-
Arquitetos: ROOH Studio
- Área: 50 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Aki Markkanen
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cultivo de alimentos a centenas de quilômetros de distância de onde vivemos é a única opção, ou poderíamos depender de uma dieta cultivada localmente? Poderíamos melhorar a qualidade dos espaços abandonados aproveitando os vazios urbanos para o cultivo de alimentos, tornando-nos mais autossuficientes e responsáveis pelo que consumimos e deixamos para trás? E se nossos edifícios replicassem os ciclos da vida?
"Kasvattamo", que pode ser traduzido, a grosso modo, como "Cultivo", foi uma instalação temporária no pátio do Museu da Cidade de Helsinque, envolvendo os habitantes e especialmente os jovens, com os conceitos de agricultura urbana. A estrutura continuou crescendo durante todo o verão, junto com as plantas que a habitavam, de certa forma imitando o ciclo de vida da planta. No final da estação a instalação foi desmontada e reaproveitada em uma estufa de Helsinque.
Kasvattamo é um projeto pioneiro sobre como utilizar os pátios áridos de Helsinque para o cultivo de plantas comestíveis. A proposta é um protótipo, que pode ser replicado e remontado, para aproveitar os espaços desocupados da cidade e para produzir nossos próprios alimentos. O local serviu a várias necessidades e atividades práticas da comunidade durante o verão, hospedando um restaurante, espaço para oficinas, cinema ao ar livre e para o povo de Helsinque.
Um sistema modular de andaimes configura a estrutura principal da instalação temporária. Todas as peças de montagem foram projetadas, tendo em mente que seriam construídas por voluntários durante as oficinas. Pérgolas, telhados e mesas foram fixados ou pendurados por tiras laranja brilhante, e cordas de sisal. As mesas foram separadas umas das outras, mantendo distâncias seguras, tendo em vista a pandemia. Os vazios entre as mesas têm assentos para leitura ou trabalho, cercados por plantas. Mesas dobráveis e coberturas reversíveis permitem mais espaço em frente à Kasvattamo, durante eventos públicos e exibições.
Kasvattamo fez parte de uma exposição do Museu da Cidade de Helsinki, que visava transformar o pátio do museu em um oásis urbano. A experiência ajudou a compreender o potencial do módulo de desenvolvimento, que pode ser usado em quase todos os espaços desocupados em toda a cidade, permitindo às pessoas cultivar alimentos localmente.