Casa da Quinta Verde / Manuel Belo Arquitetura

Casa da Quinta Verde / Manuel Belo Arquitetura - Fotografia de ExteriorCasa da Quinta Verde / Manuel Belo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa da Quinta Verde / Manuel Belo Arquitetura - Fotografia de InterioresCasa da Quinta Verde / Manuel Belo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira, CadeiraCasa da Quinta Verde / Manuel Belo Arquitetura - Mais Imagens+ 25

Sintra, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Adobe, Aluterm, AutoDesk, EMBARRO, Knauf
Mais informaçõesMenos informações
Casa da Quinta Verde / Manuel Belo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada
© Ricardo Oliveira Alves

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto visa a reabilitação de uma moradia da autoria da Arqª Livia Tirone, umas das arquitetas de maior relevo no âmbito da prática da arquitetura bioclimática em Portugal. Localizada no extremo sul da urbanização da “Quinta Verde” em Nafarros, a casa desfruta de vistas cénicas sobre a Serra de Sintra e alguns dos seus Palácios mais emblemáticos, lugar que está classificado como Património Mundial pela UNESCO.

Casa da Quinta Verde / Manuel Belo Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Ricardo Oliveira Alves
Casa da Quinta Verde / Manuel Belo Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Ricardo Oliveira Alves
Casa da Quinta Verde / Manuel Belo Arquitetura - Imagem 24 de 30
Corte 1
Casa da Quinta Verde / Manuel Belo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Prateleira, Bancada
© Ricardo Oliveira Alves

Na sua essência, o projeto visou a reformulação geral do interior da casa, com particular destaque para a intervenção ao nível do redesenho da escada. Procurando garantir uma maior fluidez e amplitude entre os pisos da casa, a zona do hall de entrada e da escada foram revestidas, na sua totalidade, com o mesmo material. De modo a criar uma atmosfera e ambiente interior de forte cariz natural, o material escolhido para o revestimento foram tábuas de madeira maciça natural com nós aparentes.

Casa da Quinta Verde / Manuel Belo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Ricardo Oliveira Alves

Seguindo o mesmo princípio de utilização de técnicas de construção e materiais de base natural, nas cozinhas e casas de banho foram aplicados rebocos minerais em todos os paramentos, que variam ligeiramente em tonalidade. A sala, com duplo pé-direito, assume-se como o centro vital da casa, estando aberto para o espaço da cozinha e para uma pequena sala de leitura mais reservada. Ao fundo, existe uma janela de grande dimensão que, para além de permitir uma ótima iluminação natural do interior da casa, garante uma vista deslumbrante sobre toda a paisagem circundante.

Casa da Quinta Verde / Manuel Belo Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Ricardo Oliveira Alves
Casa da Quinta Verde / Manuel Belo Arquitetura - Imagem 30 de 30
Axonométrica
Casa da Quinta Verde / Manuel Belo Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Ricardo Oliveira Alves

No exterior foi mantida a volumetria original da casa, assim como o desenho e geometria dos vãos existentes. As únicas alterações foram a substituição das caixilharias, cujo desenho foi alterado para permitir uma maior esbelteza de todos os elementos e para aumentar a sensação de transparência entre o interior e o exterior. Ao nível dos arranjos exteriores, foram redefinidos alguns percursos, assim como foram redesenhadas algumas áreas do jardim com a introdução de novas espécies de vegetação autóctone.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Quinta Verde / Manuel Belo Arquitetura" 12 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970666/casa-da-quinta-verde-manuel-belo-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.