Escola de Arquitetura Aarhus / ADEPT + Vargo Nielsen Palle

Escola de Arquitetura Aarhus  / ADEPT + Vargo Nielsen Palle - Fotografia de InterioresEscola de Arquitetura Aarhus  / ADEPT + Vargo Nielsen Palle - Fotografia de Interiores, VigaEscola de Arquitetura Aarhus  / ADEPT + Vargo Nielsen Palle - Fotografia de Exterior, FachadaEscola de Arquitetura Aarhus  / ADEPT + Vargo Nielsen Palle - PortaEscola de Arquitetura Aarhus  / ADEPT + Vargo Nielsen Palle - Mais Imagens+ 41

  • Co Arquitetos Concurso / Projeto Conceito: Vargo Nielsen Palle
  • Consultores Adicionais: Rolvung & Brøndsted Arkitekter, Steensen Varming, Lendager Arktekter, Etos Ingeniører
  • Arte: Lea Porsager
  • Biblioteca: Praksis Arkitekter
  • Cidade: Aarhus
  • País: Dinamarca
Mais informaçõesMenos informações
Escola de Arquitetura Aarhus  / ADEPT + Vargo Nielsen Palle - Fotografia de Exterior
© Ramus Hjortshøj

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inspirada pelos princípios de aprendizagem do século XXI, a nova Escola de Arquitetura de Aarhus foi projetada como uma incubadora para experimentos arquitetônicos, aprendizagem baseada em workshops e sinergias não planejadas entre alunos. A arquitetura é crua, quase parecendo um edifício industrial, mas apenas à primeira vista - o detalhamento refinado e a forte organização espacial comunicam deliberadamente como um edifício é construído; como refinar um projeto por meio de alguns materiais cuidadosamente selecionados e como permitir que a arquitetura fique em segundo plano como uma estrutura flexível para atividades.

Escola de Arquitetura Aarhus  / ADEPT + Vargo Nielsen Palle - Porta
© Ramus Hjortshøj
Escola de Arquitetura Aarhus  / ADEPT + Vargo Nielsen Palle - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Ramus Hjortshøj
Escola de Arquitetura Aarhus  / ADEPT + Vargo Nielsen Palle - Fotografia de Exterior
© Ramus Hjortshøj

A Aarhus School of Architecture foi projetada como um laboratório para aprender e explorar a arquitetura, tanto por dentro quanto por fora. O edifício está localizado em um antigo pátio ferroviário com traços da história industrial formando uma identidade crua e autêntica. Caracterizado por seus materiais expostos, bem como seus detalhes industriais, o projeto do edifício se adapta a este ambiente, seu vizinho mais próximo é o Institute for X - uma comunidade alternativa de startups e cultura.

Escola de Arquitetura Aarhus  / ADEPT + Vargo Nielsen Palle - Imagem 35 de 46
Planta - Térreo
Escola de Arquitetura Aarhus  / ADEPT + Vargo Nielsen Palle - Imagem 36 de 46
Planta - Primeiro Pavimento
Escola de Arquitetura Aarhus  / ADEPT + Vargo Nielsen Palle - Fotografia de Interiores
© Ramus Hjortshøj

A simplicidade intencional do projeto é uma resposta detalhada à necessidade da escola por espaços funcionais e robustos. O edifício concluído permite que os tutores experimentem formas novas e contemporâneas de educação em arquitetura, ao mesmo tempo em que fornece uma identidade espacial mais forte que corresponde à ambição de ser uma das melhores escolas de arquitetura da Europa. O novo prédio é a melhor vitrine da escola, permitindo que as atividades se tornem visíveis ao público, assim como a organização espacial e a transparência interna tornam as atividades do estúdio visíveis e presentes para todos os alunos. De seus antigos espaços insinuando individualidade, esta é a arquitetura que incentiva comunidades e sinergias.

Escola de Arquitetura Aarhus  / ADEPT + Vargo Nielsen Palle - Fotografia de Interiores
© Ramus Hjortshøj

"A nova Escola de Arquitetura de Aarhus reúne dez locais anteriores em um prédio. O sonho era uma estrutura robusta, um laboratório vivo de arquitetura. Isso inspirou o desenho tipo oficina, que se apresenta como um anti-ícone - uma tela vazia feita para ideias, criatividade e aprendizado", explica Martin Krogh, sócio da ADEPT. Ele continua: "O desenho permite que os espaços interiores e exteriores se misturem, não apenas através da transparência literal, mas também questionando o que é o espaço da escola e o que é da cidade. Isso significa que tanto o ambiente urbano circundante quanto as atividades curriculares irão moldar o edifício no futuro. É um edifício que foi projetado para nunca ser suficiente em si mesmo - apenas por meio de seus ocupantes é que ele se completa".

Escola de Arquitetura Aarhus  / ADEPT + Vargo Nielsen Palle - Fotografia de Interiores
© Ramus Hjortshøj

O edifício foi concluído com soluções integradas ao desenho e com a intenção de maximizar a flexibilidade espacial. Uma paleta de materiais estreita reduz os recursos de construção do edifício, incluindo cadeias de produção e transporte locais, sempre que possível. Estabelecendo o concreto como a solução ideal ao responder à necessidade de espaços em grande escala e resilientes, a equipe por trás do projeto trabalhou em estreita colaboração com o fabricante para diminuir o uso do material na construção, bem como para maximizar o uso de material reciclado. Além disso, o fabricante foi obrigado a trabalhar com uma produção sustentável, incentivando a produção com desperdício zero.

Escola de Arquitetura Aarhus  / ADEPT + Vargo Nielsen Palle - Fotografia de Interiores, Viga
© Ramus Hjortshøj

Outras iniciativas sustentáveis são os pisos de madeira reciclada feitos de sobras da produção de janelas industriais e a grande estrutura da biblioteca em vários andares. A biblioteca é parcialmente feita de um sistema de prateleiras reciclado de um edifício histórico próximo. A paisagem urbana ao redor do prédio faz parte de um projeto de pesquisa com o objetivo de reciclar sobras de materiais de construção testando soluções de adaptação climática e movendo biótopos de um local para outro. A escola reduzirá seu consumo de energia em até 50% em relação à soma de suas antigas localidades.

Escola de Arquitetura Aarhus  / ADEPT + Vargo Nielsen Palle - Fotografia de Interiores, Viga
© Ramus Hjortshøj
Escola de Arquitetura Aarhus  / ADEPT + Vargo Nielsen Palle - Fotografia de Interiores, Viga
© Ramus Hjortshøj

Projetada por meio da co-criação em um modelo de parceria inovador, a nova Escola de Arquitetura de Aarhus mostra uma direção alternativa para a colaboração interdisciplinar na indústria da construção. O projeto é baseado no amplo envolvimento do usuário e da vizinhança e basicamente eliminou hierarquias internas na organização do projeto para promover um processo de desenvolvimento transparente em todos os níveis.

Escola de Arquitetura Aarhus  / ADEPT + Vargo Nielsen Palle - Fotografia de Exterior, Fachada
© Ramus Hjortshøj

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Exners Plads 7, 8000 Aarhus, Dinamarca

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Escola de Arquitetura Aarhus / ADEPT + Vargo Nielsen Palle" [Aarhus School of Architecture / ADEPT + Vargo Nielsen Palle] 20 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970246/escola-de-arquitetura-aarhus-adept> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.