© JAG Studio© JAG Studio+ 18

Cayambe, Equador
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  323
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:  JAG Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, Alteco, AutoDesk, Dipac, Duramas, Savage Interactive, Sherwin-Williams, Trimble Navigation
  • Arquiteto Responsável:Jose Granda
  • Colaboradora:Astrid Rueda
  • Cidade:Cayambe
  • País:Equador
Mais informaçõesMenos informações
© JAG Studio
© JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, uma casa unifamiliar, desenvolve-se em uma área rural nas encostas do Vulcão Cayambe, em um ambiente típico da paisagem andina: terras dedicadas à agricultura e pecuária; grandes extensões verdes irregulares e, ao fundo, montanhas imponentes que aparecem intermitentemente na bruma.

Planta
Planta

A "Casa dos Vazios" procura criar uma experiência diferente através das circulações e interação entre os espaços em busca de dinâmicas que contrastem com a habitabilidade cotidiana da cidade. Para isso, o vazio é utilizado como recurso ordenador que permite expandir os limites rígidos e criar jogos entre o interior e o exterior. O desenho parte de um volume quadrado que é dividido por um vazio principal com duas finalidades: circulação perimetral da casa e um pátio central, criando dois blocos independentes em forma de "L", que correspondem a área privada e pública. Para acentuar o contato com a paisagem, cada área é complementada com vazios que são estrategicamente incorporados dependendo de cada espaço e de seu contexto imediato.

© JAG Studio
© JAG Studio
© JAG Studio
© JAG Studio
© JAG Studio
© JAG Studio

Para o exterior, o projeto é revestido de tijolo e pedra como materiais duros que procuram abraçar e proteger o interior. Em contrapartida, os espaços interiores são bastante neutros apontando para o branco e a madeira - principal material dos vazios - é o recurso que acentua a relação entre exteriores e interiores. Desta forma, diferentes divisórias móveis de madeira permitem que os espaços internos permaneçam em contato permanente com o exterior. Por fim, seguindo a orientação solar leste-oeste, os quartos abrem-se por uma fachada transparente na direção de maior incidência da luz e do calor que coincide com a vista mais imponente do vulcão Cayambe.

© JAG Studio
© JAG Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa dos Vazios / Baquio Arquitectura" [Casa de los vacíos / Baquio Arquitectura] 31 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970887/casa-dos-vazios-baquio-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.