Estúdio Lapinha / plano livre

Estúdio Lapinha / plano livre - Fotografia de Interiores, BanheiraEstúdio Lapinha / plano livre - Fotografia de InterioresEstúdio Lapinha / plano livre - Fotografia de Interiores, DormitórioEstúdio Lapinha / plano livre - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, CadeiraEstúdio Lapinha / plano livre - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: plano livre
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  30
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Henrique Queiroga
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Allum & Vetro Vidraçaria, Arte Persa, Ateliê da Vila, Bellar Acabamentos, Coral, Deca, Francisco Oliveira Design, GALERIA MURILO CASTRO, Handë Móveis, Hogar, Horto dos Buritis, Lafaete Locações, Marei Móveis, Micheliny Martins, NewTechWood, Nui Nui, Prima Linea, Prática Consulte Vendas, Rede Plus, Templuz, +2
  • Arquitetas Responsáveis: Ada Penna, Gabriela Melo, Júlia Temponi e Mariana Calixto
  • Colaboradoras: Marina Vale Viegas e Iara Lopes Nogueira Coelho
  • Engenharia: Alven Consultoria e Obras Civis
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Estúdio Lapinha / plano livre - Fotografia de Exterior
© Henrique Queiroga

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto arquitetônico do Estúdio Lapinha foi pensado para a execução em duas etapas. A primeira foi a construção de uma habitação modular no interior de dois containers, exibida na CASACOR Minas 2021. A segunda será concluída após sua desmontagem e remontagem na Lapinha da Serra, onde servirá como hospedagem.

Estúdio Lapinha / plano livre - Fotografia de Exterior, Cadeira, Porta
© Henrique Queiroga
Estúdio Lapinha / plano livre - Fotografia de Exterior
© Henrique Queiroga

O raciocínio construtivo guiou o processo. Dois módulos de containers foram acoplados lateralmente com seus componentes industrializados expostos sem camuflagem. A hidráulica está concentrada em uma parede, criando o módulo infraestrutural. Essa estratégia, além de reduzir custos, libera o resto do espaço. Por isso, o outro container é um módulo flexível, indeterminado, um plano livre, que, nesta edição, recebe o mobiliário do Estúdio Lapinha.

Estúdio Lapinha / plano livre - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Henrique Queiroga
Estúdio Lapinha / plano livre - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Henrique Queiroga
Estúdio Lapinha / plano livre - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Cadeira
© Henrique Queiroga

No interior, perfis no piso e no teto arrematam o friso de encontro dos containers e facilitam o desacoplamento para o transporte. Para valorizar o sistema construtivo, os materiais e cores destacam o módulo flexível do infraestrutural. O primeiro é verde e abriga a cama de casal e a marcenaria em compensado naval. O segundo tem tom laranja terroso na cozinha e azul dentro do núcleo do banheiro. Divisórias separam a cuba do chuveiro e do sanitário, o que otimiza o uso da área. O box é um espaço híbrido: conectado ao deck por uma porta de vidro, ele funciona também como ducha. O hóspede desfruta da vista até na hora do banho.

Estúdio Lapinha / plano livre - Imagem 24 de 25
Raciocínio Construtivo

A paisagem é a protagonista. O espaço é de contemplação. As grandes portas de vidro dissolvem os limites entre exterior e interior e os tons utilizados trazem a natureza para dentro deste refúgio.

Estúdio Lapinha / plano livre - Fotografia de Interiores
© Henrique Queiroga
Estúdio Lapinha / plano livre - Fotografia de Interiores, Madeira
© Henrique Queiroga

Para além de um único espaço físico, o projeto usa a ideia de sistema. Por isso, o Estúdio Lapinha é um protótipo que pode ser ampliado, replicado e implantado em outros contextos. Diferentes arranjos de containers criam diferentes espaços para que diferentes experiências sejam vividas ali.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Estúdio Lapinha / plano livre" 16 Out 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970688/estudio-lapinha-plano-livre> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.