Inscrições abertas para a AA Visiting School São Paulo 2021

O “AA Visiting School São Paulo 2021 – Play Structures” será a primeira parte da série de dois workshops liderados pelo arquiteto e professor Kristof Crolla, em um formato híbrido virtual – presencial. O primeiro workshop busca explorar a combinação entre construções de bambu e tecnologias digitais, com base em pesquisas de design digital utilizadas para a implementação de flexão-ativa de estruturas de bambu em casca (bending-active bamboo shell structures). O curso irá desenvolver trabalhos previamente conduzidos pelo Building Simplexity Lab, na Universidade de Hong Kong, e visa combinar a exploração da arquitetura digital com softwares de simulação física em tempo real para gerar protótipos físicos desses sistemas construtivos leves e low-tech no contexto brasileiro, auxiliado pelo time de especialistas em design digital e equipe do SUBdV.

A segunda parte do workshop, que ocorrerá em julho de 2022, construirá essas estruturas de bambu em escala 1:1, inspiradas por aquelas que foram construídas temporariamente no Minhocão durante o workshop “AA Visiting School São Paulo 2019 – High Line”. Essa intervenção inesperadamente entusiasmou tanto adultos quanto crianças a brincarem, e criou um tipo de consciência do território urbano e um senso coletivo de cidadania e comunidade. Os estudantes do workshop de julho de 2022 irão trabalhar na criação de novas estruturas lúdicas para a reapropriação do espaço urbano no centro de São Paulo.

O curso consiste em dois capítulos principais: 1) exploração do processo de flexão-ativa de estruturas de bambu em casca, e 2) avaliação do sistema generativo através da prototipagem.

Nessa etapa, após o treinamento de modelagem paramétrica em Rhino e Grasshopper, os alunos serão introduzidos a ferramentas digitais com simulação de comportamento físico (Kangaroo 2), e análise estrutural (Karamba), para obterem formas otimizadas que podem ser analisadas pelas suas propriedades estruturais.

A eficiência estrutural será testada através de modelos físicos em escala intermediária feitos com finas varetas de bambu. Esses protótipos poderão funcionar como teste de material para a implementação em escala real em colaboração com o contexto urbano da segunda parte do workshop.

TUTOR:

Kristof Crolla é um arquiteto belga que divide seu tempo como arquiteto no LEAD (Laboratory for Explorative Architecture & Design Ltd.) e professor associado na Universidade de Hong Kong. Após se graduar com distinção como Arquiteto e Engenheiro Civil na Universidade de Ghent em 2003, ele trabalhou na Bélgica no Bureau Buildings & Techniques e desenhou seu primeiro projeto construído, House for an Artist. Ele se mudou para Londres em 2005, onde estudou e lecionou na Architectural Association, escola de arquitetura (AA) e trabalhou por muitos anos no Zaha Hadid Architects, onde ele liderou o projeto da “Antwerp Port House”. Em 2010, se mudou para Hong Kong, onde sua pesquisa acadêmica e escritório focam em estratégias de implementação computacional em arquitetura e design. Seu trabalho foi extensivamente exibido internacionalmente, incluindo na Bienal de Arquitetura de Veneza, que o levou a receber mais de trinta prêmios de design, pesquisa e ensino, incluindo o G-Mark (Japão), Architizer A+ (EUA) Awards, o 2016 World Architectural Festival Award – Small Project of the Year 2016, e o RMIT Vice-Chancellor’s Prize for Research Impact. Ele é mais conhecido pelos projetos ‘Golden Moon (Hong Kong, 2012)’, ‘ZCB Bamboo Pavilion (Hong Kong, 2015)’, e ‘YEZO (Japão, 2020)’.

PARA MAIS INFORMAÇÕES:
brazilvisitingschool@aaschool.ac.uk
+55 11 3062 3522

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Inscrições abertas para a AA Visiting School São Paulo 2021" 20 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970515/inscricoes-abertas-para-a-aa-visiting-school-sao-paulo-2021> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.