3º encontro | Conversas Latino-americanas: processos de projetar com a arq. Malu Borja

3º encontro | Conversas Latino-americanas: processos de projetar com a arq. Malu Borja

Convidamos a todas, todos e todes ao terceiro encontro do evento “Conversas latino-americanas: Processos de projetar”, organizado pelo projeto de extensão “Processos de projeto de arquitetas contemporâneas”, coordenado pela Profa. Dra. Ana Gabriela Godinho Lima, em parceria com o coletivo “Arqtetatlas”, que vai acontecer na quinta-feira, 28/10 - 18h30, com a presença da arquiteta equatoriana Malu Borja.

Malu Borja é sócia-fundadora do escritório equatoriano Al Borde, que integra a disciplina de arquitetura com debates sociais contemporâneos, associando-os aos partidos que guiam seus desenhos. Tendo o contexto local, suas possibilidades e desafios, como plataformas de experimentação na arquitetura, exploram processos de projetar que passam pelo tema da racionalização, pelos fazeres vernaculares e pelo envolvimento coletivo e colaborativo de seus entornos. A equipe já foi reconhecida pela Revista Domus como uma das 100 melhores empresas de arquitetura de 2019, além de ter seu trabalho reconhecido pelo Prêmio Global de Arquitetura Sustentável, em 2013. Também conta com diversos prêmios internacionais às obras, como o prêmio Panorama Ibero-americano de Obras pela Casa de Camas no Ar, na XI BIAU e o prêmio Escolas do Século XXI na América Latina e Caribe para o projeto Las Tres Esperanzas.

O evento será online e aberto. Serão gerados certificados de participação para todas, todos e todes que se inscreverem com antecedência

INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES

https://linktr.ee/PPAC_PPGAU

SOBRE O EVENTO

A história da arquitetura vem sendo reescrita a partir de novos pontos de vista decorrentes da ampliação progressiva das atividades de pesquisa na disciplina, que, por sua vez, são protagonizadas por um corpo cada vez mais diversificado de pesquisadoras e pesquisadores. Uma dessas perspectivas, com presença já marcada na academia, é a perspectiva de gênero e feminista - um caminho que vem revelando as diversas frestas da história “tradicional”, além de indicar a exclusão, diminuição ou apropriação sistemática (LIMA, p.21, 2004)¹ das mulheres no campo da arquitetura, em todas as suas áreas.

Muito evoluímos nos últimos anos. Se a algum tempo nos perguntávamos quem eram e onde estavam as mulheres na arquitetura, hoje já podemos encontrar com facilidade diversas ferramentas e publicações que são capazes de nos apresentar um número cada vez maior de arquitetas. Mais do que saber que elas existem e onde estão, é urgente que seus trabalhos sejam conhecidos, que seus conhecimentos e formas de saber sejam compartilhadas e que se tornem referências para outras e outros. Ocupando, assim, o espaço que lhes é de direito.

O 1º ciclo de “Conversas Latino-americanas: processos de projetar” busca a apresentação de trabalhos de arquitetas dedicadas à concepção, desenvolvimento e construção de projetos arquitetônicos, que atuam em diferentes escalas e contextos latino-americanos.
O evento contará com 4 encontros, entre agosto e novembro, sempre na última quinta-feira do mês, às 18h00 (horário de Brasília).

As arquitetas com presenças já confirmadas são: a brasileira-paraguaia Gloria Cabral, ex-sócia do escritório paraguaio Gabinete de Arquitectura; a arquiteta e professora Paula Zasnicoff, sócia do escritório mineiro Arquitetos Associados; e as arquitetas Cíntia Menezes Lins de Matos e Deborah Martins de Oliveira Lins, sócias do escritório cearense Lins Arquitetos.

O “Conversas latino-americanas” é uma iniciativa do Coletivo Arqtetatlas em parceria com o projeto de extensão “Processos de projeto de arquitetas contemporâneas”, coordenado pela Profa. Dra. Ana Gabriela Godinho Lima, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

¹ LIMA, Ana Gabriela Godinho. Revendo a história da arquitetura: uma perspectiva feminista. Tese de Doutoramento apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Cynthia Pereira de Sousa. São Paulo: 2004.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

“Processos de projeto de arquitetas contemporâneas" é um projeto de pesquisa sediado no Programa de Pós- Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e iniciativa do Grupo de Pesquisa: Arquitetura: Projeto & Pesquisa & Ensino, registrado desde 2004 junto ao Cnpq: Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico. O projeto é coordenado por Ana Gabriela Godinho Lima, autora de "Arquitetas e Arquiteturas na América Latina do Século XX" (Altamira Editorial, 2013), dentre outros livros, capítulos de livro e artigos em periódicos nacionais e internacionais.
Emails: arquitetascontemporaneas@gmail.com anagabriela.lima@mackenzie.br
Insta:@arquitetas_contemporaneas

"Arqtetatlas" é um coletivo brasileiro de investigação ativista, que identifica, organiza e publica arquitetura contemporânea concebida por mulheres, além de mapear as arquitetas autoras atuantes no território latino- americano. Iniciada em 2018, a curadoria do coletivo já mapeou mais de 200 arquitetas e suas produções, cuja seleção se pauta por suas relações urbanas-territoriais, por trazerem pautas contemporâneas e por suas técnicas, que contribuem para a realização de arquitetura de alta qualidade nos diferentes contextos latino- americanos. A pesquisa, organizada em atlas, permite a construção de um banco de dados que busca uma narrativa mais plural da disciplina. A pesquisa é compartilhada de diferentes formas, seja em palestras, mesas de conversas, aulas, publicações de artigos, e pode ser encontrada através do site www.arqtetatlas.com.
E-mail: arqtetatlas@gmail.com Insta: @arqtetatlas

PARA ASSISTIR AOS ENCONTROS ANTERIORES, ACESSE:
https://www.youtube.com/channel/UCx00fxCfrul2RDNSdQC01_g

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "3º encontro | Conversas Latino-americanas: processos de projetar com a arq. Malu Borja" 25 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970765/3o-encontro-conversas-latino-americanas-processos-de-projetar-com-a-arq-malu-borja> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.