Pavilhão Laje Parque – ArtRio 2021 / Évora Arquitetura

Pavilhão Laje Parque – ArtRio 2021 / Évora Arquitetura

© Rafael Salim© Rafael Salim© Rafael Salim© Rafael Salim+ 26

Rio de Janeiro, Brasil
  • Arquitetos: Évora Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo Fotografias:  Rafael Salim
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Acp Eventos, Cubica, Irmarfer, Lonarte, Pdvex, Zuluz Iluminação
  • Arquiteto Responsável:Pedro Évora
  • Colaboradores:Gabriel Mesquita, Gilberto Borges, Adriane Ossaile, Carolina Calvente
  • Ambientação:Clarissa Romancini
  • Produção:Filipe Fonseca, Alessandra Moraes
  • Engenharia:CNT Consult, CNT Consult, Gilberto Lopes
  • Iluminação:Zuluz Iluminação, Rodrigo ZN, Walmor Bolinho Neves
  • Mobiliário:Vintage Brasil, Vintage Brasil, José Carlos da Silva
  • Estrutura:Irmarfer, Irmarfer
  • Cobertura:Lonarte, Lonarte
  • Cenografia:Pdvex, Acp Eventos, Cubica, Pdvex, Acp Eventos, Cubica
  • Cidade:Rio de Janeiro
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Rafael Salim
© Rafael Salim

Descrição enviada pela equipe de projeto. 30 containers; 166 vigas treliçadas de montar; 98 pilares de encaixe; 1746 placas de piso; 6984 hastes reguláveis para piso; 68 pilares de cobertura; 138 vigas de cobertura; 01 arquibancada; 01 escada; 01 rampa; 04 sanitários; 50.000L H2o; 10.000KW/h energia. Dimensões C.130m x L.20m x H.7.5m.

© Rafael Salim
© Rafael Salim
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Rafael Salim
© Rafael Salim

Edifício: Abriga e organiza o público no programa de uma grande feira, com suas demandas e fluxos. Se apresenta como Arquitetura e dialoga formalmente com o patrimônio modernista do entorno. Ajustado ao terreno e a geografia do Parque do Flamengo e promove grande laje em deck sobre as galerias de arte para apropriação e contato amplo com a paisagem.

© Rafael Salim
© Rafael Salim

Não-Edifício: Catálogo de partes para aluguel e banalidades industriais que nos afetam na sua didática racional e tátil. Pódio acessado por rampa ausente de signos arquitetônicos maiores. Conjunto que se monta, desmonta, desmaterializa e desaparece em 07 dias. Eficiente, não deixa rastro, só registro e memória.

© Rafael Salim
© Rafael Salim

O pavilhão Laje Parque foi apresentado para a feira ArtRio 2021, na esplanada da Marina da Gloria, no Parque do Flamengo, assinado pelo escritório Évora Arquitetura. O Pavilhão se insere na fronteira entre um edifício e um não edifício. Discute sua presença através do emprego de materiais alugados e reutilizados, como contai-ners e estruturas de montar, organizados espacialmente de forma distendida e longitudinal. O projeto se utiliza de estrutura mista de componentes pré-fabricados de montagem. A implantação resultante da estrutura propõe à primeira vista um obstáculo poroso a quem se aproxima, para revelar a cidade a partir de um grande deck elevado e debruçado sobre a Baía de Guanabara.

© Rafael Salim
© Rafael Salim
Axo
Axo
© Rafael Salim
© Rafael Salim

O desenho do espaço e da cobertura promovem uma torção nos fluxos e na forma, produzindo resultado estrutural de maior resistência contra os ventos do local. Arquitetura dialoga com o entorno das construções do parque e com a náutica da Marina da Gloria. O mobiliário privilegia o design nacional em madeira e suas tramas naturais. O espaço abriga galerias, bares, estúdio para entrevistas e transmissões, sala de reuniões, projetos de artistas, arquibancadas para mostras de vídeo arte e uma grande varanda de estar.

© Rafael Salim
© Rafael Salim

O pavilhão foi montado em 8 dias e integralmente desmontado em 4. Suas partes componentes retornaram às prateleiras dos galpões das empresas fornecedoras. O projeto começou a ser desenvolvido em maio de 2021 e se insere em longa pesquisa do autor pelo tema das Arquiteturas Temporárias. Évora, que é professor de projeto na Puc Rio, já desenvolveu instalações de emergência para as forças brasileiras no Haiti, projeto para o Golfe Clubhouse dos Jogos Olímpicos Rio2016 e para o MoMA NY.

© Rafael Salim
© Rafael Salim

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Glória, Rio de Janeiro - Estado de Río de Janeiro, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Laje Parque – ArtRio 2021 / Évora Arquitetura" 19 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970420/pavilhao-laje-parque-nil-artrio-2021-evora-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.