Fazenda em Santa Eulalia / NeuronaLab

Fazenda em Santa Eulalia / NeuronaLab

© Del Rio Bani© Del Rio Bani© Del Rio Bani© Del Rio Bani+ 27

Santa Eulalia de Ronsana, Espanha
  • Arquitetos: NeuronaLab
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo Fotografias:  Del Rio Bani
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Barnices Lasur
  • Arquiteta Responsável:Ana García López
  • Cidade:Santa Eulalia de Ronsana
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Del Rio Bani
© Del Rio Bani

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste no restauro de uma casa rural que surgiu da necessidade de fugir da cidade e de cuidar dos idosos que vivem na casa da fazenda ao lado. Trata-se de uma casa trapezoidal que pertence a um conjunto de construções antigamente ligadas à exploração agrícola da área, a Fazenda Can Barnils.

© Del Rio Bani
© Del Rio Bani
Planta Térreo
Planta Térreo
© Del Rio Bani
© Del Rio Bani
Planta Superior
Planta Superior
© Del Rio Bani
© Del Rio Bani

Para sua construção, esse projeto reutiliza principalmente materiais da região, muitos deles de demolição. O ponto de partida foi consolidar o envoltório externo, melhor seu desempenho climático com isolamento de cortiça e valorizar o sistema construtivo centenário. Foi realizado um estudo aprofundado da incidência solar, da ventilação cruzada natural e do uso de água de poço com um sistema de filtragem.

© Del Rio Bani
© Del Rio Bani
Corte
Corte
© Del Rio Bani
© Del Rio Bani

A casa em si era menor, várias das áreas eram utilizadas como estábulos para cavalos ou galinheiros e não estavam conectadas aos demais ambientes. Ela não se abria para o jardim. A fachada norte, onde agora se encontra a varanda de verão, estava completamente fechada. O layout da planta foi funcionalmente melhorado especialmente no que se refere à circulação, para favorecer a mobilidade através do espaço. Essa é uma casa flexível para uso esporádico: consiste de dois quartos, mas nela podem dormir até doze pessoas. Foram criados ambientes para serem usados de forma simultânea para facilitar a vida em comunidade.

Croqui
Croqui

Em termos de interiores, os pisos, vigas e carpintarias originais foram recuperados em diálogo com novos materiais, que não são muito industrializados, como pisos de terracota e concreto, pedra natural e madeira. Esta abordagem permite que os habitantes se conectem com o ambiente natural, cercados de verde, reduzindo o nível de estresse tão característico da vida urbana.

© Del Rio Bani
© Del Rio Bani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Fazenda em Santa Eulalia / NeuronaLab" [Masía en Santa Eulalia / NeuronaLab] 20 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970265/fazenda-em-santa-eulalia-neuronalab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.